A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Química Orgânica A Química Orgânica é uma divisão da Química. Proposta em 1777 por Torbern Olof Bergman. Era definida como um ramo químico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Química Orgânica A Química Orgânica é uma divisão da Química. Proposta em 1777 por Torbern Olof Bergman. Era definida como um ramo químico."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Química Orgânica A Química Orgânica é uma divisão da Química. Proposta em 1777 por Torbern Olof Bergman. Era definida como um ramo químico que estuda os compostos extraídos dos organismos vivos.

2 Teoria da Força Vital Em 1807, foi formulada a Teoria da Força Vital por Jöns Jacob Berzelius. Baseava-se na idéia de que os compostos orgânicos precisavam de uma força maior (a vida) para serem sintetizados.

3 Friedrich Wöhler Derrubou a Teoria da Força Vital Revolucionou a Q. Orgânica

4 Síntese de Wöhler Em 1828 Friedrich,discípulo de Berzelius.

5 Definição aceita atualmente Proposta por Friedrich August Kekulé. Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos do carbono. Nem todo composto que contém carbono é orgânico, (CO 2 ),(H 2 CO 3 ),(C (graf) ), etc. Mas todos os compostos orgânicos contém carbono.

6 Estudo do Carbono O átomo de carbono tem número atômico 6. Família 4 A. Apresenta seis elétrons distribuídos nas camadas K e L.

7 Postulados de Kekulé 1º. O carbono é tetravalente. 2º. As quatro ligações simples que o carbono faz são iguais. 3º O carbono é capaz de formar cadeias com outros átomos de carbono

8 1º.Tetravalente

9 2º.Ligações Equivalentes

10 3º.Forma cadeias carbônicas

11 Tipos de Carbono: A – Carbono Primário (P): é o carbono que se liga a no máximo 1 outro átomo de carbono. B – Carbono Secundário (S): é o carbono que se liga a 2 outros átomos de carbono. C – Carbono Terciário (T): é o carbono que se liga a 3 outros átomos de carbono. D – Carbono Quaternário (Q): é o carbono que se liga a 4 outros átomos de carbono.

12 Classificação de carbonos da molécula

13 Classificação de Hidrogênio H primário H terciário

14 CADEIAS CARBÔNICAS

15 CADEIA CARBÔNICA

16

17 CADEIAS CARBÔNICAS

18 CADEIAS CARBONICAS FECHADA

19 Classificação da Cadeia Carbônica A – Cadeia Aberta, Acíclica ou Alifática: os átomos de carbono não formam ciclos. B – Cadeia Fechada ou Cíclica: os átomos de carbono formam ciclos.

20 Cadeias Acíclica ou Alifática Cíclica ou fechada

21 Tipo de Cadeia Normal Ramificada

22 Insaturação Saturada Insaturada

23 Heteroátomo Homogênea (onde está o erro?) Heterogênea

24 Homocíclica Heterocíclica

25 EXERCÍCIOS

26

27 CADÊ O HETEROÁTOMO?

28 Fórmula Molecular Na 2 O

29 FÓRMULA MOLECULAR Chocolate Teobromina C 7 H 4 NO 2

30 DROGAS

31 COCAÍNAC 17 H 21 NO 4C H NO

32 Fórmula de Lewis

33 Fórmula Estrutural

34 Bond Line

35 Ligações entre Carbonos

36 Benzeno

37 Benzeno e seus derivados

38 Benzeno é um Hidrocarboneto Classificado como hidrocarboneto aromático. Todos os aromáticos possuem um anel benzênico (benzeno), que, por isso, é também chamado de anel aromático.

39 Características do Benzeno É líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico. Seus vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência.

40 Característica Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.(+ glóbulos Brancos) Também é conhecido por ser carcinogênico. É uma substância usada como solvente (de iodo, enxofre, graxas, ceras, etc.)

41 Benzeno Matéria prima para:

42 Fenol Piso com resina Polímeros

43 Anilina, TNT

44 Polímeros

45 Gasolina, Borracha sintética

46 Solventes para Tintas

47 Um dos Componente do Cigarro

48 Benzina Mistura de hidrocarbonetos obtida principalmente da destilação do petróleo que possui faixa de ebulição próxima ao benzeno.

49 Utilização da Benzina Solvente e removedor. Possui um caráter tóxico quando inalado causando câncer subcutâneo. Se ingerido alcançando os alvéolos pulmonares a morte torna-se um fato. Possui características alucinógenas ao ser inalado, causando aflição, visões, etc.

50 Moléculas da Paixão

51 Serotonina

52 FIM


Carregar ppt "Introdução à Química Orgânica A Química Orgânica é uma divisão da Química. Proposta em 1777 por Torbern Olof Bergman. Era definida como um ramo químico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google