A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação de Cadeias Carbônicas. Cadeia Carbônica é a estrutura formada por átomos de Carbono e Heteroátomos em uma molécula de qualquer composto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação de Cadeias Carbônicas. Cadeia Carbônica é a estrutura formada por átomos de Carbono e Heteroátomos em uma molécula de qualquer composto."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação de Cadeias Carbônicas

2 Cadeia Carbônica é a estrutura formada por átomos de Carbono e Heteroátomos em uma molécula de qualquer composto orgânico.

3 Para facilitar a comunicação, os químicos estabeleceram uma linguagem apropriada para contar como os átomos estão unidos, formando a cadeia carbônica.

4 Esta linguagem é a classificação de cadeias carbônicas. Ela é dividida em dois grandes grupos: Cadeia Aberta e Cadeia Fechada.

5 Cadeia Aberta, Acíclica ou Alifática

6 Cadeia aberta é aquela que apresenta pelo menos duas extremidades (pontas) e nenhum ciclo ou anel.

7 Elas podem ser classificadas de acordo com três critérios: disposição dos átomos de Carbono, tipo de ligação entre esses átomos e quanto à natureza dos átomos da cadeia.

8 Disposição dos Átomos de Carbono

9 Cadeia Normal, Reta ou Linear: É a cadeia aberta que apresenta somente duas extremidades, ou seja, todos os átomos que compõem a cadeia estão em uma única seqüência. Uma cadeia normal possui apenas dois átomos de Carbono Primário.

10 Exemplos:

11 Essas mesmas cadeias pode ser representadas de outra forma, chamada fórmula bastão:

12 Ou então pela fórmula estrutural condensada:

13 É importante também lembrar que uma cadeia linear não está necessariamente com todos os seus Carbonos desenhados em uma linha reta.

14 Cadeia Ramificada: É a cadeia que apresenta no mínimo três extremidades; seus átomos de carbono não estão dispostos segundo uma única seqüência, isto é, apresentam ramificações. No mínimo três átomos de Carbono Primário.

15

16 Exemplos:

17 Tipo de Ligação Entre os Átomos de Carbono

18 Cadeia Saturada: É aquela que apresenta somente ligações simples entre os átomos de Carbono.

19 Mesmo tendo um Carbono Insaturado (destacado em amarelo), a cadeia é saturada. Isto porque não há insaturações entre os Carbonos.

20 Cadeia Insaturada ou Não- Saturada: Apresenta pelo menos uma ligação dupla ou tripla entre os átomos de Carbono.

21 Natureza dos Átomos da Cadeia

22 Cadeia Homogênea: É constituída somente por átomos de Carbono.

23 Cadeia Heterogênea: É aquela na qual existe um heteroátomo entre os Carbonos que constituem a cadeia. Os heteroátomos mais comuns são O, N, S e P.

24

25 Logo, utilizando estes três critérios, podemos classificar uma cadeia aberta da seguinte maneira:

26 Cadeia aberta, normal (não- ramificada), insaturada e heterogênea

27 Cadeia aberta, ramificada, saturada e homogênea

28 Cadeia Fechada ou Cíclica

29 Cadeia Fechada é aquela que não apresenta extremidades. Os seus átomos se unem originando um ou mais ciclos (também chamados de anéis). As cadeias subdividem-se em dois grandes grupos : Aromáticas e Alicíclicas.

30 Cadeia Aromática é aquela que apresenta em sua estrutura um Anel Aromático (também chamado de Anel Benzênico). O Anel Aromático é uma estrutura formada por seis Carbonos e seis Hidrogênios.

31

32 Esta representação, entretanto, não demonstra a realidade da molécula, já que ela não apresenta ligações alternadas. Estas ligações não estão, na verdade, entre dois Carbonos, mas sim deslocalizadas, fazendo com que ela seja intermediária.

33 Isso é a ressonância, assunto que será abordado mais tarde.

34 Cadeia Alicíclica, Fechada ou Não Aromática

35 É a cadeia que não possui Anel Aromático. Para classificar este tipo de cadeia, analogamente às cadeias abertas, utilizam- se os seguintes critérios:

36 Disposição dos átomos de Carbono, tipo de ligação entre os átomos de Carbono e natureza dos átomos da cadeia. Além disso, pode ser classificada pela quantidade de anéis na estrutura.

37 Disposição dos Átomos de Carbono

38 Cadeia Alicíclica Simples ou Não-Ramificada: Como o nome diz, é aquela que não apresenta ramificações, ou seja, não apresentam Carbonos Primários.

39

40 Cadeia Alicíclica Ramificada: Também chamada de Cadeia Mista, é aquela que apresenta ramificações.

41

42 Tipo de Ligação Entre os Átomos de Carbono

43 Cadeia Alicíclica Insaturada: É aquela que apresenta pelo menos uma dupla ou tripla ligação entre os átomos de Carbono.

44 Todo anel aromático é considerado insaturado.

45 Cadeia Alicíclica Saturada: É aquela que só apresenta ligações simples entre os átomos de Carbono.

46 Natureza dos Átomos de Carbono

47 Cadeia Aliclíclica Homogênea ou Homocíclica: É aquela composta apenas por átomos de Carbono.

48 Cadeia Alicíclica Heterogênea ou Heterocíclica: É aquela que apresenta pelo menos heteroátomo entre os átomos de Carbono que formam a cadeia.

49 Quantidade de Anéis na Estrutura

50 Cadeia Monocíclica ou Mononuclear: Apresenta somente um ciclo ou anel.

51 Cadeia Policíclica ou Polinucelar: Apresenta pelo menos dois ciclos ou anéis.


Carregar ppt "Classificação de Cadeias Carbônicas. Cadeia Carbônica é a estrutura formada por átomos de Carbono e Heteroátomos em uma molécula de qualquer composto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google