A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equilíbrio Químico. Constante de Equilibrio  No equilíbrio, há a constante de equilíbrio Kc, que é expressa basicamente por: Kc = [reagentes] coeficiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equilíbrio Químico. Constante de Equilibrio  No equilíbrio, há a constante de equilíbrio Kc, que é expressa basicamente por: Kc = [reagentes] coeficiente."— Transcrição da apresentação:

1 Equilíbrio Químico

2 Constante de Equilibrio  No equilíbrio, há a constante de equilíbrio Kc, que é expressa basicamente por: Kc = [reagentes] coeficiente [produtos] coeficiente  Ou seja, considerando a seguinte reação genérica em equilíbrio: a A + b B ↔ c C + d D  Tendo que as letras minúsculas são os coeficientes, e as letras maiúsculas são as substâncias, a constante de equilíbrio dessa reação será: Kc = [C] c. [D] d [A] a. [B] b

3 Exercício

4

5 Grau de Equilíbrio  É um número adimensional compreendido entre zero e um que pode ser expresso em porcentagem e determina o rendimento da reação.

6 Exercício Considere a seguinte situação: Num recipiente de 2 litros colocamos 2 mols de uma substância AB. Ao obter o equilíbrio, observamos a presença de 0,5 mol de B. Vamos definir o K c da reação:

7 Exercício Considere a seguinte situação: Num recipiente de 2 litros colocamos 2 mols de uma substância AB. Ao obter o equilíbrio, observamos a presença de 0,5 mol de B. Vamos definir o K c da reação:

8 Resolução Mols/Inicio2 mols 0 mols Reagiu/Produziu0,50,5 mols Equilíbrio1,5 mols0,5 mols Proporção 1 ↔ 1 1 Nos reagentes : n° mols de inicio – n° mols que reagiram = valor em equilíbrio. Nos produtos : n° mols de inicio + n° mols que produziu = valor em equilíbrio.

9 Exercício  Em um recipiente fechado, com capacidade de 5 L, em temperatura T, há 2 mol de gás hidrogênio, 3 mol de gás iodo e 4 mol de iodeto de hidrogênio. A reação entra em equilíbrio químico, em temperatura T, e verifica-se que há 1 mol de gás hidrogênio no recipiente. Qual é o grau de equilíbrio e qual o valor da constante de equilíbrio Kc desta reação?

10 Resolução molH2H2 I2I2 HI Mols no Início2 mols3 mols4 mols Reagiu/Formou1 mol 4 mols Equilíbrio1mol2 mols8 mols H 2 + I 2 ↔ 2HI Proporção 1 1 ↔ 2


Carregar ppt "Equilíbrio Químico. Constante de Equilibrio  No equilíbrio, há a constante de equilíbrio Kc, que é expressa basicamente por: Kc = [reagentes] coeficiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google