A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mobilizando seus colegas de trabalho  Atue junto a seus colegas de trabalho. Eles têm filhos, irmãos, parentes ou vizinhos estudantes.  Converse sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mobilizando seus colegas de trabalho  Atue junto a seus colegas de trabalho. Eles têm filhos, irmãos, parentes ou vizinhos estudantes.  Converse sobre."— Transcrição da apresentação:

1 Mobilizando seus colegas de trabalho  Atue junto a seus colegas de trabalho. Eles têm filhos, irmãos, parentes ou vizinhos estudantes.  Converse sobre os desafios para melhorar a educação no Brasil e sobre a importância de eles assumirem a responsabilidade que lhes cabe na educação dos filhos e dependentes  Pergunte-lhes se participam da vida escolar desses estudantes.  Converse com eles sobre a importância da educação e do aprendizado como garantia de um futuro melhor para cada um.  Explique que esse acompanhamento é muito importante. E que há estudos mostrando que os estudantes que recebem atenção e acompanhamento de seus responsáveis têm melhor rendimento.  Entregue-lhes a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos e discuta seu conteúdo com eles.  Convide-os a se tornarem mobilizadores sociais pela educação

2 Mobilizando as lideranças de seu bairro ou comunidade  Levante as pessoas que têm liderança na comunidade: o dono da mercearia, o padeiro, o gerente do clube, a cabeleireira, o gerente da farmácia, o dono do bar, o presidente da associação de moradores. É importante saber quem é popular, quem é respeitado e pode influenciar as pessoas com as quais tem contato.  Converse com eles sobre a importância da educação e do envolvimento da família na vida escolar dos filhos. Use e explique as frases da cartilha. Peça que eles falem sempre sobre educação em seus contatos com os clientes, amigos, colegas.  Lembre-lhes que, como são influentes naquela comunidade, têm uma grande responsabilidade social para ajudar a melhorar a educação  Proponha o desafio de, com o esforço de todos, transformar aquela comunidade em um espaço educador. E, lembre-se, é seu dever incentivar os adultos que pararam de estudar a voltar a frequentar õ curso de Educação de Jovens e Adultos. Nunca é tarde para aprender.

3 Mobilizando as famílias de seu bairro e comunidade Atue na sua comunidade.  Nela residem as famílias dos estudantes, professores, lideranças sociais e religiosas, membros de conselhos escolares e tutelares, promotores, vereadores, pequenos empresários como os donos do restaurante, da padaria, da farmácia.  Atue junto a seus familiares – irmãos, cunhados, tios, primos; atue junto a seus vizinhos. amigos e colegas de lazer – na hora de jogar bola, de sair para bater papo...  Converse com todos sobre o papel que cada um pode ter na mobilização pela educação.

4 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade Faça um levantamento das famílias de seu bairro e comunidade:  Onde estudam as crianças e adolescentes; quem é a pessoa responsável por cuidar delas no dia a dia: mãe, avós, pais, tios, outros parentes.  Fale sobre a importância da educação para o futuro dessas crianças. Estudos mostram que as pessoas com mais anos de estudo têm melhores empregos e melhores salários.  Pergunte se eles participam da vida escolar das crianças sob sua responsabilidade. Explique como isso é importante: estudos mostram que os estudantes que recebem acompanhamento atenção da família melhoram seu rendimento.  Use as frases da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para dar exemplos de como se pode participar da vida escolar de filhos, netos, parentes...

5 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade  Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que não têm tempo para acompanhar os estudos dos filhos – saem cedo para trabalhar e voltam tarde da noite e cansados.  Responda que, se eles dedicarem cinco minutos por dia para perguntarem aos filhos como vão nos estudos, se estão aprendendo, se gostam da escola, vão passar uma mensagem importante: a de que se preocupam com a educação e valorizam o esforço que os filhos estão fazendo para aprender.  Muitos pais e responsáveis poderão argumentar que têm pouco estudo e não podem ensinar os deveres de casa que a escola manda.  Responda que eles não precisam saber tudo que os filhos estão aprendendo. O interesse demonstrado pela família em acompanhar o estudo dos filhos já contribui muito para que eles aprendam sempre mais

6 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade  Procure marcar reuniões com os membros do Conselho Escolar as famílias que têm filhos na mesma escola para discutir a qualidade do ensino.  Discutam o IDEB e as metas para o IDEB, os problemas com professores e funcionários, os problemas com as instalações da escola.  Discutam, também, os pontos positivos das escolas.  A reunião deve servir para que os pais e responsáveis tomem decisões sobre o que cobrar e o que elogiar. E de como essas decisões devem ser levadas à direção e aos professores – por exemplo, pedindo uma reunião de pais e do Conselho Escolar com a escola.  A reunião deve servir, também, para obter o compromisso do Conselho Escolar de levar essas decisões para discussão com a direção da escola e cobrar um posicionamento. Lembre-se de que é preciso reforçar o papel do Conselho Escolar como representação formal das famílias junto à diretoria e os professores

7 Mobilizando as famílias de seu bairro ou comunidade  Você vai encontrar situações em que a família vive em condições precárias e sem um espaço próprio e adequado para a criança estudar e fazer os deveres.  Nesse caso, explique que é importante liberar durante algum tempo o espaço possível para isso. Por exemplo, se existe apenas um cômodo com uma mesa, em determinado horário ninguém liga rádio, nem televisão e nem faz barulho. É preciso deixar o espaço livre e criar um ambiente adequado para que os estudantes façam seus deveres. Lembre-se de enfatizar que está provado que, quando os estudantes fazem o dever de casa, eles melhoram muito o desempenho na escola.

8 Para conhecer melhor a mobilização social pela educação e nos contatar acesse: (61) mse.mec.gov.br mse.mec.gov.br


Carregar ppt "Mobilizando seus colegas de trabalho  Atue junto a seus colegas de trabalho. Eles têm filhos, irmãos, parentes ou vizinhos estudantes.  Converse sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google