A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos Disciplina: Usuários da Informação

2 Objetivo do estudo O objetivo é criar um parâmetro de comportamento dos alunos do 8° ano na busca de informações para atividades escolares, construindo a imagem deste usuário com seus métodos, comportamentos e deficiências de pesquisa na busca da informação necessitada do meio referente; Traçando em um objetivo específico, a relação com as fontes de informação da Biblioteca Escolar e a Internet;

3 Universo e Amostra Foram entrevistados 12 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola E. Álvaro Laureano Pimentel.

4 Instrumento de coleta de dados
O instrumento utilizado foi o método de grupo focal, formado por 2 grupos de 6 alunos.

5 Principais resultados da fase quantitativa
No estudo quantitativo, chegamos a conclusão de que 50% dos alunos que participaram da pesquisa avaliaram a biblioteca de sua escola como razoável. A principal dificuldade na busca da informação para as pesquisas escolares é a falta de informação necessária; e na forma como lidam com as informações encontradas numa pesquisa escolar, 32% pesquisa somente o que se pede. A visão formada da representatividade da biblioteca para os alunos, se divide em 'um local que disponibiliza livros' e em 'um centro de informação'.

6 Análise qualitativa dos dados

7 Como você caracteriza o processo de busca nas suas pesquisas escolares
Como você caracteriza o processo de busca nas suas pesquisas escolares? Começaremos do ponto em que é pedido a você para que faça uma atividade de determinada matéria.

8 Em todos os grupos, o primeiro passo a ser descrito, foi a utilização do Google, ou algum mecanismo de busca on-line. Em nenhum caso, houve pesquisa direta ou em segundo plano na biblioteca. Aluno 3: “ Eu gosto do wikipédia. Pego os assuntos mais importantes e coloco no word, se a professora não pedir pra escrever.”

9 Você freqüenta a biblioteca da sua escola
Você freqüenta a biblioteca da sua escola? Você indicaria uma razão para os seus colegas não freqüentarem?

10 A maioria não freqüenta a biblioteca
A maioria não freqüenta a biblioteca. Percebe-se que as reclamações e justificativas para não freqüentarem, é o atendimento falho, a falta de um horário para visitas e a má organização. No primeiro grupo, somente 2 alunos freqüentavam a biblioteca, e no segundo 3 alunos. Aluno 8: “Aqui quando você vai na biblioteca você é mal atendido e parece que não te querem lá. Nem vou.”

11 Entre biblioteca e internet, qual dos dois suportes você acha que não corresponde a suas necessidades em pesquisas? Em que ponto exatamente você acha que este suporte deixa a desejar?

12 A menção da biblioteca, como o suporte que mais deixa a desejar foi unânime. A maioria dos alunos ressaltam que o que deixa a desejar seria o atendimento. Embora afirmem que confiam mais em uma informação impressa, do que on-line. Aluno 1: “Eu confio mais nos livros, porque na internet, alguém pode escrever lá e mudar. Mas a biblioteca é mais demorada pra achar uma coisa. ”

13 Na sua opinião, o que a biblioteca representa para você e para a sua escola?

14 Em ambos os grupos a palavra ‘excluído’ e ‘isolada’, surgiram para definir o que a biblioteca representava. Aluno 6: “Eu acho maior (sic) legal a biblioteca, porém nem sempre nos podemos ir. Ela é um lugar excluído.”

15 Aluno 7: '' Um ambiente de lazer, um local educacional. ''
Aluno 5: ''Um lugar de aprender mais (sic) educacional.'' Aluno 2: ''Pra escola ela é um lugar de melhoria de educação. ''

16 Ao fazer a pesquisa na Internet, você se preocupa em como colocar esse conteúdo no seu trabalho escolar? Preocupações como: não fazer uma cópia, ler e compreender o conteúdo, reformular o que foi encontrado. etc.

17 Pode-se inferir que o empenho em um trabalho, depende do assunto que se trata, levando maior empenho a assuntos que os interessem particularmente. Quando não há um tema de interesse, a pesquisa é desenvolvida por meios ‘mecânicos’. Aluno 5: “Vou falar a verdade, eu só copio e esqueço tudo depois.” Aluno 9: “Eu estudei muito com o trabalho da professora sobre sistema digestivo. Eu gosto muito, porque eu quero ser médica.”

18 Aluno 3: '' Eu copio e dou uma mudada no que está escrito. ''
Aluno 4: '' Eu leio pra ver se está certo e depois copio. ''

19 Quais são as dificuldades que você encontra quando faz uma pesquisa?

20 Nos dois grupos, ninguém apresentou barreiras encontradas no processo de pesquisa. Alegando facilidade e acessibilidade no uso da internet (meio totalmente usado em ambos os grupos). Aluno 11: “Eu tenho computador, e quando faço minhas pesquisas encontro as coisas. As vezes alguma coisa é mais difícil de achar, mas eu sempre acho. ”

21 Aluno 12: '' A vezes demora pra achar, mas é só procurar mais que você acha. ''
Aluno 2: '' Tem dia que é mais difícil de achar as coisas (sic) quando o assunto é complicado.No trabalho sobre gases alguns eram mais fáceis e de achar e outros não, mas eu acabei achando tudo. ''

22 Considerações finais Os alunos vêem a biblioteca como um lugar importante, porém, excluído da realidade escolar. As reclamações referentes a biblioteca são majoritariamente, sobre a gestão; sendo pouco criticados o espaço e acervo. Afirmam confiar mais em livros e outros meios impressos, mas usam mais a internet por sua acessibilidade. Sentem a biblioteca como um espaço excluso, ao qual não faz parte do cotidiano escolar na hora de realizar as atividades escolares, por falta de incentivo dos professores e bibliotecários.

23 Na realização de pesquisas, o primeiro passo sempre é a internet, ferramenta que utilizam com agilidade. Só há uma dedicação maior em pesquisas que tenham como tema algo que desperte um interesse pessoal. Existe mais proximidade de termos e mecanismos relacionados a internet, do que a utilização de uma biblioteca. Internet x biblioteca escolar.

24 A biblioteca

25

26


Carregar ppt "Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google