A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÉ QUE OPERA Lição 6 8 de novembro de 2014. Tiago 2:14-17 Tiago 2:18 Tiago 2:19-20 Tiago 2:21-24 Tiago 2:25-26 FÉ «a fé, se não tem obras, é morta em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÉ QUE OPERA Lição 6 8 de novembro de 2014. Tiago 2:14-17 Tiago 2:18 Tiago 2:19-20 Tiago 2:21-24 Tiago 2:25-26 FÉ «a fé, se não tem obras, é morta em."— Transcrição da apresentação:

1 FÉ QUE OPERA Lição 6 8 de novembro de 2014

2 Tiago 2:14-17 Tiago 2:18 Tiago 2:19-20 Tiago 2:21-24 Tiago 2:25-26 FÉ «a fé, se não tem obras, é morta em si mesma» «eu te mostrarei minha fé por minhas obras» «a fé sem obras é morta» «a fé atuou juntamente com suas obras» «a fé sem obras está morta» QUE OPERA A fé em ação A demonstra- ção da fé A fé dos demônios A fé de Abraão A fé de Raabe Relação entre fé e obras Exemplos de fé

3 «De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta» (Tiago 2:14-17) « De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. » (Tiago 2:14-17) Existe uma fé que salva e uma fé que não salva? A fé salvífica é uma fé viva. A fé, se está morta, não pode salvar. Como posso saber se minha fé está viva ou morta? Segundo Tiago, pela forma com que me relaciono com os outros. Quando reconhecemos uma necessidade mas não fazemos nada acerca dela, perdemos a oportunidade de exercer fé. A fé se debilita e morre um pouco. Por isso a fé sem obras morre.

4 «Mas alguém dirá: "Você tem fé; eu tenho obras". Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.» (Tiago 2:18) A fé genuína se demonstra em ações desinteressadas, «as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas» (Efésios 2:10). Paulo, nos assegura que Deus «nos salvou, não por obras de justiça que nós tenhamos feito, mas por sua misericórdia» (Tito 3:5), nos exorta da siguinte maneira: «Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. » (Tito 3:8) Tanto Tiago como Paulo estão de acordo em que a fé e as obras são inseparáveis. Mas, ao contrário da fé, as obras de nenhuma maneira nos podem salvar.

5 «Nosso caráter é revelado pelo que fazemos. As obras mostram se a fé é genuína. Não é bastante crermos que Jesus não é um impostor, e a religião da Bíblia não é uma fábula artificialmente composta. Podemos crer que o nome de Jesus é o único debaixo dos Céus pelo qual devemos ser salvos, e contudo podemos não torná-Lo pela fé nosso Salvador pessoal. Não é bastante crer na teoria da verdade. Não é bastante fazer profissão de fé em Cristo, e ter nosso nome registrado no rol da igreja. “Aquele que guarda os Seus mandamentos nEle está, e Ele nele. E nisto conhecemos que Ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado.” 1 João 3:24. “E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos.” 1 João 2:3. Esta é a evidência genuína da conversão. Qualquer que seja nossa profissão, nada valerá se Cristo não for revelado em obras de justiça.» E.G.W. (Parábolas de Jesus, cp. 24, pg. 167)

6 «Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem! Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?» (Tiago 2:19-20) A fé da qual fala Tiago aqui é simplesmente uma convicção intelectual de que certas doutrinas são verdadeiras. A mente se convence devido a evidência esmagadora da Palavra de Deus, porém o coração permanece frio e inconverso. Assim pois, a fé como mera crença intelectual da verdade, embora necessária, não nos pode salvar. Esta é a fé do «homem vão» (vazio, oco). É uma fé morta; a fé dos demônios. É a fé em Jesus como meu Salvador pessoal que me pode salvar. Esta fé será visível na minha vida, como o foi nas vidas de Abraão e de Raabe.

7 A partir da experiência de Abraão, Tiago chega a conclusão de que o homem é justificado pelas obras e Paulo chega a conclusão de que o homem é justificado pela fé. Como se pode resolver esta aparente contradição? TIAGO PAULO

8 Observemos a teologia de Paulo acerca de Abraão. 1.Abraão não fez nenhuma obra que o fizesse justo diante de Deus (Rom. 4:1-5) 2.Pela fé, obedeceu a Deus indo até Canaã (Hebreus 11:8) 3.Pela fé, creu que Deus podia dar-lhe um filho de Sara (Romanos 4:19) 4.Pela fé, ofereceu a Isaac (Hebreus 11:19) 1.Abraão não fez nenhuma obra que o fizesse justo diante de Deus (Rom. 4:1-5) 2.Pela fé, obedeceu a Deus indo até Canaã (Hebreus 11:8) 3.Pela fé, creu que Deus podia dar-lhe um filho de Sara (Romanos 4:19) 4.Pela fé, ofereceu a Isaac (Hebreus 11:19) Definitivamente, Paulo (assim como Tiago) considera que Abraão APERFEIÇOOU sua fé por suas obras, dando passos cada vez mais firmes na fé. Por sua parte, Tiago nos diz que Abraão foi justificado por suas obras; quer dizer, as obras demonstram a validade da fé pela qual uma pessoa é justificada.

9 «Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho? Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.» (Santiago 2:25-26) Haveria sua fé a salvado se não houvesse escondido os espias? Haveria sua fé a salvado se não houvesse colocado o cordão escarlate em sua janela? Haveriam se salvado por fé seus familiares se não houvessem ficado na casa de Raabe? A conclusão de Tiago é clara: Se és salvo pela fé, deves viver de acordo com tua fé. De outro modo, tua fé está morta. Raabe cria firmemente que o Deus dos israelitas iam conquistar Canaã (incluindo Jericó)

10 «Necessitamos hoje a fé de Abraão para iluminar as trevas que nos cercam, que impedem que nos cheguem os doces raios do amor de Deus e que detém nosso crescimento espiritual. Nossa fé deveria ser fecunda em boas obras, pois a fé sem obras é morta. Cada tarefa que realizamos, cada sacrifício que fazemos em nome de Jesus, produz uma recompensa enorme. No mesmo ato do dever Deus fala e nos dá sua benção» E.G.W. (Refletindo a Jesus, 6 de março)


Carregar ppt "FÉ QUE OPERA Lição 6 8 de novembro de 2014. Tiago 2:14-17 Tiago 2:18 Tiago 2:19-20 Tiago 2:21-24 Tiago 2:25-26 FÉ «a fé, se não tem obras, é morta em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google