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Statistic as a Catalyst to Learning by Scientific Method Part I- An Example Fernanda Nunes Azevedo Fabíola Chimonechi dos Santos Sílvia Luri Nisikava Tissiane.

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1 Statistic as a Catalyst to Learning by Scientific Method Part I- An Example Fernanda Nunes Azevedo Fabíola Chimonechi dos Santos Sílvia Luri Nisikava Tissiane C. M. Biassi

2 Informações do Artigo Autores:  George E.P. Box University of Wisconsin – Madison  Patrick Y. T. Liu Kohler Company, Kohler Publicado no Journal of Quality Technology – January

3 3 Introdução Experimentos fatoriais “são aqueles nos quais são estudados, ao mesmo tempo, os efeitos de dois ou mais tipos de fatores ou tratamentos”. Importância Obtenção dos Dados Experimentais Análise dos Dados Experimentais

4 4 Objetivo Otimizar o tempo de vôo de um Helicóptero de Papel e verificar quais variáveis influenciam em seu design ótimo. Mostrar a aplicabilidade das ferramentas estatísticas em problemas simples como forma de melhor aprendizado. Esse experimento foi realizado a fim de servir como exemplo didático para explicar aos alunos o método dos fatores que influenciam na obtenção dos dados estatísticos.

5 Método 5 Protótipo previamente feito por Kipp Rogers da Digital Equipment Corporation; Papel 11 x 8 ½ pol de tamanho; Testes de vôo: sala com 102 pol de altura; Tempo de queda medido com relógio digital; 8 fatores de influência, com 2 níveis;

6 Experimento 16 tipos de helicópteros; Cada protótipo foi testado 4 vezes; Vôos cronometrados em centisegundos; 6

7 7 Definição do nível de Cada Fator

8 8 Tempo médio de queda Dispersão Desvio padrão Cruzamento de cada modelo com o resultado do teste

9 9 Efeito Localizado

10 10 Efeitos de Dispersão

11 11 Ŷ = x 2 – 13x 3 – 8x 4 Coeficientes obtidos pelo Método do Quadrado Mínimo

12 Diagrama de Contorno 12 Visualização da interação dos fatores X 2, x 3 e x 4 da equação de Ŷ.

13 Justificativa do Desing II Como os fatores de influência apresentaram grande dispersão entre seus tempos de queda, definiu-se analisar seus fatores separadamente usando o experimento fatorial completo( ); 13

14 Design II 14

15 15

16 16 Conclusão

17 17 Referências Bibliográficas “Statistics as a Catalyst to Learning by Scientific Method Part I – An Example” /cexatas/gener/Aula_7.pdf - acessado em 19/05/2010 /cexatas/gener/Aula_7.pdf - acessado em 19/05/2010


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