A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva"— Transcrição da apresentação:

1

2 HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva

3 BENZENO

4 Benzeno e seus Derivados

5 Benzeno é um HIDROCARBONETO Classificado como hidrocarboneto aromático. Classificado como hidrocarboneto aromático. Todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático. Todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático.

6 CARACTERÍSTICAS É líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico. É um composto tóxico. Seus vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Seus vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência.

7 Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.(+ glóbulos Brancos) Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.(+ glóbulos Brancos) Também é conhecido por ser carcinogênico. Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.) É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.)

8 BENZENO MATÉRIA-PRIMA PARA: MATÉRIA-PRIMA PARA:

9 Piso com resina Piso com resina Polímeros Polímeros

10 Polímeros

11 Anilina Anilina TNT TNT

12 Gasolina Gasolina Borracha Borracha

13 Solventes para Tintas

14 É um componente do CIGARRO

15 BENZINA Mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno. Mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.

16 UTILIZAÇÃO Solvente e removedor. Solvente e removedor. Possui um caráter tóxico quando inalado causando câncer subcutâneo. Possui um caráter tóxico quando inalado causando câncer subcutâneo. Se ingerido alcançando os alvéolos pulmonares a morte torna-se um fato. Possui características alucinógenas ao ser inalado, causando aflição, visões, etc. Se ingerido alcançando os alvéolos pulmonares a morte torna-se um fato. Possui características alucinógenas ao ser inalado, causando aflição, visões, etc.

17 HIDROCARBONETOS São compostos formados exclusivamente por átomos de CARBONO e por átomos de HIDROGÊNIO. São compostos formados exclusivamente por átomos de CARBONO e por átomos de HIDROGÊNIO.

18 PETRÓLEO É constituído fundamentalmente por HIDROCARBONETOS. É constituído fundamentalmente por HIDROCARBONETOS. A palavra petróleo vem do latim: petra = pedra e oleum = óleo A palavra petróleo vem do latim: petra = pedra e oleum = óleo É uma fonte de energia não-renovável É uma fonte de energia não-renovável

19 A maioria dos combustíveis de uso diário consiste em misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo: A maioria dos combustíveis de uso diário consiste em misturas de hidrocarbonetos derivados do petróleo:

20

21 Óleo diesel ou gasóleo Óleo diesel ou gasóleo

22 No petróleo, há em pequenas quantidades, substâncias que contém: No petróleo, há em pequenas quantidades, substâncias que contém: NITROGÊNIO NITROGÊNIO OXIGÊNIO OXIGÊNIO ENXOFRE ENXOFRE

23 APLICAÇÕES DO PETRÓLEO Fonte de Combustível. Fonte de Combustível. Fonte de substâncias que servem como reagentes em reações químicas que, em indústrias adequadamente equipadas, permitem a obtenção de novas substâncias de interesse da sociedade. Fonte de substâncias que servem como reagentes em reações químicas que, em indústrias adequadamente equipadas, permitem a obtenção de novas substâncias de interesse da sociedade.

24 OBTENÇÃO O processamento do petróleo é feito em uma Refinaria de Petróleo. O processamento do petróleo é feito em uma Refinaria de Petróleo. O processo de separação empregado chama-se Destilação Fracionada. O processo de separação empregado chama-se Destilação Fracionada.

25

26 Esquema de Torre

27 Torre de Destilação

28 Quanto mais voláteis os componentes de uma fração, mais próximos ao topo da coluna ela é obtida. Quanto mais voláteis os componentes de uma fração, mais próximos ao topo da coluna ela é obtida.

29 Características de alguns componentes Fração Temperatura de Ebulição (ºC) Composição Aproximada Usos Gás residual - C1 – C2 Gás combustível Gás Liquefeito de Petróleo - GLP Até 40 C3 – C4 Gás combustível engarrafado, uso doméstico e industrial Gasolina C5 – C10 Combustível de automóveis, solvente Querosene 175 – 235 C11 – C12 Iluminação, combustíveis de aviões a jato Gasóleo leve 235 – 305 C13 – C17 Diesel, fornos Gasóleo pesado 305 – 400 C18 – C25 Combustível, matéria- prima para lubrificantes Lubrificantes C26 – C38 Óleos lubrificantes Resíduo Acima de 510 C38 + Asfalto, piche, impermeabilizantes

30 Craqueamento Catalítico Para atender ao grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petróleo e, em conseqüência, sobra óleo. Para atender ao grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petróleo e, em conseqüência, sobra óleo. É possível quebrar uma molécula de óleo com 16 átomos de carbono em duas moléculas com 8, que correspondem à gasolina. É possível quebrar uma molécula de óleo com 16 átomos de carbono em duas moléculas com 8, que correspondem à gasolina.

31 Essa quebra é feita sob aquecimento e utilizando um catalisador apropriado. Essa quebra é feita sob aquecimento e utilizando um catalisador apropriado. A molécula ao lado possui 16 Carbonos A molécula ao lado possui 16 Carbonos

32 Indústria Petroquímica É o nome usado para designar o ramo da indústria química que utiliza derivados do petróleo como matéria-prima para a fabricação de novos materiais. É o nome usado para designar o ramo da indústria química que utiliza derivados do petróleo como matéria-prima para a fabricação de novos materiais. Plásticostecidos Plásticostecidos

33 Essência Perfume Essência Perfume Borracha Borracha

34 Detergentes Detergentes Medicamentos Medicamentos

35 Inseticidas Inseticidas Fertilizantes Fertilizantes

36 Colas Colas Tintas Tintas

37 COMBUSTÃO DE HIDROCARBONETOS É necessário que se tenha o combustível e o comburente. É necessário que se tenha o combustível e o comburente. É liberada uma grande quantidade de energia na forma de luz e calor. É liberada uma grande quantidade de energia na forma de luz e calor. Iluminação, funcionamento de motores, produção de energia elétrica, aquecimento de caldeiras, etc. Iluminação, funcionamento de motores, produção de energia elétrica, aquecimento de caldeiras, etc.

38 DIFERENTES FORMAS DE COMBUSTÃO Combustão Completa: Combustão Completa: Combustão Incompleta, formação de CO: Combustão Incompleta, formação de CO: Combustão Incompleta, formação fuligem: Combustão Incompleta, formação fuligem:

39 CO – Monóxido de Carbono Gás sem cor Gás sem cor Sem Cheiro Sem Cheiro Extremamente tóxico Extremamente tóxico Perturba o Sistema Nervoso, levando ao estado de coma e até morte. Perturba o Sistema Nervoso, levando ao estado de coma e até morte.

40

41 ATIVIDADES Qual a fórmula molecular do benzeno? Qual a representação freqüentemente usada para a estrutura dessa substância? Qual a fórmula molecular do benzeno? Qual a representação freqüentemente usada para a estrutura dessa substância? O petróleo é uma substância pura ou uma mistura? Qual sua composição? O petróleo é uma substância pura ou uma mistura? Qual sua composição? O que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas? O que acontece com o ponto de ebulição dos hidrocarbonetos à medida que aumenta o tamanho de suas moléculas?

42 O enxofre, impureza do petróleo, tende a se acumular nas frações mais pesadas, durante a destilação fracionada. Onde haverá mais enxofre: a) No querosene ou na gasolina? b) No óleo diesel ou na parafina? c) No piche ou no gás de cozinha?

43

44 E. E. REYNALDO MASSI Profª: MARCIA C. DE S. SILVA Profª: MARCIA C. DE S. SILVA Página: marciasilvaquimica.wikispaces.com Página: marciasilvaquimica.wikispaces.commarciasilvaquimica.wikispaces.com QUÍMICA QUÍMICA


Carregar ppt "HIDROCARBONETOS Profª Marcia C. Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google