A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estruturas Geológicas. Base rochosa sobre a qual se assentam as formas de relevo. Caracterizam-se pelos tipos de: rochas predominantes processo de formação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estruturas Geológicas. Base rochosa sobre a qual se assentam as formas de relevo. Caracterizam-se pelos tipos de: rochas predominantes processo de formação."— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas Geológicas

2 Base rochosa sobre a qual se assentam as formas de relevo. Caracterizam-se pelos tipos de: rochas predominantes processo de formação idade geológica. Estruturas Geológicas

3

4

5 Vamos Estudar Dois tipos de Estrutura: Plataformas ou Escudos Cristalinos; Bacias sedimentares;

6 Escudos Cristalinos São os terrenos mais antigos da crosta terrestre. Datam da era Pré-Cambriana (Arqueozóica e Proterozóica) e são constituídos basicamente por rochas magmáticas e metamórficas,que são extensões resistentes, firmes, bastante desgastadas e geralmente associadas à ocorrência de minerais metálicos, tem suas origens em material sedimentar paleozóico. Nos maciços que se formaram na era Proterozóica ocorrem as jazidas de minerais metálicos, como, por exemplo, as de ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio, estanho. -Terrenos arqueozóicos: Serra do Mar (granito). -Terrenos proterozóicos: jazidas de minerais (ferro e manganês

7 No Brasil, esses escudos ou maciços correspondem a 36% da área total e dividem-se em duas grandes porções: Escudo das Guianas, ao norte da planície Amazônica Escudo Brasileiro, na parte centro-oriental, cuja grande extensão admite classificá-lo em outros escudos e núcleos. Os escudos tiveram sua formação durante os períodos Arqueano e Algonquiano.

8 Sua formação: Movimentos Geológicos Porções da crosta correspondentes ao antigo assoalho de velhos dobramentos que foram várias vezes soerguidos e arrasados pela erosão; Regiões profundas das estruturas dobradas, muito metamorfizadas e expostas aos agentes externos. Conjuntos rígidos da crosta terrestre, onde predominam movimentos lentos de soerguimento ou deformações de grande raio de curvatura, acompanhadas, por vezes, de falhamento.

9 São conhecidos por serem atectônicos, sendo que este tipo de estrutura geralmente apresenta apenas movimentos epirogênicos (verticais em relação ao manto)

10 Escudos Mais Antigos Existe mais Escudos Cristalinos e os mais importantes são os Apalaches Dobramentos Modernos chamados de Cordilheira dos Andes. Serra da Mantiqueira

11 Escudo(aflorados) - quando a rocha do embasamento está exposta. O Planalto das Guianas situa-se na parte norte do país, estendendo-se ainda pela, Guiana, Suriname e Guia Francesa. Parte integrante do escudo da Guianas, apresenta rochas cristalinas muito antigas (do período Pré- Cambriano), intensamente desgastadas.

12 Plataforma (embasamento cristalino)- quando a rocha do embasamento esta recoberta por outro material como rochas sedimentares.

13 Bacias Sedimentares As bacias sedimentares são depressões relativas, ou seja, planos mais baixos localizados nos escudos e preenchidas por detritos ou sedimentos das áreas próximas. Esse processo de deposição sedimentar surgiu nas eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica e ainda continua.

14 As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície daTerra através do tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos.

15 Petróleo Carvão Mineral Gás Natural Ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação. De origem fóssil (formado a partir da sedimentação de resíduos orgânicos, em condições específicas). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. O carvão, ao ser queimado, libera altas quantidades de energia, por isso é ainda muito usado em usinas termoelétricas e indústrias de siderurgia. É constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre. O gás natural é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. Neste processo de decomposição atuam microorganismos de forma anaeróbica.

16 São preenchidas por sedimentos de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros), ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia (quando no local da bacia existiu um lago, ou mesmo regiões ocupadas pelo mar, por exemplo)

17 As bacias sedimentares, assim como a maior parte do relevo terrestre, são áreas que estão em constante processo de renovação. Devido ao depósito constante de sedimentos, ou a outros fatores tectônicos, elas continuam “afundando” (movimento chamado de “subsidência”) cedendo espaço para mais camadas de sedimentos que vão sendo depositados. Só que este movimento é muito lento e não pode ser percebido facilmente em um período de tempo curto (a deposição de uma camada significativa de sedimentos leva alguns milhares de anos para ocorrer).

18 Bacias extensionais, quando localizadas nas margens construtivas das placas; Bacias colisionais, quando localizadas em margens destrutivas de placas; Bacias transtensionais, quando localizadas nas margens transformantes de placas tectônicas. E, existem ainda, as bacias sedimentares formadas em locais longe dos limites de placas tectônicas, como as bacias intra-cratônicas, formadas aparentemente, por movimentos do manto terrestre.

19 Elas correspondem a 64% do território brasileiro e formam grandes bacias: Amazônica, do Meio-norte, do Paraná, São-Franciscana, do Pantanal Mato-Grossense ou pequenas bacias, comumente instaladas em compartimentos de planaltos, como as de São Paulo, do Recôncavo Baiano, de Curitiba, Taubaté e Resende.


Carregar ppt "Estruturas Geológicas. Base rochosa sobre a qual se assentam as formas de relevo. Caracterizam-se pelos tipos de: rochas predominantes processo de formação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google