A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Conceitos Introdutórios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Conceitos Introdutórios."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Conceitos Introdutórios

2 A palavra tecnologia tem origem em duas palavras gregas: Techné – de onde derivou a palavra “técnica”, que significa saber fazer. Logia – que significa conhecimento organizado e que deu origem à terminação de muitas disciplinas cientificas. Por exemplo, Ciências, História, Química, Geografia, entre outras. Unindo a definição destas duas palavras, podemos concluir que a tecnologia é um conhecimento voltado para a prática. É um saber fazer.

3 Informação A informação é o conjunto de dados recebidos do exterior, devidamente articulados a fim de terem um determinado sentido e significado. Cada vez mais se assiste nos dias de hoje, a uma necessidade crescente de transmitir a informação pelos diversos meios existentes ao nosso dispor, isto é, a televisão, rádio, Internet, etc. Essa informação não é mais que conjuntos de símbolos, números, dados, etc., que depois de agrupados adquirem significado.

4 Tecnologias da Informação e Comunicação Processamento, armazenamento e transmissão de informação através de redes de computadores (sistemas informáticos) e meios de comunicação.

5 As TIC são um processo muito utilizado em casa, trabalho, entre outros. Ultimamente são estudadas nas escolas e utilizadas por mais de metade do mundo. Por exemplo num telejornal, a informação é transmitida, sendo muito útil e vista por muita gente. Esta informação chega a muitos lugares, graças às redes de computadores e meios de comunicação.

6 Para ser útil e corretamente utilizada e recebida, a informação tem que ser precisa, completa, flexível, fiável, clara e atual. Só assim quem a recebe pode usufruir dela.

7

8 Controlo e Automação Transformação de um processo manual em automático. Este processo é utilizado na robótica (ciência que estuda a projeção e construção de robots) por exemplo, nas linhas de montagem de carros; e na CAD- CAM (desenho e fabrico de peças controladas por computadores).

9 Comunicação Termo muito utilizado hoje em dia para referir as Tecnologias de Informação, uma vez que o tratamento de informação cada vez mais se articula com os processos de transmissão ou comunicação dessa informação de um local para o outro, a pequenas ou grandes distâncias.

10 Comunicação Efeito de comunicar, partilhar e participar. Existem dois meios de comunicação através das tecnologias; as telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite, etc.) e telemática (comunicação mais informática - videoconferências).

11 Telemática O exemplo mais conhecido de comunicações telemáticas nos dias de hoje, é a Internet, a qual permite serviços como sistemas de pesquisa de informação, sistemas de correio eletrónico, transferência de ficheiros, grupos de mensagens, conversação em direto, videoconferência, etc...

12 Computadores Máquinas que servem para processar, armazenar, receber e enviar informação. Temos como exemplo a informática (aplicação de computadores para o processamento de informação), e a Burótica (informação em escritórios). Estes dois processos são utilizados na educação, comércio, medicina e escritórios, sendo muito úteis.

13 Burótica Aplicação de meios informáticos no tratamento e transmissão da informação em escritórios e em tarefas administrativas.

14 Informática A palavra informática surge da junção das palavras: Informação + Automática. A informática é o tratamento de informação por meios automáticos (computadores).

15

16 Hardware Hardware são todos os componentes físicos de um computador. Estes componentes apenas funcionam se forem comandados por programas especiais (Software).

17 Software Software são todos os programas que permitem o funcionamento dos mecanismos eletrónicos que constituem o computador (hardware). No entanto, podemos dividir o software em duas partes:

18 Software de Sistema É composto essencialmente pelo sistema operativo, ou seja, consiste num conjunto de instruções que transformam o hardware num sistema funcional com o qual o utilizador pode interagir e fazer funcionar os seus programas.

19 Software de Aplicação É composto pelos programas de computador com os quais o utilizador vai desempenhar determinadas operações, como por exemplo: programas de processamento de texto; programas de imagens, de apresentação gráfica; entre outros.

20 Estrutura e funcionamento de um Sistema Informático Estrutura geral Os três pontos principais de um sistema informático são: Processador ou unidade central de processamento; Dispositivos de entrada (input); Dispositivos de saída (output).

21

22 Periféricos de Entrada (Input) conjunto de componentes responsáveis pela introdução de dados no computador. Periféricos de Saída (Output) conjunto de componentes responsáveis pela saída de informação do computador.


Carregar ppt "Tecnologias da Informação e Comunicação Conceitos Conceitos Introdutórios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google