A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Química Orgânica 2014 – prof Marcelove.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Química Orgânica 2014 – prof Marcelove."— Transcrição da apresentação:

1 COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Química Orgânica 2014 – prof Marcelove

2 CARVÃO MINERAL  O que é:  O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom. As formas mais duras podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição a temp. e pressão elevadas.

3 CARVÃO MINERAL  O que é:  É composto por C, S, H, O e N, além de elem. vestigiais

4 CARVÃO MINERAL  Classificação:  Turfa: É a primeira fase. Refere-se à deposição e putrefação dos restos vegetais em ambientes de várzeas ou de pântanos. Apresenta cerca de 60% de carbono.  Linhito: É o segundo estágio. Trata-se de material escuro e que ainda apresenta elevado percentual de água e baixo percentual de carbono, com aproximadamente 70% de carbono.

5 CARVÃO MINERAL  Classificação:  Hulha: É a terceira fase ou o próprio carvão mineral. Apresenta cerca de 80% de carbono.  A hulha subdividi-se em carvão sub-betuminoso, utilizado principalmente em estações geradoras e carvão betuminoso, o tipo mais comum e que, transformado frequentemente em coque tem amplo emprego industrial.

6 CARVÃO MINERAL  Classificação:  Antracito: É o último estágio. Apresenta elevado teor de carbono (90 a 96%), cor negra, brilho vítreo e elevada dureza. É muito utilizado para aquecimento doméstico.

7 PETRÓLEO  O que é:  A palavra petróleo origina-se do grego petro (pedra) e oleum (óleo). Assim, petróleo é um “óleo retirado de pedra” (bacia sedimentar) composto basicamente de hidrocarbonetos.

8 PETRÓLEO  O que é:  Esse óleo é obtido a partir de restos de animais que se depositaram e sofreram ação de calor e pressão de camadas superiores.

9 REFINARIA

10  Princípio de Funcionamento:  Destilação fracionada Temperaturas de Ebulição Densidades Coluna de Fracionamento Gás Gasolina Querosene Óleo Combustível Óleo Lubrificante Resíduos (Parafina) Gás Gasolina Querosene Óleo Combustível Óleo Lubrificante Resíduos (Parafina)

11 REFINARIA  Princípio de Funcionamento:

12 PETRÓLEO  Por que estudar ?

13

14 GÁS NATURAL  O que é:  O gás natural é a porção do petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições originais de reservatório, e que permanece no estado gasoso em CNTP.  É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume.

15 GÁS NATURAL  Utilização:  O gás natural é empregue diretamente como combustível, tanto em indústrias, casas e automóveis.  Alguns dos gases de sua composição são eliminados porque não possuem capacidade energética (nitrogênio ou CO 2 ) ou porque podem deixar resíduos nos condutores devido ao seu alto peso molecular em comparação ao metano (butano e mais pesados).


Carregar ppt "COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Química Orgânica 2014 – prof Marcelove."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google