Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaphael Brasil Alterado mais de 9 anos atrás
1
agency S cope | 30 anos de estudo das agências criativas e de media e o papel emergente do digital 30 years of research for media and creative agencies and the emerging role of digital OMEXPO’11 Lisbon, Portugal Portugal * Spain * Brasil * China * India * Singapore * Argentina * Chile * México Grupo Consultores www.grupoconsultores.com
2
30 anos de investigação… 1978 2003 2005 2009 2008 2006 1998 2010 2009 …30 years of research…
3
B arómetros… agencyScope mediaScope brandScore brandSponsor prScope digitalScope Brands * Agencies * Media
4
E ntrevistando os maiores anunciantes… …interviewing major advertisers (logos presented for Portugal and Spain)
5
A valiando as maiores agências… …evaluating top creative and media agencies (logos presented for Portugal and Spain)
6
A valiando os principais meios… …evaluating media channels and supports … and most recently: digital (logos presented for Portugal and Spain)
7
PARTE 1 Contexto do mercado e a economia digital Market context and digital economies
8
Evolução Revolução …evolution… …revolution… versus O emergir do digital na publicidade… …emerging role of digital advertising and trends…
9
R evolução vs evolução… …Digital revolution vs evolution… 2001 / 2002 2003 / 2004 2005 / 2006 2007 / 08 / 2009 Dot.com bubble Online Advertising = / 1digit Mobile ↑ Broadband ↑ Internet time spend ↑ Online adv. share investment 3% ∆ O nline adv. Investiment 30% (UK: 60%; FR: 78%) Online internet users 48% Online adv. share investment 5% ∆ O nline adv. Investiment 23% Online internet users 70% Positive growth economies Online Advertising returned to 2 digit growth Search ↑ Rich Media ↑ Multimedia consumption ↑ Google and Search Engine bost ↑ Banners dominated digital formats Rich Media : 1/3 investments (France) and 1/4 in UK and Germany 2001 …. 2006 International crisis Decay rates (total media Adv) Online Adv. still ↑ (1 digit) Social Networks bost Europe now close to USA numbers 16% 9% 68% 16% 14% 73% 2009 / 2010
10
Contexto do mercado - macro: Conjuntura macro a afectar o investimento das marcas na publicidade (technological bubble, 2008/2009…) Diferentes fases de maturação para a economia digital em cada país. E conomias digitais… …evolution / revolution to digital economies… Top líderes: USA, UK, GER, FR, ITA, HOL Top potential: CHINA, RUSS Next … ESP… PT, BRA,GRE
11
Coordenada Matriz: País Share digital Tx. penetração Internet Share Investimento no digital (%) Taxa de penetração da Internet (%) 0,3 0,2 0,1 O diferencial entre a taxa de penetração da internet e o share de investimento no digital permanece abaixo do potencial.
12
Contexto do mercado – perfil de users: Broadband, Mobile, Smartphones… potenciaram ao digital e à publicidade no digital ‘Consumer is in control’… diversas plataformas de acesso e interacção O fenómeno das redes sociais A nova geração de users (teens…the next generation) E conomias digitais… …evolution / revolution to digital economies… (high PENETRATION RATES, more TIME SPENDING ON INTERNET, more CONTENTS, more share NETWORK, more EXPOSURE and CONTACT…)
13
Contexto do mercado – oferta no digital: Novos formatos publicitários surgem no digital… Passámos a ‘era’ dos banners?! Online display advertising a emergir?! O search irá continuar a dominar o investimento no digital?! Interactividade é factor de diferenciação no digital Cross media advertising dá mais relevância ao digital Os meios convencionais evoluem para o digital Standardização de medição do Brand ROI no digital E conomias digitais… …evolution / revolution to digital economies…
14
PARTE II O investimento em meios e no digital Media investments and digital
15
…results will be focusing mostly for two markets: Portugal and Spain O s resultados que iremos apresentar focam-se mais nos mercados de Portugal e Espanha… Fontes GC: digitalScope mediaScope agencyScope TrendScope Estatísticas do sector: IAB InfoAdex ACEPI WFA Adex
16
P osicionamento no digital (2010) …Portugal and Spain positioning on digital advertising… Investimento no Digital (MM€) Variação 2009/2010 (%) Share do Digital no total de Media (%) #6#3#9 #11#2#12
17
I nvestimento em meios e evolução …media investment and trends - SPAIN +7% +9% -8% -15% +1% Total media investmentInvestment – non conventional media | BTLInvestment – conventional media | ATL Millions of €
18
S hare de investimento …Share investment on conventional media and non conventional media … 45% 70% 55% 30% Meios convencionais Meios não convencionais Share de Investimentos em media (%) Share de Investimentos em media (%)
19
S hare de investimento (convencional) …Share investment on conventional media and digital - SPAIN Share (%) Digital TV Jornais Rádio Exterior, Revistas Cinema
20
S hare de investimento (convencional) …Share investment on conventional media and digital - PORTUGAL Share (%) Digital TV Jornais, Exterior
21
M ix de meios eleitos na eficácia (2010) …Top media elected for best efficancy… Meios convencionais Meios não convencionais Mix de meios eleitos na eficácia publicitária (%) Tv (sinal aberto)1 Exterior2 Jornais3 TV cabo4 Revistas4 Online/Digital5 Rádio6 Cinema7 Tv (sinal aberto)1 Online/Digital2 Jornais3 Exterior4 Revistas5 Rádio6 TV temática7 TDT7 Cinema8
22
P otencial de crescimento em meios (2011) …Potential growth on media advertising 2011…opinion: Brand Managers and Media Agencies Meios não convencionais Sim/Não consideram vir a aumentar o investimento actual em meios para o próximo ano? (%)
23
P otencial de crescimento em meios (2011) …Potential growth on media advertising 2011…opinion: Brand Managers and Media Agencies Meios não convencionais Sim/Não consideram vir a aumentar o investimento actual em meios para o próximo ano? (%)
24
M aiores investidores no digital - Espanha… …Spain – Major brands investing on digital media TOP 4 - sectorestrends Telecoms Crescimento constante (10% a 13% | 07-10) Automóvel Maior crescimento (8% para 13% | 07-10) Turismo e viagens Menor crescimento (17% para 11% | 07-10) Finanças Maior descida (13% para 8% | 07-10) TOP 10 - marcas
25
M arcas mais destacadas na comunicação… …Spain and Portugal – brands elected for the best communication strategy TOP 10 - marcas
26
PARTE III O serviço digital Digital services
27
A gência integrada vs especializada - Espanha …Spain – Integrated or specialized Agency 57% 42% Tipo de agência que escolhe para as suas necessidades de comunicação? (%) Agência Especializada Agência Integrada Um só interlocutor Simplicidade na relação Maior conhecimento Actuação global na comunicação Rentabilidade / baixo orçamento Conhecimento do especialista Melhores resultados A integração não existe ! Pela melhor criatividade Melhor formato para trabalhos por projecto
28
D uração da relação com a agência …Spain and Portugal – Years of relationship (average) Número médio de anos da relação do anunciante com a sua agência criativa (média de nº anos) Agência Digital 3,8 anos
29
Número médio de agências criativas por anunciante (nº médio de agências) N umero de agências …Spain and Portugal – average number of agencies 2 agências criativas 1 agência de meios 1-2 agências serv.mkt 1 agência digital 1-2 agências criativas 1 agência de meios 1 agência serv.mkt 0-1 agência digital
30
D istribuição de funções - Espanha …Spain – attribution of services between agencies providers Ag. Digital Ag. Criativa Ag.de Meios Ag.Meios Digital Ag.de Serv.Mkt Ag.de Serv. Mobile Ag. Especializada Consultora tecnológica Anunciante Web Design Display / Microsites Pl./C de Meios Digitais Search Mobile Audiovisual Online Social Media Mkt Afiliação e-CRM e-Commerce Funções Agências
31
A gência digital ideal - Espanha …Spain – Characteristics for an Ideal Digital Agency Rentabilida de / preços 8% Eficácia / objectivos 17% Conhecimento / experiência 38% Portfolio/ experiência 2% Equipa 6% Resposta/ timings 11% Bom serviço ao cliente 14% Conhecimento do mercado / sector / marcas 23% Estratégia 9% Criatividade (inovação, originalidade) 39% Proactividade 8% Experiência Conhecimento ROI KPI’s Relação Equipa Estratégia
32
C ampanhas destacadas no digital - Espanha… …Spain and Portugal – brands elected for the best communication strategy TOP – Campanhas digitais MTV – ‘Amo a Laura’ Atrápalo ING direct Movistar Coca Cola J&B Mini Tiempo BBDO Double you Sra Rushmore NetThink Isobar agencia 101 DDB, Publicis Dialog agencia 101
33
A gências digitais mais conhecidas - Espanha …Spain – Awareness: Rank Digital Agencies
34
A gências digitais mais conhecidas - Espanha …Spain – Awareness: Rank Digital Agencies
35
A gências nomeadas no digital - Espanha …Spain – Best agencies elected for digital services TOP 4 - Criatividade Wysiwig razorfish TOP 4 - Eficácia Double Click TOP 4 - Planeamento Double Click TOP 4 - Estratégia
36
O s mais eficazes… …Spain and Portugal – best online providers elected for efficancy TOP 10 – Suportes digitais
37
agency S cope | 30 anos de estudo das agências criativas e de media e o papel emergente do digital 30 years of research for media and creative agencies and the emerging role of digital OMEXPO’11 Lisbon, Portugal Portugal * Spain * Brasil * China * India * Singapore * Argentina * Chile * México Grupo Consultores www.grupoconsultores.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.