A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Psicologia Experimental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Psicologia Experimental"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Psicologia Experimental
Capítulo - Percepção Tema- Percepção de Profundidade Sinais monoculares para percepção de profundidade EXEMPLOS e ANIMAÇÕES

2 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Interposição ou Bloqueio
Você consegue dizer olhando para as figuras acima, quem está na frente e quem está atrás? E agora... Você consegue dizer quem está na frente e quem está atrás? Por que?

3 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Interposição ou Bloqueio
No quadro “Madonna”, do artista Sandro Botticelli, um dos sinais para percepção de profundidade são as pessoas que se interpõem umas as outras (Interposição) criando, assim, a percepção de profundidade.

4 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Tamanho Relativo
E agora... Você consegue dizer quem está na frente e quem está atrás? Por que? Você consegue dizer olhando para as figuras acima, quem está na frente e quem está atrás?

5 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Tamanho Relativo
No quadro “Remos”, do artista Gustave Caillebottle, um dos sinais para percepção de profundidade são os barcos com seus respectivos remadores e remos representados de tamanhos diferentes (Tamanho Relativo). Note, também, que as margens do rio nos dão a percepção de profundidade através dos sinais da perspectiva linear (as linhas divergem no fundo e convergem na frente).

6 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Altura Relativa no Plano
E agora... Você consegue dizer quem está na frente e quem está atrás? Por que? Você consegue dizer olhando para as figuras acima, quem está na frente e quem está atrás?

7 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Altura Relativa no Plano
Note que as duas estrelas estão próximas do horizonte dando, assim, a impressão de que estão longe do observador. Por outro lado, os círculos estão distante do horizonte dando a impressão de que estão mais perto. Os sinais relacionados com Altura Relativa levam em consideração a linha do horizonte.

8 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Altura Relativa no Plano
No quadro de Eugene Boudin entitulado “A Costa de Protrieux”, a parte da costa mais próxima a você está na parte de baixo da figura. Conforme a costa vai ficando mais longe, ela vai subindo no plano e se aproximando do horizonte. Com as nuvens, ocorre o contrário, uma vez que elas estão acima do horizonte.

9 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Gradiente de Textura
E agora... Olhando para esta figura, você tem alguma percepção de profundidade? Por que? Olhando para esta figura, você tem alguma percepção de profundidade?

10 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Gradiente de Textura
Note que associados ao Gradiente de Textura estão presentes, também, sinais monoculares de altura relativa. A importância do Gradiente de Textura é a variação gradual (gradiente) destas dicas monoculares de tamanho relativo. O Gradiente de Textura dá o contexto (textura) da figura. Finalmente, nesta figura em particular, encontramos sinais de perspectiva linear, uma vez que as linhas horizontais estão estão convergindo no fundo e divergindo na frente.

11 Sinais Monoculares de Percepção de Profundidade Gradiente de Textura
No quadro “Ruas de Paris - Um Dia Chuvoso”, do artista Gustave Caillebottle, um dos sinais para percepção de profundidade são os paralelepípedos da rua de Paris (Gradiente de Textura).

12 Recursos na Internet Páginas na Internet
Galerias de arte na internet ao longo do mundo Sinais monoculares de profundidade e outras percepções Percepção em animais Figuras impossíveis de Ascher Algumas obras do artista plástico Victor Vasarely Um dos melhores sites sobre ilusões Grand Illusions,

13 Créditos Livros de Referência
Introdução à Psicologia Geral. D.G.Myers (1999). Editora LTC. Introdução à Psicologia. R.T.Atkinson e outros (1996). Editora Artes Médicas In Search of the Human Mind. R.J. Sternberg. (1998). Harcourt Brace College Publishers.


Carregar ppt "Fundamentos de Psicologia Experimental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google