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O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.

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Apresentação em tema: "O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA."— Transcrição da apresentação:

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2 O CREIO À LUZ DA BIBLIA

3 I. INTRODUÇÃO DEUS nos falou por meio de seu Filho
“Muitas vezes e de muitos modos falou Deus no passado a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do Filho.” (Hb 1,1)

4 Jesus mandou seus apóstolos para anunciar
por todo o mundo sua obra e sua mensagem. "Ide, pois, e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a observar tudo o que eu vos ordenei. E sabei que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,19-20)

5 A Igreja resumiu em fórmulas chamadas
A Igreja resumiu em fórmulas chamadas “credos” (creios) os ensinamentos de Jesus. Cada credo resume o tesouro recebido dos apóstolos e facilita a confissão de fé. “Com o coração se crê e com a boca se confessa...” Rm 10,10

6 OS CREDOS Quem diz “Eu creio” diz “Eu dou adesão ao que nós cremos". A comunhão na fé necessita de uma linguagem comum, normativa para todos, para que nos una na mesma confissão de fé. (CIC - Catecismo da Igreja Católica - 185) Esta síntese da fé não foi feita segundo critérios pessoais, mas foi recolhido, de toda a Escritura o que nela há de mais importante e essencial, para propiciar em sua integridade um único ensinamento de nossa fé. (CIC 186)

7 Estas sínteses da fé são chamadas "profissões de fé" porque resumem a fé que professam os cristãos. São chamadas "Credo" por ser esta a primeira palavra que aparece nelas em latim, e significa CREIO. (CIC 187)

8 Também são chamadas "símbolos da fé".
A palavra grega "symbolon" significava a metade de um objeto partido (por ejemplo: um galho ou uma pedra) que se apresentava como uma senha ou sinal de identificação. Colocavam-se juntas as partes que haviam sido separadas para assegurar a identidade do portador. O "símbolo da fé" é, pois, um sinal que identifica e une os que nela creem. (CIC 188)

9 O Símbolo se divide em três partes:
“Primero fala da Primeira Pessoa Divina e da obra admirável da criação; em seguida fala da Segunda Pessoa Divina e do Mistério da Redenção dos homens; finalmente fala da Terceira Pessoa Divina, fonte e princípio de nossa santificação". São “os três capítulos de nosso selo (batismal)". Santo Irineu de Lyon. (CIC 189)

10 Dois credos ocupam um lugar de destaque na vida da Igreja
1) O Símbolo dos Apóstolos, chamado assim porque é considerado, com justiça, como o resumo fiel da fé dos apóstolos. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. (CIC 194) 2) O Símbolo chamado de Niceno-Constantinopolitano que deve sua grande autoridade ao fato de que é fruto dos dois primeiros Concílios ecumênicos da Igreja (anos 325 e 381). Continua sendo, ainda hoje, o símbolo comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente. (CIC 195)

11 Uma vez que os credos resumem a Sagrada Escritura, esta apresentação pretende ajudar a descobrir seu rico conteúdo, oferecendo alguns textos bíblicos aí representados.

12 O CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO

13 CREIO Etimologicamente, em hebraico, crer (he’emin) significa ‘estar firme sobre’. A Palabra de Deus fala: Senhor, minha rocha, minha fortaleza, meu libertador. Meu Deus, meu rochedo, meu refúgio, meu escudo e salvação, minha fortaleza (Sl 18,3). A fé é o fundamento do povo de Deus: Se não credes, não subsistireis. (Is 7,9)

14 CRER implica aceitar as verdades manifestadas por Deus, viver de acordo com elas e esperar o cumprimento de suas promessas: A fé é garantia do que se espera; a prova das realidades que não se veem (Hb 11,1)

15 oferecida a todos de diversas formas.
A fé é GRAÇA de Deus oferecida a todos de diversas formas. Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim e aquele que vem a mim não o rejeito (Jo 6,37). Ninguém pode vir a mim se não o atrai meu Pai (Jo 6,44). Pois haveis sido salvos por graça, mediante a fé; e isto não é mérito vosso, mas é dom de Deus (Ef 2,8).


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