A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Título do Trabalho: Proposta de Alteração à Norma ABNT- NBR-14653-5 através de um Estudo da NR-12 para Bens Isolados com o Objetivo de Alienação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Título do Trabalho: Proposta de Alteração à Norma ABNT- NBR-14653-5 através de um Estudo da NR-12 para Bens Isolados com o Objetivo de Alienação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Apresentação Título do Trabalho: Proposta de Alteração à Norma ABNT- NBR através de um Estudo da NR-12 para Bens Isolados com o Objetivo de Alienação. Autor: Engenheiro Hewerson Raniére da Silva

3 Contexto do Trabalho O engenheiro mecânico como avaliador; Aumento da interação homem-máquina; Fiscalização ostensiva do MTE; Possibilidade de passivos trabalhistas; A ABNT-NBR não contempla a NR-12, explicitamente.

4 Objetivos do Trabalho Apresentar propostas de afetação do valor do avaliando, decorrente de sua inadequação à Norma Regulamentadora NR-12, ao longo do processo de Avaliação de Máquinas e Equipamentos, para a situação de um bem isolado, fora do processo industrial e com o objetivo de alienação.

5 ABNT-NBR Premissas e os fatores limitantes do trabalho: a finalidade do trabalho: o ALIENAÇÃO VOLUNTÁRIA DE BEM ISOLADO o objeto a ser avaliado: o BEM ISOLADO (MÁQUINA OU EQUIPAMENTO) o tipo de valor que se deseja obter: o VALOR DE MERCADO PARA VENDA o alcance da avaliação: o RESTRITO A ALIENAÇÃO DO BEM ISOLADO o grau de agregação da avaliação: o ISOLADO FORA DO PROCESSO INDUSTRIAL (MÁQUINAS E SEUS EQUIPAMENTOS ORIGINAIS)

6 ABNT-NBR A metodologia aplicável para máquinas isoladas conforme item 8 da ABNT-NBR é o: MÉTODO COMPARATIVO DIRETO DE DADOS DE MERCADO O Engenheiro Avaliador deve fundamentar: diferentes funções; desempenho operacional; estruturas construtivas; itens opcionais.

7 ABNT-NBR GRAU DE FUNDAMENTAÇÃO: Vistoria; Funcionamento; Fontes de informação; Dados de mercado; Depreciação: o Decrepitude; o Deterioração; o Mutilação; o Obsoletismo.

8 Depreciação METODOLOGIAS CONSAGRADAS PARA O CÁLCULO: Método de Caíres: idade, valor residual, vida útil e fatores de manutenção e trabalho; Método da Criticidade: focado na manutenção; Método de Cole: 10% do valor de novo para o valor residual, também conhecido como método da série; Método de Ross: um polinômio em função da vida útil e da idade do equipamento; Método da Linha Reta: linearmente ao longo do tempo, também conhecido como método da cota fixa ou linear.

9 NR-12 Critérios da NR-12 para bens isolados: Princípios gerais: 12.2 e 12.12; Instalações e dispositivos elétricos: 12.14, e 12.17; Dispositivo de partida, acionamento e parada: a 12,27, a e a 12.36; Sistemas de Segurança: a 12.40, 12,45 a e 12.50; Dispositivos de parada de emergência: todos, exceto e 12.59; Componentes pressurizados: todos, exceto 12.78, 12,81 e 12.83; Transportadores de materiais: 12.85, 12.88, 12.89, e 12.92; Riscos adicionais: , e Manutenção, Inspeção, Preparação, Ajustes e Reparos: todos, exceto e ; Sinalização: todos, exceto o ; Manuais: todos os itens.

10 Avaliação x NR-12 Procedimento de avaliação: Vistoria e funcionamento: o Relato das situação que afetam o valor do avaliando; Fontes de informação e dados de mercado: o Dado de mercado com NR-12 ( itens: instalado ou avulso; obsoletismo natural; atualizações da Norma) Depreciação: o Modelo matemático (fator específico para NR-12)

11 a. Vistoria: ao realizar a visita ao bem, o engenheiro avaliador deve verificar a adequação da máquina à NR-12, relatando todas as inconsistências encontradas e registrando-as com foto; Proposta à ABNT-NBR

12 b. Funcionamento: o engenheiro avaliador, ao verificar o funcionamento da máquina, deve observar todos os itens da NR-12 para garantir um funcionamento seguro, e caso não verifique esta condição deve relatar as inconsistências encontradas e registrá-las com foto; Proposta à ABNT-NBR

13 c. Dados do mercado: ao levantar os dados de mercado, o engenheiro avaliador deve abater do valor da amostra o valor de todos os itens da NR-12 faltantes no avaliando; Proposta à ABNT-NBR

14 Proposta à ABNT-NBR d. Fontes de informação: ao coletar seus dados, o engenheiro avaliador deve buscar informações de fabricantes ou importadores tradicionais no atendimento às normas vigentes no país;

15 e. Depreciação: ao utilizar todas as informações da vistoria e do funcionamento propostas nos itens anteriores, respectivamente a. e b., o engenheiro avaliador deve levantar todos os valores das inconsistências constatadas e obter um valor final para se somar a depreciação do avaliando. Proposta à ABNT-NBR

16 Considerações à Proposta O procedimento aludido no item c. deverá ser aplicado SOMENTE no caso que os itens a. ou b. não forem cumpridos, pois neste caso o efeito da adequação à NR-12 na depreciação estaria comprometido; Para o cumprimento do item d. o avaliador poderá reportar-se aos órgãos de registros públicos e privados de quaisquer esferas para obter certificados das empresas pesquisadas; A soma à depreciação referenciada no item e. será realizada somente após a obtenção do valor da depreciação, ou seja, não importa a metodologia empregada para o cálculo da mesma.

17 Agradecimentos Muito Obrigado! Perguntas?


Carregar ppt "Apresentação Título do Trabalho: Proposta de Alteração à Norma ABNT- NBR-14653-5 através de um Estudo da NR-12 para Bens Isolados com o Objetivo de Alienação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google