A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Profª. Laíssa Eschiletti Prati.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Profª. Laíssa Eschiletti Prati."— Transcrição da apresentação:

1 AUTORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Profª. Laíssa Eschiletti Prati

2 Autoria Processo pessoal de construção de um texto Apropriação de conteúdos construídos por outros autores Elaboração e escrita de seu entendimento do que foi lido (COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA, 2011)

3 Plágio Acadêmico Ocorre quando um aluno retira, seja de livros ou da internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, nem citá-lo como fonte de pesquisa (GARSCHAGEN, 2006). (COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA, 2011)

4 3 tipos de plágio (Garschagen, 2006) Integral Ocorre quando o aluno copia um trabalho sem mencionar o autor original. Parcial Oorre quando o trabalho é um mosaico formado por cópias de parágrafos e frases de autores diversos, sem mencionar suas obras. Conceitual Utilização da idéia do autor escrevendo de outra forma, porém, novamente, sem citar a fonte original. (COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA, 2011)

5 Referência do livro: Amélio, Ailton. O Mapa do amor. São Paulo: Gente, Tua professora deu uma tarefa: Escrever um texto sobre Como encontrar um(a) namorado(a). Olhando a internet encontrastes dois textos: Um capítulo de livro e um site falando sobre o assunto.

6

7 Lendo os dois textos, achastes que tinha todas as informações necessárias para escrever um excelente texto. Mas o tempo era pouco. Então, partistes para o copiar-colar. Já era meia-noite. Fostes dormir com o texto que segue impresso para entregar para a professora.

8 Plágio Integral O que fazer para arranjar um(a) namorado(a): A melhor maneira de estabelecer um bom relacionamento amoroso é começar bem esse tipo de relacionamento. Certos erros que cometemos no início de um relacionamento amoroso, como a escolha de um parceiro errado, podem nos custar um alto preço durante todo o tempo que o relacionamento durar e mesmo depois de ele terminar (ele pode deixar sequelas). Entregando um texto assim, sua professora poderia ficar pensando: Será que foi o aluno mesmo que escreveu isso? Fostes dormir torcendo para ela não conhecer o texto ou não colocar uma parte deste texto na internet. O que será entregue é cópia. E plágio é crime!

9 No meio da madrugada ficastes com medo da professora descobrir fácil que estavas copiando. O sono era muito e resolvestes aproveitar o que já tinhas feito. Olhou novamente o site e achou interessante acrescentar alguma ideia nova. Fizeste nova impressão (que está no próximo slide). Era ainda copiar-colar, mas de dois locais diferentes.

10 Plágio Parcial O que fazer para arranjar um(a) namorado(a): A melhor maneira de estabelecer um bom relacionamento amoroso é começar bem. Certos erros que cometemos no início de um relacionamento podem nos custar caro durante todo o tempo que o relacionamento durar e mesmo depois de ele terminar (ele pode deixar sequelas). O Facebook pode te ajudar. Uma turma aproveitou o código aberto do Facebook para lançar sua própria agência gratuita de relacionamentos e dar uma mãozinha aos que estão à procura. Pronto! Agora a professora não poderá descobrir! Afinal, são fontes diferentes Se ela quiser, basta colocar na internet que continuará sabendo que não disse nada novo. Mas, será que a professora saberá qual ideia é a minha e de onde copiei? Estou com sono. Deixa assim.

11 Ainda com muito sono, achastes que poderias melhorar um pouco o texto. - Mexendo um pouco as palavras e colocando uma ideia minha, provavelmente ela não descubra que eu copiei tudo! Voltastes ao computador e o resultado do teu esforço está no texto que segue.

12 Plágio conceitual O que fazer para arranjar um(a) namorado(a): Um bom relacionamento amoroso surge quando se começa bem. Alguns comportamentos podem deixar sequelas durante o relacionamento e após o seu término. Então, é interessante buscar ferramentas que ajudem a encontrar a alma gêmea. Uma dessas ferramentas pode ser o FACEBOOK. Lá já existem aplicativos facilitando relacionamentos, que ajudam os que estão à procura. Realmente, a professora não encontrará nada se colocar no Google uma parte do texto. Mas, ela saberá qual ideia é minha e qual eu copiei? Caindo de sono, pensaste: Fiz o meu melhor. Afinal, eu não copiei simplesmente o texto, eu mexi um pouco nele. Deixa assim. A professora vai entender.

13 Fostes novamente para a cama. A insônia bateu forte. Era um vira pra cá e vira pra lá sem fim... Como o sono não vinha, voltaste para o computador. Abriste novamente o doc e reescrevestes o texto. Agora seguindo as normas científicas.

14 Texto autoral O que fazer para arranjar um(a) namorado(a): Segundo Amélio (2001, p. 10) a melhor maneira de estabelecer um bom relacionamento amoroso é começar bem. Para o autor, nossas atitudes, especialmente no início do relacionamento, podem influenciar todas as interações durante o tempo de união. Essas atitudes podem deixar sequelas, inclusive, após o término desse convívio (AMÉLIO, 2001). Vivências que podem afetar o início de outros relacionamentos. Então, pode ser interessante buscar ferramentas que ajudem a encontrar a sua alma gêmea. Resende (2011) divulgou, no site Hypesciece, que foi lançada uma agência gratuita de relacionamentos no Facebook. Esse aplicativo pode facilitar um primeiro contato e auxiliar a bons inícios de relacionamentos.

15 Texto acadêmico Escrever com suas próprias palavras Explicar todas as citações cuidar para que as referências sejam científicas Apresentar as fontes no próprio texto Se necessário, incluir as citações diretas (texto literal do autor utilizado) à medida que o trabalho vai sendo desenvolvido colocando-as entre aspas referindo a página original da citação. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA. Nem tudo que parece é: entenda o que é Plágio. Rio de janeiro: IACS, 2011.

16 Fundamental Explicitar exatamente o que estão usando desses autores e o que cada um está propondo Articular as ideias apresentando algo novo Ser autor! COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA. Nem tudo que parece é: entenda o que é Plágio. Rio de janeiro: IACS, 2011.

17 Referências AMÉLIO, Ailton. O Mapa do amor. São Paulo: Gente, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE AUTORIA. Nem tudo que parece é: entenda o que é Plágio. Rio de janeiro: IACS, RESENDE, Patrícia. Como encontrar um namorado na internet. Disponível em:. Acesso em: 24 mar


Carregar ppt "AUTORIA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Profª. Laíssa Eschiletti Prati."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google