A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

2 Sistema é um conjunto de partes inter-relacionadas.
Sistema de gestão ambiental é um conjunto de atividades administrativas e operacionais inter-relacionadas para abordar os problemas ambientais atuais ou para evitar o seu surgimento.

3 Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) requer a formulação de diretrizes, definição de objetivos, coordenação de atividades e avaliação de resultados. Qualquer SGA requer um conjunto de elementos comuns que independem da estrutura organizacional, do tamanho e do setor de atuação da empresa.

4 A criação e a operação de um SGA, próprio ou baseado num modelo genérico, podem ser consideradas uma espécie de acordo voluntário unilateral, desde que a empresa se comprometa a alcançar um desempenho superior exigido pelas leis ambientais.

5 De acordo com a ICC (International Chamber of Commerce), o SGA é uma estrutura ou um método para alcançar um desempenho sustentável em relação aos objetivos estabelecidos e atender às constantes mudanças na regulamentação, nos riscos ambientais e nas pressões sociais, financeiras, econômicas e competitivas.

6 O SGA objetiva: Assegurar a conformidade com as leis locais, regionais, nacionais e internacionais; Estabelecer políticas internas e procedimentos para que a organização alcance os objetivos ambientais propostos; Identificar e administrar os riscos empresariais resultantes dos riscos ambientais;

7 Identificar o nível de recursos e de pessoal apropriado aos riscos e aos objetivos ambientais, garantindo sua disponibilidade quando e onde forem necessários.

8 Fonte: Adaptado de INTERNATIONAL CHAMBER OF COMMERCE (ICC)
Fonte: Adaptado de INTERNATIONAL CHAMBER OF COMMERCE (ICC). ICC Guide to effective environmental auditing. Paris: OCDE, p. 6-7.

9 O Emas (Eco Management and Audit Scheme), criado pelo Conselho das Comunidades Européias, está acessível, desde 2001 a qualquer organização interessada em melhorar seu comportamento ambiental, entendido como o resultado da gestão de seus aspectos ambientais.

10 De acordo com Regulamento 761/2001, o SGA é um componente do sistema global de gestão da organização, que inclui a estrutura funcional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, as práticas, os processos, os procedimentos e os recursos para definir, aplicar, consolidar, rever e manter a política ambiental.

11 Dentre as iniciativas de auto-regulamentação, estão as normas voluntárias relativas aos SGAs que começaram a ser elaboradas de modo mais intenso a partir de meados da década de 1990.

12 A primeira norma sobre SGA foi a BS 7750, criada pelo British Standards Institution (BSI) em 1992.
Embora não mais aplicada, sua importância é inquestionável, seja por ter sido a primeira norma sobre o assunto, seja porque seu modelo de SGA tornou-se um protótipo para as normas voluntárias criadas em outros países e para as normas da série ISO

13 Fonte: NBR 14004:1996; 4.1.4 — Política ambiental — ajuda prática.

14 Em junho de 1997 a norma BS 7750 foi substituída pela ISO 14.001.
A BS 7750 define SGA como estrutura organizacional, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para implementar o gerenciamento ambiental. Em junho de 1997 a norma BS 7750 foi substituída pela ISO

15 A família de normas ISO aborda a gestão ambiental por meio de uma série de normas sobre sistemas de gestão ambiental, auditoria ambiental, avaliação do desempenho ambiental, avaliação do ciclo de vida do produto, rotulagem ambiental e aspectos ambientais em normas de produtos.

16 Família de Normas ISO 14000 – Aborda os Enfoques: Organização e Produto
Organização - Com as seguintes áreas temáticas. - SGA ISO 14001 - AuditoriaAmbiental - Avaliação de Desempenho/Performace Ambiental

17 Enfoque Produto – Com as seguintes áreas temáticas:
- Rotulagem Ambiental - Avaliação do Ciclo de Vida - Aspectos Ambientais das Normas e Produtos

18 Também é conhecida pela expressão do berço ao túmulo.
A avaliação do ciclo de vida (ACV) é um instrumento de gestão ambiental aplicável a bens e serviços. Também é conhecida pela expressão do berço ao túmulo.

19 A norma ISO define ciclo de vida como os estágios consecutivos e interligados de um sistema de produto, desde a aquisição da matéria-prima ou extração dos recursos naturais até a disposição final.

20 As normas ISO 14.000 classificam os rótulos ambientais em três tipos.
O tipo I são aqueles criados por entidades independentes ou de terceira parte aplicáveis aos produtos que apresentem certos padrões ambientais desejáveis na sua categoria (ISO ).

21 O tipo II, objeto da norma ISO 14
O tipo II, objeto da norma ISO , refere-se à reivindicação de auto-declaração, sem certificação indepen-dente ou com uma certificação feita por produtores, comerciantes, distribuidores ou por quem se beneficie de tal reivindicação, para informar aos consumidores as qualidades ambientais de seus produtos e serviços.

22 Os rótulos do tipo III são tratados pela norma ISO 14
Os rótulos do tipo III são tratados pela norma ISO , e são os que trazem informações sobre dados ambientais de produtos, quantificados de acordo com um conjunto de parâmetros previamente selecionados e baseados na avaliação do ciclo de vida. São rótulos concedidos e licenciados por entidades de terceira parte.


Carregar ppt "SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google