A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Gestão do ciclo de vida um Guia de Negócios para a Sustentabilidade Sessão de capacitação, 1 de 4 Novembro de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Gestão do ciclo de vida um Guia de Negócios para a Sustentabilidade Sessão de capacitação, 1 de 4 Novembro de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 1 Gestão do ciclo de vida um Guia de Negócios para a Sustentabilidade Sessão de capacitação, 1 de 4 Novembro de 2006

2 2 Formação na Gestão do ciclo de vida – Plano Geral Introdução à GCV –Esta Sessão! Como a GCV é usada na Prática –Segunda Sessão Comunicar os Resultados da GCV –Terceira Sessão Expectativas da GCV e dos Participantes –Quarta Sessão

3 3 Introdução à GCV –Nesta Sessão! Objetivo de Aprendizagem: Compreender os fundamentos teóricos da gestão do ciclo de vida e a sua história 08.00- 08.30 O que é o ciclo de vida? Impactos e valores criados ao longo do ciclo de vida de um produto ou serviço. Definições História Usos 08.30- 08.40 Por que a GCV é necessária nos negócios e no governo? Meios de difusão 08.40- 09.15 Qual a abrangência da GCV? Quais são os aspectos únicos da GCV? 09.15- 10.00 Exercício em Grupo 10.00- 10.30 Pausa para café

4 4 Como a GCV é usada na Prática –Segunda Sessão Objetivo de Aprendizagem: Compreender os aspectos principais da GCV no desenvolvimento de políticas e em operações de negócio, por meio de discussões sobre como integrá-la na tomada de decisões e por meio de estudos de caso 10.30-10.45Gestão do ciclo de vida Definição e Benefícios 10.45-11.00A GCV envolve… Aprendizagem a partir de um conjunto de exemplos 11.00-12.00Um processo para implementar GCV Planejar – Fazer – Verificar – Ajustar Foco no projeto Mais exemplos ilustrativos 12.00-12.30Exercício em grupo 12.30-13.30Pausa para almoço

5 5 Divulgar os Resultados da GCV –Terceira Sessão Objetivo de Aprendizagem: Proporcionar uma boa compreensão das ferramentas e estratégias de comunicação. Por que e como é que elas podem ser importantes para os negócios? 08.00-08.15Por que divulgar a GCV? E para quem? Definição e escopo, agentes, público alvo de comunicação 08.15-09.00Caixa de ferramentas para a Comunicação Principais características e vínculo com a GCV Exemplos e difusão das ferramentas 09.00-09.45Estudos de caso Agentes setoriais específicos Estratégias de Comunicação Combinação de ferramentas 09.45-10.00Exercício em Grupo 10.00-10.30Pausa para café

6 6 Expectativas da GCV e dos Interessados –Quarta Sessão Objetivo de Aprendizagem: Entender como identificar os interessados, assim como as suas prioridades e preocupações 10.30-10.35Por que atrair as Partes Interessadas? 10.35-10.45Identificar Interessados Potenciais Participantes Questionar a pessoa certa Classificação 10.45-11.00Importância de incluir as partes interessadas Evitar riscos Criar oportunidades 11.00-11.45Estudo de caso 11.45-12.30Exercício em Grupo 12.30-13.30Pausa para almoço

7 7 A Gestão do Ciclo de Vida é… … a aplicação do pensamento do ciclo de vida em práticas empresariais, com o Objetivo de gerenciar sistematicamente o ciclo de vida dos produtos e serviços de uma organização … a gestão sistemática de ciclos da vida de produtos e materiais, para promover padrões de produção e consumo que sejam mais sustentáveis do que os que temos hoje … uma estrutura de gestão flexível e integrada de conceitos, técnicas e procedimentos para abordar os aspectos ambiental, econômico e social de produtos, procedimentos e organizações Adaptado de Background Report UNEP Guide to LCM – A bridge to Sustainable Products Feb 2006

8 8 A Gestão do ciclo de vida é … … a aplicação do pensamento do ciclo de vida em práticas empresariais, com o Objetivo de gerenciar sistematicamente o ciclo de vida dos produtos e serviços de uma organização … a gestão sistemática de ciclos da vida de produtos e materiais, para promover padrões de produção e consumo que sejam mais sustentáveis do que os que temos hoje … uma estrutura de gestão flexível e integrada de conceitos, técnicas e procedimentos para abordar os aspectos ambiental, econômico e social de produtos, procedimentos e organizações

9 9 O ciclo de vida

10 10 Worldwatch Institute, Worldwatch Paper 166: Purchasing Power: Harnessing Institutional Procurement for People and the Planet, July 2003, www.worldwatch.org O ciclo de vida – Um Exemplo

11 11 O Pensamento do ciclo de vida

12 12 Mais sustentável O desenvolvimento Sustentável “vai de encontro às necessidades do presente … $

13 13 Mais sustentável $ …sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas próprias necessidades.” O desenvolvimento Sustentável “vai de encontro às necessidades do presente

14 14 Ambiental Sócio-econômico – O Triplo Objetivo

15 15 Onde se aplica a GCV numa organização? From: Life Cycle Management - A Business Guide to Sustainability. UNEP/SETAC, 2007.

16 16 Produtos & Serviços

17 17 A Gestão do ciclo de vida é… … a aplicação do pensamento do ciclo de vida a práticas empresariais, com o Objetivo de gerir sistematicamente o ciclo de vida dos produtos e serviços de uma organização … a gestão sistemática de ciclos da vida de produtos e materiais, para promover padrões de produção e consumo que sejam mais sustentáveis do que os que temos hoje …uma estrutura de gestão flexível e integrada de conceitos, técnicas e procedimentos para abordar o aspecto ambiental, econômico e social de produtos, procedimentos e organizações

18 18 1989 Exxon Valdez História da GCV Aumento de valores & complexidade da expectativa Tempo 1962 Silent Spring 1971 Green Peace & FOE 1972 FCCA 1974 SOLAS 1984 Union Carbide, Bhopal 1986 Responsible Care 1980 Superfund 1982 Seveso Directive 1986 Right to Know Act 1989 ILO Convention on Ind. People 1987 Our Common Future 1989 CERES Principles 1987 Montreal Protocol 1989 The Natural Step 1986 Chernobyl 1993 TRI 1997 Kyoto Protocol 1996 Nigeria 1997 SA8000 1999 AA1000 1998 Global Mining Initiative 1999 OECD Principles of Corporate Governance 1993 ISM Code 1992 UNCED/ Agenda 21 1990 Domini Index Fund 1990s Globalization of Media 1995 Brent Spar 1990s Growth in SRI 1996 Blue Water Network 1992/97 UNEP Finance Initiatives 1999 Seattle Riots- WTO 1996 ISO14001 1999 DJSI 1999 Global Sullivan Principles 1999 Nike Labour Practices Campaign 1990s Rise of the Internet 2001 OECD EPR Guidelines 2000 GRI SD Reporting Guidelines 2000 Starlink Corn / GMO 2000 UN Global Compact 2001 Exxon & BP Shareholder Activism 2001 EU Green Paper IPP 2001 European Green Paper on CSR 2001 FTSE4Good Index 2002 Sarbanes-Oxley Act 2001 ISPS Code 2004 ISO 14001 2001 GRI Guidelines 2005 South Asian Tsunami 2006 Hurricane Katrina

19 19 A História da GCV Time Movimento Ambiental Inicial Melhoria do Desempenho Ambiental das Empresas Avaliação do ciclo de vida Gestão do ciclo de vida Aumento de valores & complexidade da expectativa Tempo

20 20 Quem é Ativo no Pensamento do Ciclo de Vida Atualmente? D AIMLER C HRYSLER

21 21 Por que a GCV é necessária? Antecipar & Responder aos Agentes 1.Agentes da Estratégia Comercial Tomada de Decisões Eficiência Custo Total Design 2.Agentes do Mercado Quota de Mercado Acesso Relações Publicas 3.Agentes do Setor Financeiro Previsibilidade Vantagem Competitiva 4.Agentes Financeiros Remoção de Substâncias Banidas Responsabilidade ao Final da Vida

22 22 Agentes Empresariais da GCV – 1. Estratégia Comercial Tomada de Decisões –Possuir conhecimento completo da situação –Novas oportunidades de negócios Eficiência –Eco-Eficiência Custo Total Design –Valor ou desempenho melhorado Risco Evitado

23 23 Agentes Empresariais da GCV – 2. Mercado Expectativas em mudança –Consumidores conscientes –Aquisição –Retalhistas

24 24 Agentes Empresariais da GCV – 2. Mercados

25 25 Agentes Empresariais da GCV – 2. Mercados

26 26 Agentes Empresariais da GCV – 2. Mercados Expectativas em Mudança –Consumidores Conscientes –Retalhistas –Fornecedores

27 27 Agentes Empresariais da GCV – 3. Sector Financeiro Crescimento Total em Investimentos Sociais nos EU Entre 1995 e 2005 0 500 1000 1500 2000 2500 199519971999200120032005 Ano Valor em Biliões

28 28 Agentes Empresariais da GCV – 3. Sector Financeiro

29 29 Agentes Empresariais da GCV – 4. Legislação Impacto Legislativo –Tornando-se mais rígido –Empresas Alvo Simplicidade Globalização Confiança em declínio

30 30 Agentes Empresariais da GCV – 4. Legislação WEEE RoHS Diretiva de final de vida de veículos 3R Initiative Índice de Prioridade de Políticas Ambientais (JEPIX) Programa de Compras Preferencialmente Ambientais Regulação para Controle de Poluição de Produtos Eletrônicos (RPCEP)

31 31 Agentes Empresariais da GCV – 4. Legislação

32 32 Agentes de Negócios do GCV – 4. Legislação

33 33 O que é que a GCV inclui? Estratégias & Conceitos Sistemas & Processos Programas Dados Informativos& Modelos Ferramentas & Técnicas Gestão do ciclo de vida

34 34 Entrada Fontes de Informação Ferramentas Conceitos Sistemas Políticas O que torna a GCV única em relação a outras abordagens? GCV Saída Aperfeiçamento s de Estratégias Participação no Mercado Acesso a Financiamentos Atendimento de Regulamentos

35 35 O que é que a GCV inclui? Gestão do ciclo de vida Estratégias & Conceitos Sistemas & Processos Programas Dados Informativos & Modelos Ferramentas & Técnicas

36 36 Life Cycle Management Ecologia Industrial Desmaterialização Produção mais limpa Eco-eficiência Estratégias & Conceitos

37 37 Estratégias & Conceitos Desmaterialização Fonte: Intier, Five Winds International, National ReFontes Canada

38 38 Estratégias & Conceitos Desmaterializacao Produção mais Limpa -Uma estratégia Ambiental -Pode ser aplicada em processos, produtos e servicos -Pode aumentar a eficiência total e reduzir os riscos aos seres humanos e meio-ambiente

39 39 Ecologia Industrial Desmaterializacao Produção mais limpa Ecosistemas Industriais Produção Balanceada e Capacidade Natural DesmaterializaçãoSimular caminhos do metabolismo Melhorar padrões de uso de energia Alinhamento da Política Estratégias & Conceitos

40 40 Estratégias & Conceitos Ecologia Industrial Desmaterializacao Produção Mais Limpa Eco-eficiência “Criando mais valor com menos impacto” (WBCSD)

41 41 Certificação Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR) Sistemas de Gestão Integrada e Ambiental (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM) Sistemas & Processos Política Integrada de Produtos (IPP)

42 42 Sistemas de Gestão Integrada e Ambiental (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM) Sistemas & Processos

43 43

44 44 Sistemas de Gestão Integrada e Ambiental (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM) Sistemas & Processos

45 45 Sistemas de Gestão Integrada e Ambiental (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM) Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) Sistemas & Processos

46 46 Sistemas de Gestão Integrada e Ambiental (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM) Responsabilidade Clássica Entradas Produto Final Sistemas & Processos

47 47 Sistemas de Gestão Integrados e Ambientais (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM) ENTRADAS Produto Final Resíduo Resíduos Uso Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) Benefícios Sistemas & Processos

48 48 Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) Sistemas de Gestão Integrada e Ambiental (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM) Sistemas & Processos Política Integrada do Produto (PIP) Por meio do uso de uma variedade de ferramentas é possível desenvolver uma política que enfoque o vasto impacto dos produtos ou processos

49 49 Sistemas de Gestão Integrada e Ambiental (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM) Certificação Responsabilidade Estendida do Produtor (REP) Política Integrada do Produto (PIP) Sistemas & Processos

50 50 Gestão da Cadeia de Fornecimento Comunicação Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Envolvimento dos Partes Interessadas Compras Públicas Verdes Design para o Ambiente (DpA) Programas

51 51 Design para o Ambiente (DpA) A integração sistemática de considerações ambientais no Design de produto e processo. Motivações Internas Motivações Externas Programas

52 52 Design para o Ambiente (DpA) Gestão da Cadeia de Fornecimento Políticas de compras públicas e procedimentos, são formas comuns e efetivas pela qual a gestão do ciclo de vida pode ser desenvolvida numa empresa Trabalhar com fornecedores e com as questões da cadeia de fornecimento estão rapidamente tornando-se uma importante consideração estratégica Programas

53 53 Design para o Ambiente (DpA) Gestão da Cadeia de Fornecimento Compras Públicas Verdes O melhor valor agregado como preço, qualidade, disponibilidade, funcionalidade, etc.; Considera o Ciclo de Vida completo do produto; Aspectos sociais: efeitos dos aspectos como erradicação da pobreza, equidade internacional na distribuição de recursos, condições dos trabalhadores e direitos humanos. Programas

54 54 Design para o Ambiente (DpA) Gestão da Cadeia de Fornecimento Envolvimento das Partes Interessadas Compras Públicas Verdes “… Criação de valor para todos os envolvidos com a empresa é fundamental para criar um propósito comum e atender às questões complexas que afetam o planeta - The Stakeholder Engagement Manual Programas

55 55 Design para o Ambiente (DpA) Gestão da Cadeia de Fornecimento Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Envolvimento com as Partes Interessadas Compras Públicas Verdes Integração das preocupações sociais e ambientais nas transações de negócio e na interação com as Partes Interessadas Programas

56 56 Design para o Ambiente (DpA) Gestão da Cadeia de Fornecimento Communicação Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Envolvimento com as Partes Interessadas Compras Públicas Verdes Qualquer forma de compartilhamento de informação com os Partes Interessadas, geralmente em uma mão, processos não iterativos, i.e. Relatórios de Sustentabilidade Corporativa Programas

57 57 Analíticas Procedimentais Apoio Ferramentas & Técnicas

58 58 Analíticas Análise de Entradas – Saídas Intensidade de Materiais Ferramentas & Técnicas

59 59 Analytical Procedimentais Auditorias Listas de checagem Ferramentas & Técnicas

60 60 Analíticas Procedimentais Apoio Padrões Acordos voluntários Ferramentas & Técnicas

61 61 Data: Bases de Dados, Armazenamento de Dados, Controle Melhores Práticas: Benchmarks de melhores práticas, Referências, etc. Modelos: Destino, Dose-Resposta, etc. Informação & Modelos

62 62 O que envolve a GCV? Estratégia s & Conceitos Systems & Processes Programas Data Information & Models Life Cycle Management Tools & Techniques Meta Desenvolvimento Sustentável

63 63 A GCV na minha Organização Benchmarks das melhores práticas Comunicatção Certificação Eco-Eficiência Estratégia s & Conceitos Sistemas & Processos Programas Informação & Modelos Ferramentas & Técnicas Gestão do Ciclo de Vida Apoio, padrões ISO na rotulagem ambiental dos produtos

64 64 A GCV na Organização Dela Bases de Dados Design para o Ambiente Desmaterialização Estratégia s & Conceitos Sistemas & Processos Programas Informação & Modelos Ferramentas & Técnicas Gestão do Ciclo de Vida Analítica, ACV Responsabilidade Estendida ao Produtor

65 65 A GCV na Organização Dele Gestão da Cadeia de Fornecedores Produção mais Limpa Estratégia s & Conceitos Sistemas & Processos Programas Informação & Modelos Tools & Techniques Gestão do Ciclo de Vida Procedimental, Auditorias aos fornecedores Benchmark da gestão das melhores práticas dos fornecedores Sistemas de gestão Integrada (i.e. ISO 14000, EMAS, EFQM)

66 66 Worldwatch Institute, Worldwatch Paper 166: Purchasing Power: Harnessing Institutional Procurement for People and the Planet, July 2003, www.worldwatch.org A GCV em contexto – Um Exemplo

67 67 Worldwatch Institute, Worldwatch Paper 166: Purchasing Power: Harnessing Institutional Procurement for People and the Planet, July 2003, www.worldwatch.org A GCV em contexto – Um Exemplo

68 68 A GCV em contexto – Um Exemplo Geoffrey Gaudreault, NPR

69 69 A GCV em contexto – Um Exemplo

70 70 Quais são os impactos das suas roupas?

71 71 Quais são os impactos das suas roupas? Tempo de discutir…

72 72 Formação na Gestão do ciclo de Vida – Plano Geral Introdução à GCV –Esta Sessão! Como a GCV é usada na Prática –Segunda Sessão Comunicar os Resultados da GCV –Terceira Sessão Espectativas da GCV e dos Participantes –Quarta Sessão


Carregar ppt "1 Gestão do ciclo de vida um Guia de Negócios para a Sustentabilidade Sessão de capacitação, 1 de 4 Novembro de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google