A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Renata Medici Referências e Citações Bibliográficas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Renata Medici Referências e Citações Bibliográficas."— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Renata Medici Referências e Citações Bibliográficas

2 PLÁGIO O que é plágio para você?

3 PLÁGIO Plágio não é somente a cópia fiel e não autorizada da obra de outra pessoa seja ela artística, literária ou científica. É também, e mais comumente, a cópia da essência criadora sob veste ou forma diferente (pg. 65 JOA), isto é, a apropriação indevida da produção de outrem mascarada por um modo distinto de escrever ou pela versão para outro idioma, entre várias possibilidades. Fonte: Documento PUC-Rio, disponível em:

4 PLÁGIO ACADÊMICO O plágio acadêmico se configura quando um aluno ou docente retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Fonte: Cartilha: entenda o que é plágio de Nery et al (s/d):disponível em plagio-academico.pdfhttp://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre- plagio-academico.pdf

5 PLÁGIO ACADÊMICO Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o desconhecimento da lei não serve de desculpa, pois a lei é pública e explícita. Fonte: Cartilha: entenda o que é plágio de Nery et al (s/d):disponível em plagio-academico.pdfhttp://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre- plagio-academico.pdf

6 PLÁGIO – ÁREA ACADÊMICA Fonte: especialista,b463cc957020d310VgnVCM acceb0aRCRD.htmlhttp://noticias.terra.com.br/educacao/plagio-virou-praga-no-meio-academico-diz- especialista,b463cc957020d310VgnVCM acceb0aRCRD.html

7 PLÁGIO Segundo Ramos, apud Garschagen (2006), há, pelo menos, três tipos de plágio: 1.Integral: 2.Parcial: 3.Conceitual: Fonte: Documento PUC-Rio, disponível em: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte. colagem resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras. utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

8 Cuidado Não é correto escrever uma colcha de retalhos texto construído a partir de um levantamento de trechos de autores, Correto – o autor deve criar um texto diferente baseado nas ideias dos mesmos, explicando o que eles quiseram dizer com exemplos esclarecedores, entre outros complementos. Fonte: Cartilha: entenda o que é plágio de Nery et al (s/d):disponível em plagio-academico.pdfhttp://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre- plagio-academico.pdf

9 Cuidado É incorreto, por exemplo, colocar, em vários parágrafos sucessivos, literalmente o texto de diferentes autores (entre aspas, portanto), ou mudando apenas uma ou outra palavra. Fonte: Cartilha: entenda o que é plágio de Nery et al (s/d):disponível em plagio-academico.pdfhttp://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre- plagio-academico.pdf

10 Citações Bibliográficas É a menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte.(ABNT - NBR 10520, 2002)

11 Citações Bibliográficas Citação Direta Citação Indireta Citação de Citação

12 Citações Diretas É quando o autor opta por transcrever literalmente uma parte de um texto lido. Deve-se respeitar rigorosamente a redação, ortografia e pontuação, sem alterar o texto original.

13 Citações Direta

14 Citações Indiretas É a citação livre do texto, ou seja, reprodução de algumas idéias de um autor, sem que haja transcrição literal dos termos que ele utilizou.

15 Exemplos De acordo com Robbins (1990), há técnicas que as empresas podem usar para um estímulo da criatividade individual e grupal na formulação de alternativas criativas durante a tomada de decisões.

16 Exemplos Há técnicas que as empresas podem usar para um estímulo da criatividade individual e grupal na formulação de alternativas criativas durante a tomada de decisões (ROBBINS, 1990).

17 Citação de Citação Na impossibilidade de acesso a um documento original, pode-se reproduzir uma informação já citada por outros autores, cujas obras tenham sido consultadas. É sempre preferível, entretanto, consultar as fontes originais.

18 Exemplo Segundo Ribas, (apud LIMA, 1987, p. 215), "não se deve privar a Administração Pública da atribuição de prevenir pela punição aqueles atos que, [...] opõem tropeços ao desenvolvimento regular da ação administrativa [...]."

19 Exemplo "Atualmente, o uso da tecnologia de teleconferência é considerado fundamental para o desenvolvimento de coleções e serviços digitais." (LESSIK, 1997 apud ARELLANO, 2001, p. 9).

20 Citação 1 autor De acordo com Resende (2004, p. 3), "a comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana em busca de compreensão e interação. Ou "A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana em busca de compreensão e interação." (RESENDE, 2004, p. 3).

21 Citação 2 autores Segundo Carvalho e Gil-Pérez, (2000, p. 42) "o interesse por saber programar atividades de aprendizagem manifeste-se como uma das necessidades formativas básicas dos professores." Ou O interesse por saber programar atividades de aprendizagem manifeste-se como uma das necessidades formativas básicas dos professores (CARVALHO; GIL-PÉREZ, 2000, p. 42).

22 Citação 3 autores "O processo de recuperação da informação em fontes de informação automatizadas, denominada com base de dados, possibilita a pesquisas de modo interativo através do computador." (BERNARDO; NOBRE; JATENE, 2004, p. 106). Ou Estudo realizado por Bernardo, Nobre e Jatene (2004, p. 106) "O processo de recuperação da informação em fontes de informação automatizadas, denominada com base de dados, possibilita a pesquisas de modo interativo através do computador."

23 Citação com mais de 3 autores Costa Júnior et al. (1983, p. 57) enfatiza que... Ou (COSTA JUNIOR et al. 1983, p. 57)

24 Referências Bibliográficas NBR Informação e documentação - Referências - Elaboração


Carregar ppt "Profa. Renata Medici Referências e Citações Bibliográficas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google