A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Marcia C. Silva http://marciasilvaquimica.wikispaces.com HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva http://marciasilvaquimica.wikispaces.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Marcia C. Silva http://marciasilvaquimica.wikispaces.com HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva http://marciasilvaquimica.wikispaces.com."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Marcia C. Silva http://marciasilvaquimica.wikispaces.com
HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva

2 BENZENO

3 Benzeno e seus Derivados

4 Benzeno é um HIDROCARBONETO
Classificado como hidrocarboneto aromático. Todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático.

5 CARACTERÍSTICAS É líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico. Seus vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência.

6 Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.(+ glóbulos Brancos) Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.)

7 BENZENO MATÉRIA-PRIMA PARA:

8 Piso com resina Polímeros

9 Polímeros

10 Anilina TNT

11 Gasolina Borracha

12 Solventes para Tintas

13 É um componente do CIGARRO

14 BENZINA Mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.

15 UTILIZAÇÃO Solvente e removedor.
Possui um caráter tóxico quando inalado causando câncer subcutâneo. Se ingerido alcançando os alvéolos pulmonares a morte torna-se um fato. Possui características alucinógenas ao ser inalado, causando aflição, visões, etc.

16 HIDROCARBONETOS São compostos formados exclusivamente por átomos de CARBONO e por átomos de HIDROGÊNIO.

17 PETRÓLEO É constituído fundamentalmente por HIDROCARBONETOS.
A palavra petróleo vem do latim: petra = pedra e oleum = óleo É uma fonte de energia não-renovável

18 A maioria dos combustíveis de uso diário consiste em misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo:

19

20 Óleo diesel ou gasóleo

21 No petróleo, há em pequenas quantidades, substâncias que contém:
NITROGÊNIO OXIGÊNIO ENXOFRE

22 APLICAÇÕES DO PETRÓLEO
Fonte de Combustível. Fonte de substâncias que servem como reagentes em reações químicas que, em indústrias adequadamente equipadas, permitem a obtenção de novas substâncias de interesse da sociedade.

23 OBTENÇÃO O processamento do petróleo é feito em uma Refinaria de Petróleo. O processo de separação empregado chama-se Destilação Fracionada.

24

25 Esquema de Torre

26 Torre de Destilação

27 Quanto mais voláteis os componentes de uma fração, mais próximos ao topo da coluna ela é obtida.

28 Características de alguns componentes
Fração Temperatura de Ebulição (ºC) Composição Aproximada Usos Gás residual - C1 – C2 Gás combustível Gás Liquefeito de Petróleo - GLP Até 40 C3 – C4 Gás combustível engarrafado, uso doméstico e industrial Gasolina C5 – C10 Combustível de automóveis, solvente Querosene 175 – 235 C11 – C12 Iluminação, combustíveis de aviões a jato Gasóleo leve 235 – 305 C13 – C17 Diesel, fornos Gasóleo pesado 305 – 400 C18 – C25 Combustível, matéria-prima para lubrificantes Lubrificantes C26 – C38 Óleos lubrificantes Resíduo Acima de 510 C38 + Asfalto, piche, impermeabilizantes

29 Craqueamento Catalítico
Para atender ao grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petróleo e, em conseqüência, sobra óleo. É possível quebrar uma molécula de óleo com 16 átomos de carbono em duas moléculas com 8, que correspondem à gasolina.

30 Essa quebra é feita sob aquecimento e utilizando um catalisador apropriado.
A molécula ao lado possui 16 Carbonos

31 Indústria Petroquímica
É o nome usado para designar o ramo da indústria química que utiliza derivados do petróleo como matéria-prima para a fabricação de novos materiais. Plásticos tecidos

32 Essência Perfume Borracha

33 Detergentes Medicamentos

34 Inseticidas Fertilizantes

35 Colas Tintas

36 COMBUSTÃO DE HIDROCARBONETOS
É necessário que se tenha o combustível e o comburente. É liberada uma grande quantidade de energia na forma de luz e calor. Iluminação, funcionamento de motores, produção de energia elétrica, aquecimento de caldeiras, etc.

37 DIFERENTES FORMAS DE COMBUSTÃO
Combustão Completa: Combustão Incompleta, formação de CO: Combustão Incompleta, formação fuligem:

38 CO – Monóxido de Carbono
Gás sem cor Sem Cheiro Extremamente tóxico Perturba o Sistema Nervoso, levando ao estado de coma e até morte.

39

40 ATIVIDADES Qual a fórmula molecular do benzeno? Qual a representação freqüentemente usada para a estrutura dessa substância? O petróleo é uma substância pura ou uma mistura? Qual sua composição? O que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas?

41 O enxofre, impureza do petróleo, tende a se acumular nas frações mais pesadas, durante a destilação fracionada. Onde haverá mais enxofre: No querosene ou na gasolina? No óleo diesel ou na parafina? No piche ou no gás de cozinha?

42

43 QUÍMICA E. E. REYNALDO MASSI Profª: MARCIA C. DE S. SILVA
Página: marciasilvaquimica.wikispaces.com QUÍMICA


Carregar ppt "Profª Marcia C. Silva http://marciasilvaquimica.wikispaces.com HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva http://marciasilvaquimica.wikispaces.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google