A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Carnaval ou Entrudo em Portugal  Em Portugal, utiliza-se o nome de «Entrudo» para esta festa, nome que recorda a entrada (introitus) na Quaresma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Carnaval ou Entrudo em Portugal  Em Portugal, utiliza-se o nome de «Entrudo» para esta festa, nome que recorda a entrada (introitus) na Quaresma."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Carnaval ou Entrudo em Portugal

3  Em Portugal, utiliza-se o nome de «Entrudo» para esta festa, nome que recorda a entrada (introitus) na Quaresma.  É também o boneco que se enterra na terça-feira para dar a bem-vinda à primavera.

4 HÁ ALGUMAS PALAVRAS QUE DEVIAM CONHECER: FOLIA, FOLIÃO, MATRAFONA, CORSO, PARTIDA, CARETOS, CEGADAS

5

6

7

8

9

10  PODENCE, NO DISTRITO DE BRAGANÇA  TORRES VEDRAS, DISTRITO DE LlISBOA

11  Pensa-se que é a folia mais antiga de Portugal.  Representa a cultura nordestina trasmontana, tornando- se um emblema nacionale sendo tema de investigação na área da Antropologia Cultural e Social.  O verdadeiro motivo que move o Careto é apanhar raparigas para as poder chocalhar. Sempre que se vislumbra um rabo de saia, o Careto é impelido pelo seu vigor.

12  Usam máscaras rudimentares, onde sobressai o nariz pontiagudo, feitas de couro, madeira ou de vulgar latão, pintadas de vermelho, preto, amarelo, ou verde. A cor é também um dos atributos mais visíveis das suas vestes: fatos de colchas franjados de lã vermelha, verde e amarela, com enfiadas de chocalhos à cintura e bandoleiras com campainhas. Da sua indumentária, faz também parte um pau que os apoia nas correrias e saltos.

13

14

15  Nos dias de Carnaval, os Caretos surgem em magotes, de todos os sítios, percorrendo a aldeia em correrias desenfreadas, num clima fantástico e fascinante, pleno de sedução e mistério.  Aqueles que não se vestirem de Careto abrem as suas adegas aos passantes.  As crianças de sexo masculino, os Facanitos perseguem os Caretos tentando imitá-los.

16

17

18

19  Auto intitula-se de "O mais português de Portugal".  Nos corsos participam os carros alegóricos, os grupos de desfile, as matrafonas (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos Zés- Pereiras. Contudo, muitos são os populares que se associam à folia, maioritáriamente mascarados, e que desfilam nos espaços livres entre os carros alegóricos e os grupos de desfile.  A interacção entre o público e os mascarados é em grande parte feita através do arremesso de cocotes (pequenos objectos, feitos de papel e restos de serradura e borracha) entre ambos.  A música é também toda ela local, tentando manter as raízes portuguesas. O tocandar é o veiculo fabricado pela câmara para fazer de palco móvel à banda torreense "Improviso Jazz" que anima o carnaval com música brasileira mas também portuguesa e africana.

20

21  Este carnaval caracteriza-se por ser realizado bem no centro da cidade e por ter diferentes palcos: O circuito do desfile, o palco dos DJ's na Praça da Batata e ainda o Palco 2 no parque ao lado. Há ainda o circuito de bares na zona histórica que anima os foliões durante toda a noite.  Os corsos principais são compostos por carros alegóricos oficiais, (carros estes que chegam a atingir os 5 metros de altura!!) e ainda por carros espontâneos que têm vindo a a participar cada vez mais e melhor.

22

23


Carregar ppt "O Carnaval ou Entrudo em Portugal  Em Portugal, utiliza-se o nome de «Entrudo» para esta festa, nome que recorda a entrada (introitus) na Quaresma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google