A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Muitas vezes e de muitos modos falou Deus no passado a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do Filho.” (Hb 1,1)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Muitas vezes e de muitos modos falou Deus no passado a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do Filho.” (Hb 1,1)"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 “Muitas vezes e de muitos modos falou Deus no passado a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do Filho.” (Hb 1,1) I. INTRODUÇÃO DEUS nos falou por meio de seu Filho

4 "Ide, pois, e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a observar tudo o que eu vos ordenei. E sabei que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. (Mt 28,19-20) Jesus mandou seus apóstolos para anunciar por todo o mundo sua obra e sua mensagem.

5 A Igreja resumiu em fórmulas chamadas “credos” (creios) os ensinamentos de Jesus. Cada credo resume o tesouro recebido dos apóstolos e facilita a confissão de fé. “Com o coração se crê e com a boca se confessa...” Rm 10,10

6 Quem diz “Eu creio” diz “Eu dou adesão ao que nós cremos". A comunhão na fé necessita de uma linguagem comum, normativa para todos, para que nos una na mesma confissão de fé. (CIC - Catecismo da Igreja Católica - 185) Esta síntese da fé não foi feita segundo critérios pessoais, mas foi recolhido, de toda a Escritura o que nela há de mais importante e essencial, para propiciar em sua integridade um único ensinamento de nossa fé. (CIC 186) OS CREDOS

7 Estas sínteses da fé são chamadas "profissões de fé" porque resumem a fé que professam os cristãos. São chamadas "Credo" por ser esta a primeira palavra que aparece nelas em latim, e significa CREIO. (CIC 187)

8 Também são chamadas "símbolos da fé". A palavra grega "symbolon" significava a metade de um objeto partido (por ejemplo: um galho ou uma pedra) que se apresentava como uma senha ou sinal de identificação. Colocavam-se juntas as partes que haviam sido separadas para assegurar a identidade do portador. O "símbolo da fé" é, pois, um sinal que identifica e une os que nela creem. (CIC 188)

9 “Primero fala da Primeira Pessoa Divina e da obra admirável da criação; em seguida fala da Segunda Pessoa Divina e do Mistério da Redenção dos homens; finalmente fala da Terceira Pessoa Divina, fonte e princípio de nossa santificação". São “os três capítulos de nosso selo (batismal)". Santo Irineu de Lyon. (CIC 189) O Símbolo se divide em três partes:

10 2) O Símbolo chamado de Niceno-Constantinopolitano que deve sua grande autoridade ao fato de que é fruto dos dois primeiros Concílios ecumênicos da Igreja (anos 325 e 381). Continua sendo, ainda hoje, o símbolo comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente. (CIC 195) Dois credos ocupam um lugar de destaque na vida da Igreja 1) O Símbolo dos Apóstolos, chamado assim porque é considerado, com justiça, como o resumo fiel da fé dos apóstolos. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. (CIC 194)

11 Uma vez que os credos resumem a Sagrada Escritura, esta apresentação pretende ajudar a descobrir seu rico conteúdo, oferecendo alguns textos bíblicos aí representados.

12 O CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO

13 Etimologicamente, em hebraico, crer (he’emin) significa ‘estar firme sobre’. A Palabra de Deus fala: Senhor, minha rocha, minha fortaleza, meu libertador. Meu Deus, meu rochedo, meu refúgio, meu escudo e salvação, minha fortaleza (Sl 18,3). A fé é o fundamento do povo de Deus: Se não credes, não subsistireis. (Is 7,9 ) CREIO

14 aceitar as verdades manifestadas por Deus, viver de acordo com elas e esperar o cumprimento de suas promessas: A fé é garantia do que se espera; a prova das realidades que não se veem. (Hb 11,1) CRER implica

15 Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim e aquele que vem a mim não o rejeito (Jo 6,37). Ninguém pode vir a mim se não o atrai meu Pai (Jo 6,44). Pois haveis sido salvos por graça, mediante a fé; e isto não é mérito vosso, mas é dom de Deus (Ef 2,8). A fé é GRAÇA de Deus oferecida a todos de diversas formas.


Carregar ppt "“Muitas vezes e de muitos modos falou Deus no passado a nossos pais por meio dos profetas; nestes últimos tempos nos falou por meio do Filho.” (Hb 1,1)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google