A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portugal contemporâneo a um CLIC… Como utilizar a PORDATA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portugal contemporâneo a um CLIC… Como utilizar a PORDATA?"— Transcrição da apresentação:

1 Portugal contemporâneo a um CLIC… Como utilizar a PORDATA?

2 O que é a PORDATA?

3 PORDATA é um serviço público de informação estatística à disposição de todos os interessados. Aqui encontras milhares de estatísticas e indicadores sobre os mais diversos aspectos da realidade portuguesa:  População  Saúde  Educação  Protecção social  Emprego  Empresas  Despesas familiares  Habitação  Cultura  Justiça  Contas nacionais  Contas do estado  Ambiente e território

4 Como aceder à PORDATA? BASTA CLICAR:

5 O QuÊ? e Como Pesquisar? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

6 A informação pode ser pesquisada de várias formas. Por: Palavra-chave, como no Google, no Yahoo, no Bing e noutras ferramentas similares. Por : TEMA Através de consulta avançada. Por: TEMA SUBTEMA QUADRO SÉRIE PERÍODO DE TEMPO

7 Homepage

8

9 Os Contadores… Na homepage do site PORDATA podes visualizar um conjunto de dados em movimento sobre Portugal. Trata-se de um exercício de simulação em tempo real, baseado em séries estatísticas oficiais, também disponíveis na PORDATA.

10 Indicadores… Ainda na homepage podes consultar alguns dados sobre indicadores seleccionados de especial significado. Exemplo: N.º de filhos por mulher Esperança de vida à nascença Doutoramentos Taxa de mortalidade infantil …

11 Quadro Resumo… O Quadro Resumo inclui dados sobre os mais importantes indicadores da evolução da sociedade portuguesa para os anos em que se realizam recenseamentos da população, de 1960 a População residente total Até 15 anos anos Com 65 anos ou mais Com 75 anos ou mais

12 Glossário Glossário: Aqui encontras as definições para todos os conceitos utilizados na PORDATA.

13 Área Pessoal… Na homepage podes registar-te basta indicares: O TEU UMA passaword

14 Quais as vantagens da Área Pessoal? 1. Permite guardar as tuas pesquisas para posterior consulta. 2. Permite guardar pesquisas que são actualizadas automaticamente 3. Contém um sistema de alertas que TE informa sempre que existirem actualizações na PORDATA. 4. Permite construir os indicadores que pretenderes a partir dos dados disponíveis na PORDATA.

15 Após registo na PORDATA, ficarás com acesso a:  As minhas Consultas: Área onde ficam armazenadas as consultas gravadas.  Os meus Indicadores: Área com os indicadores construídos pelo utilizador.  Os meus Alertas: Sempre que houver uma actualização nas áreas de interesse, será notificado através de mensagens deixadas nesta área.

16 Exemplo:

17 Como visualizar a informação?

18 Em Quadro Quadro: é o botão activado por defeito. Os dados consultados são apresentados em formato de tabela. Esta tabela pode ser simples ou comparar temas. Em Gráfico Estático - permite visualizar os resultados da tabela em gráficos de linhas. Dinâmico - permite visualizar a evolução dos dados através do tempo em gráfico animado. Este pode ser transformado em gráfico de “bolhas”, de “colunas” ou de “linhas”. Editar quadro: permite trabalhar individualmente as colunas, aplicando a cada uma os botões disponíveis.

19 Podes ainda determinar… Variação absoluta (?): aumento ou diminuição dos valores de um ano (ou período) relativamente ao anterior. Taxa de variação (%): aumento ou diminuição dos valores de um ano (ou de um período) relativamente ao anterior, em percentagem. Média: é o resultado da soma dos valores anuais divididos pelo número de anos. Preços constantes (em €): valor em € tendo por referência os preços de um ano. O ano de referência adoptado é Neste ano o valor a preços constantes coincide com o valor a preços correntes. Percentagem: proporção de um valor em relação ao total equiparado a 100.

20 Outras funções… Metainformação: informação associada aos dados, incluindo as fontes, os conceitos, as notas, as operações estatísticas e respectiva periodicidade, o âmbito geográfico e as fórmulas de cálculo dos indicadores. Retroceder: permite regressar à etapa anterior. Refazer: permite regressar às tabelas visíveis antes de ter retroceder.

21 Como guardar a informação obtida?

22 Guardar quadro: permite gravar a tabela de dados em ficheiro dinâmico ou estático. Por defeito, a tabela é gravada em formato dinâmico. Imprimir. Exportar para pdf. Exportar para xls. Exportar para doc. Exportar para jpeg. Ajuda: atalho para aceder ao glossário. Hiperligação: acesso à hiperligação que lhe permite enviar a sua consulta através de ou de uma mensagem instantânea.

23 23 Mediateca Escolar – Projecto Bons Métodos, Bons Resultados Ficha Técnica Realização: Mediateca Escolar Coordenadora do Projeto: Gina Rodrigues Equipa do Projeto : Gina Rodrigues, Mª José Rodrigues e Rosa Albuquerque 2010/2011 ES com 3º Ciclo do EB de Matias Aires


Carregar ppt "Portugal contemporâneo a um CLIC… Como utilizar a PORDATA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google