A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Carol/Geografia.  É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões.  Regiões – são parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Carol/Geografia.  É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões.  Regiões – são parte."— Transcrição da apresentação:

1 Professora Carol/Geografia

2  É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões.  Regiões – são parte de um todo, que possuem traços comuns.

3  Imensas massas sólidas na superfície terrestre.  Se originaram da evolução natural ou geológica do nosso planeta.

4  O início da formação dos continentes remonta há 150 ou 200 milhões de anos.  Existem forças vindas do interior do planeta que exercem influências na superfície terrestre.  Essa superfície é composta de várias placas, que são dotadas de movimentos.  Teoria da deriva dos continentes

5  Por convenção, os pesquisadores estabeleceram a diferença entre ilhas e continentes, sendo a Austrália o menor continente e a Groenlândia a maior ilha.  Assim, todas as porções territoriais maiores que a Austrália são continentes e as porções menores que a Groenlândia são ilhas.

6

7 O Velho Mundo: Ásia, Europa e África. Maior massa continental, 57% das terras emersas. O Novo Mundo ou Novo Continente: América do Norte, América Central e América do Sul. Novíssimo Continente ou Oceania: Inclui a Austrália e uma série de ilhas. Continente Antártico: Polo Sul Caracterizado pela ausência de ocupação humana. Sua exploração está ligada a pesquisas científicas.

8  Os termos Velho, Novo e Novíssimo Mundo não se referem às suas idades, mas sim à história.  As origens do homem e das antigas civilizações estão nos continentes africano, asiático e europeu,ou seja, no Velho Mundo.  A Europa também é conhecida como o berço da civilização ocidental.

9  Com o desenvolvimento das Grandes Navegações, a partir do século XV os europeus entraram em contato com os nativos de novas terras. Chamaram de América as terras ao oeste, e posteriormente, no século XVIII, de Oceania as terras ao leste da Europa.

10  Assim, os termos Novo Mundo (América) e Novíssimo Mundo (Oceania) refletem o ponto de vista dos europeus.

11  A Antártida não recebeu nomes como Novo ou Novíssimo Mundo por não ser habitada por nenhuma sociedade.  Trata-se de um continente muito frio, com um solo de grossa camada de gelo, impossibilitando a agricultura.

12  Porém, oferece inúmeros recursos, como minérios petróleo e carvão.  De acordo com o tratado da Antártida, assinado em 1961, nenhum país pode explorar seus recursos; somente bases de pesquisas científicas é permitida.  O Brasil, em 1984, também instalou sua estação científica, chamada Comandante Ferraz.

13

14  Conjunto formado pelos elementos mais importantes da natureza e para a vida humana, como o clima, o relevo, a vegetação original, o solo e a hidrografia (as águas)  Todos esses elementos estão interligados. Quando um deles se altera, todos os demais também se alteram

15  Localizam-se em latitudes médias, isto é, entre os trópicos e os círculos polares;  Apresentam as quatro estações bem definidas;  As condições climáticas são muito variáveis;  São regiões intensamente povoadas e as mais modificadas pela ação humana

16  Localizam-se em latitudes baixas, ou seja, próximas ao equador;  Caracterizam-se por climas quentes, geralmente úmidos, com apenas duas estações bem definidas: o verão e o inverno;  Possuem fauna e flora muito mais variadas que as demais regiões e a maior quantidade de espécies vegetais do planeta

17  São regiões vizinhas aos polos Norte e Sul e estão localizadas em altas latitudes, ou seja, acima dos círculos polares Ártico e Antártico;  Apresentam clima frio polar, com inverno rigorosíssimo e um verão brando;  A queda de neve é constante.

18  Apresentam clima seco;  Chove pouquíssimo (menos de 500 mm);  As chuvas são irregulares, isto é, não ocorrem em períodos fixos.

19  Clima geralmente frio e há geleiras no seu topo;  As chuvas e a neve são abundantes;  Vegetação dividi-se por andares.


Carregar ppt "Professora Carol/Geografia.  É dividir um espaço – um município ou um estado, um país, um continente ou todo o mundo – em regiões.  Regiões – são parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google