A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Natal na Ucrânia. Como se festeja o Natal na Ucrânia. O Natal na Ucrânia festeja-se dia 7 de Janeiro. Esta festa dura três dias. Na véspera de Natal,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Natal na Ucrânia. Como se festeja o Natal na Ucrânia. O Natal na Ucrânia festeja-se dia 7 de Janeiro. Esta festa dura três dias. Na véspera de Natal,"— Transcrição da apresentação:

1 O Natal na Ucrânia

2 Como se festeja o Natal na Ucrânia. O Natal na Ucrânia festeja-se dia 7 de Janeiro. Esta festa dura três dias. Na véspera de Natal, às 4 horas do dia 6 de Janeiro juntam-se todas as famílias nas casas dos pais ou, à falta destes, na casa do casal mais velho da família. Cada um leva prendas para oferecer. É tradição oferecer um prato com trigo cozido -« kutiá ». Dentro do kutiá vai uma colher, e um pão redondo do forno- « kalach ». O jantar, na véspera de Natal, chama-se « cviata vecheria ». Nesta tarde todas as famílias visitam os vizinhos com « kalach» e « kutia ». Outra tradição é que nesta tarde o homem deve ser o primeiro a entrar na casa dos vizinhos. Isto quer dizer que o homem leva para casa felicidade, riqueza, saúde, e tudo de bom. Se for a mulher a entrar primeiro vai ser um ano mau.

3 Para a ceia de Natal é preciso fazer 12 pratos de comidas diferentes. Não se podem usar gorduras na comida como manteiga, margarina ou banha de porco. Só se deve usar óleo, azeite e água. Não se pode comer carne neste jantar.Só se podem fazer pratos de fruta, legumes, peixe, ou outros produtos sem gorduras. Janta-se só à luz da vela e sem fazer barulho. Depois de jantar toda gente vai para sua casa já tendo combinado o programa das festas de Natal para os próximos 3 dias.No dia seguinte começa o Natal.

4 Na Ucrânia não há Natal sem “Pai Natal”- « Did Moroz » e sem a figura obrigatória da neta do Pai Natal que se chama « Snigurochka». Eles são os heróis principais nas festas de Natal. Têm sempre prendas para toda a gente. Estes três dias são feriado nacional. Toda gente anda a passear, a brincar na neve, a cantar canções de Natal e a visitar familiares. Nesta altura há muitos concertos e fazem-se peças de teatro.

5 A árvore de Natal é sempre natural e toda a família participa na sua construção.

6 Um grupo de pessoas junta-se e anda pelas ruas a cantar e a desejar saúde, felicidade e sorte para toda a gente.Vai-se de porta em porta e entra-se para casa de todos os que abram a porta. Quem abrir tem que pôr comida na mês- A quem não abrir tranca-se a porta do lado de fora para os donos não saírem. O grupo que anda a cantar pelas ruas transporta consigo dois sacos. Um saco vazio e outro cheio de trigo. O saco vazio serve para pôr os doces que os donos da casa oferecem. O trigo do outro saco é espalhado pela casa toda para dar sorte e trazer fartura. As crianças também participam nos festejos de Natal. Tal como os adultos eles também andam de casa em casa a cantar a « kolhádá » e a receber prendas, doces e dinheiro.

7 Como nas aldeias toda a gente tem quintas e faz criação de pintos, quando os donos da casa abrem a porta, as crianças entram em casa a cantar a «kolhádá». Depois vão para baixo de mesa, onde está um ninho feito de palha que tem dentro nozes, rebuçados, bolachas e moedas.As crianças então dizem : « ko-ro- ko-ko quarenta galinhas e um galo» dizem isto quarenta vezes e levam tudo o que há no ninho. Esta tradição é para dar sorte aos donos para terem muitas galinhas e animais na capoeira todo ano. No primeiro dia de Natal, dia 7 de Janeiro, já se pode comer carne e todo o tipo de comida. As festividades de fim de ano e de Natal duram todo o mês de Janeiro. Nesta altura é preciso matar um porco para ter comida para dar às visitas que entram durante todo o mês. O Pai Natal anda num trenó puxado por três cavalos. O Pai Natal e a sua Neta acompanham sempre o grupo que anda pelas ruas. Eu sempre gostei mais das Festas de Natal do que todas as outras festas do resto do ano.

8 Srozhdestvom Kristovym


Carregar ppt "O Natal na Ucrânia. Como se festeja o Natal na Ucrânia. O Natal na Ucrânia festeja-se dia 7 de Janeiro. Esta festa dura três dias. Na véspera de Natal,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google