A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Operacionais Linux

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Operacionais Linux"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Operacionais Linux
Professor Léo Matos Site: Msn:

2 Software Hardware Parte Física de um computador
Professor Léo Matos Parte Física de um computador Parte mecânica, palpável. Ex.: Processador, memórias, teclado, mouse e outros. Software Parte Lógica que faz um computador funcionar Parte inteligente, programas. Seqüência lógica de instruções (comandos). Ex.: Aplicativos de texto, planilhas eletrônicas, Sistemas Operacionais, jogos e outros.

3 Tipos de Software Sistema Operacional Aplicativos Utilitários Firmware
Professor Léo Matos Sistema Operacional Aplicativos Utilitários Firmware

4 Sistema Operacional Professor Léo Matos São programas responsáveis pelo gerenciamento de informações e de componentes de hardware e software. Para utilizarmos um computador é necessária, inicialmente, a instalação de um sistema operacional. Serve como um intermediário entre o usuário, qualquer outro programa e os recursos de hardware, ou seja, nenhum programa ou usuário “conversa” diretamente com os componentes físicos do computador. Um Sistema Operacional pode ser Monousuário ou Multiusuário, e ainda Monotarefa ou Multitarefa.

5 Os Sistemas Operacionais mais conhecidos do mercado são:
Família Windows ( Windows 98, XP, Vista, Windows 2000 e 2003) Unix Linux Ms-Dos

6 Professor Léo Matos Sistema de arquivos Além da estrutura física do disco (HD), um Sistema Operacional necessita de um “sistema” que o mostre como fazer a leitura ou gravação neste disco, é o que chamamos de Sistema de Arquivos. Um sistema de arquivos faz a organização dos arquivos no disco.

7 Noções de Software Livre
Professor Léo Matos A idéia de Software Livre foi criada por uma fundação não governamental e sem fins lucrativos chamada de FSF (Free Software foundation – Fundação do Software Livre). Está voltada para o compartilhamento do conhecimento tecnológico, fazendo com que o uso de computadores se torne cada vez mais popular no mundo inteiro.

8 GPL (General Public Licence - Licença pública Geral)
Liberdade n.º 0 - A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; Liberdade n.º 1 - A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; Liberdade n.º 2 - A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo; Liberdade n.º 3 - A liberdade de aperfeiçoar (modificar) o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

9 Software Livre e Software Proprietário
Sistemas Operacionais Linux Microsoft Windows Programas de Escritório BrOffice.org / Open Office Microsoft Office Navegador de Internet Mozilla Firefox Internet Explorer Gerenciador de s Mozilla Thunderbird Microsoft Outlook Manipulador de Imagens Gimp Adobe Photoshop

10 Linux O Linux é um sistema operacional considerado um Software livre.
Professor Léo Matos O Linux é um sistema operacional considerado um Software livre. Desenvolvido pela fusão do projeto GNU e a idéia de um finlandês chamados Linus Torvalds.

11 Formação do Sistema Linux

12 Formação do Sistema Linux
Kernel: É a principal parte de um Sistema Operacional. Estamos falando do núcleo, do centro nervoso, onde está localizada toda a programação criada (código fonte) para controlar todo o funcionamento do Hardware de um computador. Shell: O shell é um interpretador de comandos que atua como interface para o usuário se comunicar com o Kernel. Servidor X: É um programa que dá a possibilidade de criação e manipulação de Interfaces gráficas que se comunicam através dele com o Kernel.

13 Formação do Sistema Linux
Interfaces Gráficas: Ambientes convidativos, ambiente com janelas e ícones. Também é conhecido como gerenciadores de janelas. Exemplos: KDE, GNOME Aplicativos: Programas com tarefas especificas que podem variar do uso da Internet, até mesmo a criação de uma planilha de cálculos.

14 Interfaces gráficas Professor Léo Matos KDE GNOME

15 Interpretador de comandos
Professor Léo Matos O mais conhecido SHELL é o Bash.

16 Comunidades Linux Professor Léo Matos O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi). Milhares de desenvolvedores no mundo todo contribuem para a melhoria do Linux, com desenvolvimento de novas interfaces, novos recursos e corrigindo erros.

17 Distribuições Linux (O Kernel vestido com roupas diferentes)
Professor Léo Matos Distribuições Linux (O Kernel vestido com roupas diferentes) Conectiva Linux Kurumin Fedora Red Hat Slackware Ubuntu Mandrake Debian Suse

18 Linux vs Windows Microsoft Windows GNU Linux
Professor Léo Matos Microsoft Windows GNU Linux Software Proprietário da Microsoft Software Livre desenvolvido por Linus Código fonte indisponível (fechado) Código fonte disponível (aberto) Sistema de Arquivos FAT e NTFS Sistema de Arquivos EXT (mais usado) e Reiserfs que não é tão comum. Sistema Multitarefa Versão XP - Sistema Monousuário. Existem versões do Windows que são Multiusuário como (Windows 2003 Server e Vista Ultimate) Sistema Multiusuário

19 Instalação dos dois Sistemas

20 Gerenciador de Boot Professor Léo Matos GRUB LILO

21 Contas de usuário Linux
Professor Léo Matos Contas de usuário Linux Conta de Administrador ou Super Usuário Conta de usuário comum

22 Arquivos Professor Léo Matos O Linux trabalha de forma “Case-Sensitive”, ou seja, faz diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas. Então dentro de um mesmo diretório poderia ter 3 arquivos com os seguintes nomes: Ex.: Texto.doc TEXTO.doc texTO.doc Os nomes dos arquivos podem conter caracteres que no Windows é proibido, como *. \ / ? e outros. Então um arquivo no Linux poderia ter o seguinte nome: “texto.descrito-artigo*.126.doc” .

23 Estrutura de diretórios
Professor Léo Matos

24 Estrutura de Diretórios Windows
Professor Léo Matos

25 A função de cada diretório no Linux (Cada macaco no seu galho)
Diretório raiz ou simplesmente / É o principal diretório do Linux. Todos os diretórios do Linux estão organizado dentro do diretório raiz. Diretório bin ou /bin (binários) Armazena os arquivos binários, ou seja, os equivalentes a executáveis que conhecemos no Windows

26 Diretório boot ou /boot (inicialização)
Armazena os arquivos de inicialização do Sistema Linux. É neste diretório que encontramos o Kernel e alguns arquivos utilizados pelos gerenciadores de Boot ( Lilo e o Grub). Diretório dev ou /dev (devices = dispositivo) Armazena os arquivos responsáveis pelo funcionamento de um Hardware instalado, por exemplo drives de leitura de CDs e Disquetes, barramentos, portas. Diretório root ou /root Armazena documentos pessoais do Super Usuário (Administrador) e é exclusivo.

27 Diretório mnt ou /mnt (Mount = montar)
Diretório etc ou /etc Armazena os arquivos de configuração do Linux e de seus aplicativos. Fazendo uma comparação com o Windows seria arquivos de registro. Diretório mnt ou /mnt (Mount = montar) O diretório “mount” ou seja, /mnt , servirá como ponto de montagem (visor de conteúdo) para o CD- ROM (/mnt/cdrom), drive de disquetes (/mnt/floppy) e outros dispositivos de armazenamento. Diretório home ou /home Armazena documentos pessoais das contas de usuários comuns. Cada usuário comum terá um diretório exclusivo dentro de /home. Professor Léo Matos


Carregar ppt "Sistemas Operacionais Linux"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google