A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NBR ISO 14001:2004 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. O que é ISO? ISO é uma organização internacional com sede em Genebra, que significa: International Organization.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NBR ISO 14001:2004 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. O que é ISO? ISO é uma organização internacional com sede em Genebra, que significa: International Organization."— Transcrição da apresentação:

1 NBR ISO 14001:2004 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

2 O que é ISO? ISO é uma organização internacional com sede em Genebra, que significa: International Organization for Standardization A escolha do nome vem do grego iso e isto foi feito em função do objetivo da entidade que é a padronização.

3 Apresentando o Sistema de gestão Ambiental - SGA O SGA estabelece o comportamento organizacional/procedimental da instituição, com o intuito de otimizar seu desempenho ambiental. O SGA ambiental é compatível com o Sistema de Gestão da Qualidade de modo que ambos caminham juntos.

4 Certificar para que? Rigidez das legislações, normas e regulamentos relativos ao meio ambiente; Um apelo pedagógico intenso; O tratamento correto das questões ambientais é visto como uma grande vantagem competitiva.

5 Evolução do Sistema de Gestão Ambiental 1990 – adoção da Atuação Responsável pela ABIQUIM; 1993 – Criação do CB-38, Comitê Brasileiro de Normalização Ambiental da ABNT (representante oficial do Brasil junto à ISO); 1995 – Certificação do primeiro SGA no Brasil; 1996 – Emissão da ISO e da NBR ISO (a versão atual é de 2004).

6 Normas de Gestão Ambiental da série ISO NBR ISO – Sistema de Gestão Ambiental – Especificação e diretrizes para uso; NBR ISO – Sistema de Gestão Ambiental – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio; NBR ISO – Diretrizes sobre auditorias em sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiental – Procedimentos de auditoria.

7 Sistema de Gestão Ambiental SGA A ISO determina elementos para um Sistema de Gestão Ambiental eficaz, conciliando a proteção ambiental com as necessidades sócio-econômicas da população e da Empresa; Prevenção, planejamento, estabelecimentos de critérios, coordenação e integração das partes, melhoria contínua e atendimento a legislação.

8 A ISO Determina: -Identificar a legislação aplicável aos aspectos ambientais; -No mínimo, satisfazer a legislação e outros requisitos subscritos. Abrange: -Atividades produtos e serviços existentes ou propostos, ou que a organização possa exercer influência;-Situações comuns e incomuns de operação, e também incidentes, acidentes e situações potencias de emergência

9 Definições: Aspecto Ambiental: Elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização, que pode interagir com o meio ambiente; Impacto Ambiental: Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.

10 Definições: Meio Ambiente: Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna e ser humano; Política Ambiental: São as diretrizes da empresa, uma declaração da organização.

11 Definições: Desempenho Ambiental:Medida de quão bem uma organização está se saindo em relação ao cuidado com o ambiente, particularmente em relação à diminuição de seu impacto ambiental global. Na área de certificação, termo utilizado para caracterizar os resultados mensuráveis do sistema de gestão ambiental relacionados ao controle dos aspectos ambientais de uma organização, com base na sua política ambiental e metas ambientais.

12 Dimensões da Sustentabilidade 1. Sustentabilidade social: ancorada no principio da equidade na distribui ç ão de renda e de bens, no principio da igualdade de direitos a dignidade humana e no principio de solidariedade dos la ç os sociais. 2. Sustentabilidade ecol ó gica: ancorada no principio da solidariedade com o planeta e suas riquezas e com a biosfera que o envolve.

13 3. Sustentabilidade econômica: avaliada a partir da sustentabilidade social propiciada pela organiza ç ão da vida material. 4. Sustentabilidade espacial: norteada pelo alcance de uma equanimidade nas rela ç ões inter-regionais e na distribui ç ão populacional entre o rural/urbano e o urbano. Dimensões da Sustentabilidade

14 5. Sustentabilidade pol í tico-institucional: que representa um pr é -requisito para a continuidade de qualquer curso de a ç ão a longo prazo. 6. Sustentabilidade cultural: modulada pelo respeito à afirma ç ão do local, do regional e do nacional, no contexto da padroniza ç ão imposta pela globaliza ç ão. Dimensões da Sustentabilidade

15 Política Ambiental A Política Ambiental do CSDB sofreu um ajuste no ano de Não se trata de uma alteração drástica e sim de uma adequação do texto à nossa realidade.

16 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL x SUSTENTABILIDADE Prof. Edilson Soares

17 Promover a educação ambiental aos destinatários e comunidade educativa, partindo dos princípios do desenvolvimento sustentável, buscando a melhoria contínua das práticas processos e serviços, visando à prevenção de impactos ambientais e o cumprimento da legislação ambiental vigente. POLÍTICA AMBIENTAL ANTERIOR

18 Promover a educação ambiental aos destinatários e comunidade educativa, partindo dos princípios da sustentabilidade, buscando a melhoria contínua das práticas processos e serviços, visando à prevenção de impactos ambientais e o cumprimento da legislação ambiental vigente. POLÍTICA AMBIENTAL ATUAL

19 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Conjunto de ações que levam a uma combinação entre o bem-estar humano e o bem-estar dos ecossistemas

20 SUSTENTABILIDADE (PRESSUPÕE SOLIDARIEDADE) Gerenciamento dos recursos naturais, financeiros, tecnológicos e institucionais de modo a garantir a contínua satisfação das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras.

21 DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade Social Sustentabilidade Cultural Sustentabilidade Ecológica Sustentabilidade Espacial Sustentabilidade Econômica Sustentabilidade Politico-Institucional

22 A própria existência do Planeta Terra mostra duração e transformações que permitiram a existência do Ser Humano nas condições atuais. MUITA COISA FOI DESTRUIDA E MUITA COISA FOI CRIADA ATÉ CHEGAR AO ESTÁGIO ATUAL O PLANETA SUSTENTOU-SE E DESENVOLVEU-SE

23 O PLANETA DEIXOU DE SER O MESMO A INTELIGÊNCIA HUMANA ALTEROU OS FLUXOS DE ENERGIA PARA CRIAR NOVAS SITUAÇÕES

24 O compromisso é de todos! A melhoria da qualidade de vida da humanidade depende do desempenho individual de cada um de nós. A responsabilidade pela vida no futuro da Terra depende das nossas atitudes hoje, não vamos deixar nossos filhos e netos na mão... Que todos tenhamos sucesso em nossas atividades no Colégio. WellingtoN Gestor Ambiental CSDB


Carregar ppt "NBR ISO 14001:2004 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. O que é ISO? ISO é uma organização internacional com sede em Genebra, que significa: International Organization."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google