A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Servidores de Rede Prof. André Gomes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Servidores de Rede Prof. André Gomes."— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Servidores de Rede Prof. André Gomes

2 ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES DE REDE FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

3 Competências a serem trabalhadas nesta aula Gerenciamento e Conectividade (Parte 1/3) Importância da conectividade em servidores Importância da conectividade em servidores Como monitorar a rede Como monitorar a rede Adversidades possíveis Adversidades possíveis

4 Introdução No mundo dos servidores e administração de rede, conectividade é o fator mais importante e crítico. Sem ela, simplesmente nada funciona: clientes não acessam seu site, funcionários não trabalham e você (e/ou sua empresa) perde dinheiro. Hoje, vamos ver a importância desta conectividade, como monitorar nossa rede e ver algumas situações adversas que podem acontecer.

5 O que é conectividade? É simplesmente a capacidade de manter- se conectado. Vamos imaginar 3 situações onde temos uma estrutura de rede montada e, por algum motivo, perdemos a conectividade, seja com a internet, com o servidor, etc.

6 1ª situação – Lan House

7 2ª situação - Escola

8 3ª situação – Universidade

9 Monitoramento Básico da Rede Checklist: Computador ou dispositivo está ligado? Computador ou dispositivo está ligado? O cabo está conectado na máquina e no ponto de rede? O cabo está conectado na máquina e no ponto de rede? O LED da placa de rede está aceso? O LED da placa de rede está aceso? O cabeamento está ok, do ponto até o patch panel? E do patch panel ao switch? O cabeamento está ok, do ponto até o patch panel? E do patch panel ao switch? O switch está ligado? O switch está ligado?

10 Monitoramento básico da rede Checklist: A estação está adquirindo IP corretamente? A estação está adquirindo IP corretamente? O servidor responde a um ping da estação e vice versa? O servidor responde a um ping da estação e vice versa? O servidor está ligado? O servidor está ligado? O serviço está rodando (e sem erros)? O serviço está rodando (e sem erros)? As portas no firewall estão liberadas? As portas no firewall estão liberadas?

11 Servidores e estações Microsoft Veremos em seguida como monitorar e tratar dessas situações em servidores e estações Microsoft, além de ver os diversos utilitários presentes no sistema para verificar e solucionar possíveis problemas. Consideraremos que todos os serviços necessários estão instalados e funcionando e vamos tentar simular algumas das falhas que vimos no checklist.

12 Atividade Grave 4 vídeos, narrados por você: 1.Mostrando o que acontece se perdermos a conectividade entre cliente-servidor; 2.Mostrando que este cliente e servidor estão se comunicando; 3.Encontrando um erro no visualizador de eventos e explicando sua possível causa; 4.Simulando uma falha na rede e sua solução.

13 Observações Formem grupos de estudo, tanto para trocar conhecimentos quanto para ajudar a quem não tem como gravar os vídeos; o tamanho do grupo não tem limite, mas cada aluno deve enviar os seus vídeos, individualmente. Formem grupos de estudo, tanto para trocar conhecimentos quanto para ajudar a quem não tem como gravar os vídeos; o tamanho do grupo não tem limite, mas cada aluno deve enviar os seus vídeos, individualmente. Postem os vídeos no Youtube ou Vimeo e mandem os links em um arquivo TXT para o AVA; Postem os vídeos no Youtube ou Vimeo e mandem os links em um arquivo TXT para o AVA; Não copiem! Nem de colegas, nem da internet. Não copiem! Nem de colegas, nem da internet.

14 Atividade Obrigatório colocação da fonte de pesquisa. Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

15 FERRAMENTAS DE APOIO  Apostilas e vídeos do AVASIS;  Fórum durante o módulo, com resposta em até 6 horas úteis;


Carregar ppt "Administração de Servidores de Rede Prof. André Gomes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google