A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião da Seção Técnica de Pós-Graduação com os Alunos Ingressantes 02/08/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião da Seção Técnica de Pós-Graduação com os Alunos Ingressantes 02/08/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião da Seção Técnica de Pós-Graduação com os Alunos Ingressantes 02/08/2013

2 MISSÃO DA SEÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO A Seção Técnica de Pós-graduação tem como missão assessorar academicamente e administrativamente a Direção e os Coordenadores dos Programas de Pós- graduação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, do Instituto de Química de Araraquara, além de viabilizar a gestão acadêmica dos respectivos programas, com foco na proposta da UNESP em alcançar níveis de excelência no âmbito nacional e internacional.

3 EQUIPE Wennia L. de S. dos Santos Célia Mª Chicareli V. Coelho Ana Paula Berto Guidolin – Cintia Mª Gonçalves Grillo – Estágiários: Franklin e Weverton

4 É imprescindível que cada um dos alunos ingressantes, cadastre seu na lista dos alunos da Pós Graduação (alunpg), pois esse é o nosso meio de comunicação com vocês. Para se cadastrar na lista alunpg. Acesse: depois encontre o link “alunpg“http://lista.iq.unesp.br/ ou acesse diretamente o link: Preencha a ficha cadastral (Nome, , senha, etc...). Clique no botão : Inscrever ! Aguarde a liberação do moderador...

5 Vocês podem solicitar para que os s da lista sejam direcionados para seu pessoal ou institucional do IQ (maior segurança no recebimento). Para criar do IQ: – Intranet – Solicitação de criação de do IQ.

6 HORÁRIO DE ATENDIMENTO (10:00 horas às 11h30min) (16:00 horas às 17h30min)  O atendimento ao público da Seção Técnica de Pós-Graduação é feito, no balcão durante os períodos matutino (10:00 horas às 11h30min) e vespertino (16:00 horas às 17h30min), pessoalmente, ou através de

7 CURSO DE MESTRADO PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PRAZOS DATA DA MATRÍCULA NO CURSO: 05/08/2013 PROJETO DE PESQUISA: -Prazo de entrega: 3 meses (até 31/10/2013) Os alunos Bolsistas FAPESP deverão entregar cópia do Termo de Outorga e do Parecer do Assessor da FAPESP. RELATÓRIOS DE ATIVIDADES : (Bolsistas CAPES, CNPq e NÃO Bolsistas) - Prazo para entrega: 12º mês (31/07/2014) e 18º mês (31/01/2015) EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO: Prazo: 18º mês (31/01/2015) DEFESA: 24 meses = 31/07/2015

8 PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PRAZOS CURSO DE DOUTORADO DATA DA MATRÍCULA NO CURSO: 05/08/2013 PROJETO DE PESQUISA: - Prazo de entrega: 3 meses (até 31/10/2013) RELATÓRIOS DE ATIVIDADES: (Bolsistas CAPES, CNPq e NÃO Bolsistas) - Prazo para entrega: 12º mês (31/07/2014) 24º mês (31/07/2015) 36º mês (31/07/2016) 42º mês (31/01/2017) EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO: Prazo: 30º mês (31/01/2016 ) DEFESA: 48 meses = 31/07/2017 Os alunos Bolsistas FAPESP deverão entregar cópia do Termo de Outorga e do Parecer do Assessor da FAPESP.

9 CURSO DE MESTRADO PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA PRAZOS DATA DA MATRÍCULA NO CURSO: 05/08/2013 PROJETO DE PESQUISA: -Prazo de entrega: 3 meses (até 31/10/2013) Os alunos Bolsistas FAPESP deverão entregar cópia do Termo de Outorga e do Parecer do Assessor da FAPESP. RELATÓRIOS DE ATIVIDADES : (Bolsistas CAPES, CNPq e NÃO Bolsistas) - Prazo para entrega: 12º mês (31/07/2014) e 18º mês (31/01/2015) EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO: Prazo: 18º mês (31/01/2015) DEFESA: 24 meses = 31/07/2015

10 PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA PRAZOS CURSO DE DOUTORADO DATA DA MATRÍCULA NO CURSO: 05/08/2013 PROJETO DE PESQUISA: - Prazo de entrega: 3 meses (até 31/10/2013) Os alunos Bolsistas FAPESP deverão entregar cópia do Termo de Outorga e do Parecer do Assessor da FAPESP. RELATÓRIOS DE ATIVIDADES: (Bolsistas CAPES, CNPq e NÃO Bolsistas) - Prazo para entrega: 12º mês (31/07/2014) 24º mês (31/07/2015) 36º mês (31/07/2016) 42º mês (31/01/2017) EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO: - Prazo: 36º mês (31/07/2016 ) DEFESA: 48 meses = 31/07/2017

11 AVISO DE ALERTA IMPORTANTÍSSIMO As matrículas nos Cursos de Mestrado/Doutorado dos Programas de Pós-Graduação do IQ/CAr. são semestrais e ONLINE para os alunos regulares e as datas de renovação de matrícula estão disponíveis no endereço: link = pós-graduação/química ou biotecnologia/Calendário Escolar 2013 e poderão ser renovadas de qualquer computador e em qualquer localidade (cidade/estado/país). O aluno que NÃO EFETUAR RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA poderá, a critério do Conselho do Programa, ter sua bolsa cancelada.

12 INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO - Programa de Pós-Graduação em Química - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - O Formulário para solicitação de Auxílio está disponível no endereço: – link - pós- graduação - biotecnologia - Formulários - Solicitação de Auxílio PROAP.www.iq.unesp.br - O Formulário para solicitação de Auxílio está disponível no endereço: – link – pós-graduação – química - formulários – Solicitação de Auxílio PROEX.www.iq.unesp.br - Encaminhamento à STPG com 60 dias, de antecedência da realização do Evento. Encaminhamento à STPG com 50 dias, de antecedência da realização do Evento.

13 INFORMAÇÕES ADICIONAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA COMUNICADO Nº 012/2005 – SPG-IQ/CAr. O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, em reunião de 21/10/2005, aprovou que: o aluno que concluir o Exame de Qualificação no prazo de 18 meses para o Mestrado ou de 36 meses para o Doutorado, ficará isento da entrega dos relatórios relativos aos períodos, porém, para aquele aluno que solicitar prorrogação do prazo para a realização do referido Exame, será mantida a obrigatoriedade da entrega do mesmo.

14 INFORMAÇÕES ADICIONAIS SERVIÇOS DE PLOTAGEM O Programa de Pós-Graduação em Química em reunião de 11/07/2007, deliberou que serão pagos os pôsteres feitos em P1 (sulfite, sem fundo) e P2 (gloss paper sem fundo), para os alunos de Pós-Graduação. Alunos/docentes que desejarem pôsters feitos em P3 (gloss paper com fundo) deverão arcar com os custos adicionais. Quaisquer outras informações poderão ser obtidas no site: – Divisão Técnica Acadêmica – STAEPE – Plotagem.www.iq.unesp.br

15 INFORMAÇÕES ADICIONAIS ALUNOS BOLSISTAS O aluno bolsista terá sua Bolsa CANCELADA nos seguintes casos: 1. Titulação 2. Critério do Conselho de Curso 3. Prazo de bolsa esgotado 4. Desistência da bolsa 5. Acúmulo de bolsas 6. Desligado do Curso por limite de prazo 7. Mudança de Agência 8. Desistência do Curso 9. Suspensão de matrícula 10. Insuficiência de aproveitamento (conceito D) 11. Falecimento 12. Não atender as Normas do Programa.

16 INFORMAÇÕES ADICIONAIS ALUNOS BOLSISTAS (Continuação)... O aluno matriculado nos Programas de PG em Química e em Biotecnologia e que não tenham sido contemplados com Bolsa neste período, mas obteve o conceito D (REPROVADO), em qualquer disciplina, NÃO terá direito a concorrer novamente à Bolsa.

17 INFORMAÇÕES ADICIONAIS PARA OS ALUNOS NÃO BOLSISTAS IMPORTANTE Os alunos dos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Química que não forem contemplados com Bolsa no semestre de seu ingresso no Programa, terão direito a concorrer à Bolsa no próximo semestre, mediante NOVA inscrição no Processo Seletivo, ficando no entanto, ISENTO do pagamento de taxa de inscrição; devendo apresentar as demais documentações exigidas.

18 INFORMAÇÕES INFORMAÇÕES Mestrado: 40 créditos - 36 créditos em disciplinas (no mínimo) - 4 créditos em Atividades Complementares (no máximo) Obs:Atividade Complementar: apenas Estágio de Docência: (4 créditos) – máximo 1 PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Seminário Geral (obrigatório): 15 (até a Qualificação) = 5 créditos (adicionais )

19 INFORMAÇÕES PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Doutorado: 84 créditos - 72 créditos em disciplinas (no mínimo) - 12 créditos em Atividades Complementares (no máximo) Obs: Atividades Complementares: 1) Estágio de Docência (4 créditos/máximo 2) e 2) Supervisão Científica (2 créditos/máximo 2) Seminário Geral (obrigatório): 10 e proferir 1 (após freqüentar 50%) até a Qualificação = 5 créditos (adicionais).

20 INFORMAÇÕES PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Mestrado: 22 créditos - 18 créditos em disciplinas (no mínimo) - 4 créditos em Atividades Complementares (no máximo) Obs: Atividades complementares: 1) Estágio de Docência (4 créditos): máximo 1 2) Seminário Geral (1 crédito): assistir 8 até a Qualificação (obrigatório)

21 INFORMAÇÕES PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Doutorado: 36 créditos - 26 créditos em disciplinas (no mínimo) - 10 créditos em Atividades Complementares (no máximo). Obs: Atividades Complementares: 1) Estágio de Docência (4 créditos): máximo 2 2) Seminário Geral (2 créditos): assistir 12 SG até a Qualificação e proferir 1 até a Defesa (obrigatório) 3) Supervisão Científica (2 créditos): máximo 2 vezes.

22 Atenção alunos Biotecnologia Disciplina obrigatória “Introdução ao Sistema Patentário” Alunos de doutorado: inscrição deve ser realizada no ingresso no Programa Alunos de Mestrado: a disciplina deverá ser cursada até o ano seguinte a data da matrícula.

23 BOLSISTAS CAPES/Doutorado É obrigatório a realização de 2 (dois) Estágios de Docência para bolsistas CAPES/BIO e 1 (um) para bolsistas CAPES/QUI, (caso o aluno tiver realizado um Estágio de Docência no Mestrado, precisará fazer apenas um no Doutorado). ATENÇÃO !

24 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA Matrícula para disciplinas da graduação do IQ: Semestral, no mesmo período da renovação de matrícula online (documentos no site em formulários). Entregar relatório em até 30 dias após o término do estágio. Matrícula para disciplinas da graduação da Farmácia: Semestral, verificar datas na Pós- Graduação da Farmácia (± 40 dias antes do início do semestre). A matrícula deverá ser entregue na Pós-Graduação do IQ (formulários próprios da FCF/CAr.).

25 SUPERVISÃO CIENTÍFICA Supervisão de alunos de Iniciação Científica: Normas no site - Formulários – 2 créditos; Apenas para alunos de Doutorado; Matrícula: a qualquer tempo (sem ser retroativa). Exigências: Mínimo 6 meses, um aluno a cada solicitação, no máximo 2 vezes (máximo 4 créditos). Importante: Entregar relatório em até 30 dias após o término da supervisão.

26 INFORMAÇÕES SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS - – pós-graduação – Química ou Biotecnologia – Formulários – Solicitação de Documentos; 3 (três) dias úteis Atenção: Os documentos solicitados estarão prontos em 3 (três) dias úteis. Se programem!!!

27 INFORMAÇÕES EXAME DE PROFICIÊNCIA Será realizado seis meses após a matrícula ou seja 29/07/ Mestrado: Inglês - Doutorado: 2º Idioma (Espanhol, Francês, Italiano ou Alemão) Obs: O aluno tem um ano para ser proficiente no idioma.

28 INFORMAÇÕES EXAME DE PROFICIÊNCIA -Os alunos estrangeiros deverão realizar Exame de Proficiência em língua portuguesa. - O Exame de Proficiência consiste na tradução e interpretação de texto. - Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado) que forem aprovados no Exame TOEIC, ficam dispensados de realizar o Exame de Proficiência em Inglês.

29 INFORMAÇÕES PROJETOS E RELATÓRIOS Atenção: Modelo no Site - pós-graduação – Química ou Biotecnologia – Formulários – Aluno Regular – Projeto de Pesquisa/Relatório de Atividades. Projeto = entregar 1 cópia impressa e outra em PDF para o Relatórios = somente em PDF para o

30 INFORMAÇÕES PROJETOS Verificar no site do IQ na página principal as normas da “Comissão de Ética Ambiental”. Se o Projeto do aluno gera resíduos, o Projeto deverá ser encaminhado para essa Comissão antes de ser entregue na STPG, para emissão de um parecer. O projeto só poderá ser entregue na PG se estiver com o parecer.

31 INFORMAÇÕES SISTEMA ONLINE - pós-graduação – Química ou Biotecnologia – Sistema online Entrar no sistema on line e criar login de acesso - Renovação de matrícula - Verificar notas e freqüências - Acesso ao número de matrícula (MCA) = (antigo RA da graduação). INCORRETOS. - Atenção: Os prazos do Sistema on line estão INCORRETOS.

32 TRANSFERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO Biotecnologia: A qualquer tempo, poderá ser autorizada pelo Conselho do Programa a transferência de um Orientando para um outro Orientador por solicitação daquele ou do Orientador envolvido, sempre que haja anuência expressa dos dois Orientadores e do orientando. (modelo no site em Formulários – Aluno Regular)

33 TRANSFERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO - Química: Até o prazo máximo de doze meses, após a matrícula, poderá ser autorizada pelo Conselho do Programa a transferência de um Orientando para um outro Orientador por solicitação daquele ou de um dos Orientadores envolvidos, sempre que haja anuência expressa dos dois Orientadores e do orientando (modelo no site em Formulários – Aluno Regular).

34 INDICAÇÃO DE CO-ORIENTAÇÃO INDICAÇÃO DE CO-ORIENTAÇÃO Não é automático! Não é automático! Enviar ofício ao Conselho do Programa solicitando a inclusão do Co-orientador e justificar (ex: atribuições do docente junto ao Projeto de Pesquisa em desenvolvimento). Devem assinar o orientador, o co-orientador e o aluno. *Alunos BIO: Verificar no site Normas (Critérios) para indicação de Co-orientador.

35 CANCELAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINA Verificar os prazos para cancelamento de matrícula em disciplinas no Calendário Escolar (disponível no site); Documento para pedir cancelamento de matrícula em disciplina: disponível no site - Formulários – Aluno Regular – Cancelamento de matrícula em disciplina.

36 SUSPENSÃO DE MATRÍCULA - Será concedido uma única vez, por 6 (seis) meses, a critério dos Conselhos dos Programas de Pós-Graduação. - O aluno deverá ter cursado um semestre letivo.

37 APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS APROVEITAMENTO X CONTAGEM Aproveitamento de créditos: disciplinas cursadas antes da matrícula no Programa. Contagem de créditos: disciplinas cursadas depois da matrícula no Programa. *Obs: Documentos necessários para os pedidos de aproveitamento/contagem de créditos estão disponíveis no link – formulários – aluno regular - aproveitamento/contagem de créditos.

38 FORMULÁRIOS DO SITE: MODELOS! Apenas MODELOS! Favor entregar na STPG preenchido no COMPUTADOR e devidamente ASSINADOS, adequando-o à sua realidade. Não serão aceitos formulários preenchidos à caneta. Preencher os nomes dos Coordenadores dos Programas corretamente: Química: Profª Drª Dulce Helena Siqueira Silva Biotecnologia: Prof. Dr. Reinaldo Marchetto

39 Obrigado!


Carregar ppt "Reunião da Seção Técnica de Pós-Graduação com os Alunos Ingressantes 02/08/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google