A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar"— Transcrição da apresentação:

1 GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
AULA 15 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar Questão sócio-política Movimento republicano Golpe republicano IMPÉRIO Q U E D A BASE RELIGIOSA BASE MILITAR BASE SÓCIO-POLÍTICA

2 GOLPE REPUBLICANO de1889 A QUESTÃO RELIGIOSA: 1864
Contexto: Igreja atrelada ao Estado pelo Padroado e Beneplácito. Bula Syllabus (Papa Pio IX): maçons expulsos dos quadros da Igreja. D. Pedro II proíbe tal determinação no Brasil. Bispos de Olinda e Belém descumprem imperador e são presos. Posteriormente anistiados. Igreja deixa de prestar apoio ao Imperador.

3 GOLPE REPUBLICANO de1889 A QUESTÃO RELIGIOSA: 1864
Em síntese: O contexto histórico da questão religiosa foi marcado pelo conflito entre Igreja X Maçonaria. A postura de alguns bispos de colocar em prática a bula papal Syllabus sem o consentimento do imperador gerou a prisão e muitos destes. Este fato significou a ruptura da Igreja com o Estado imperial e com isso a perda da base religiosa do império.

4 GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO MILITAR
Exército desprestigiado pelo governo: baixos soldos, pouca aparelhagem e investimentos. Exército fortalecido nacionalmente após a Guerra do Paraguai. Punições do governo a oficiais que manifestavam-se politicamente. Sena Madureira, Cunha Matos. Penetração de idéias abolicionistas e republicanas positivistas nos quadros do exército associam o Império ao atraso institucional e tecnológico do país.

5 GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO MILITAR
Em síntese: Após a guerra do Paraguai (1864 a 1870), os militares brasileiros voltaram para o Brasil com idéias republicanas e abolicionistas, gerando um confronto com o governo nacional que era imperial e escravista. Foi neste contexto histórico que o imperador D. Pedro II perdeu a sua base de apoio militar.

6 GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO SÓCIO-POLÍTICA.
Movimento abolicionista: intelectuais, camadas médias urbanas, setores do exército. Prolongamento da escravidão por meio de leis inócuas: Lei do Ventre Livre (1871). Lei dos Sexagenários ou Saraiva-Cotegipe (1885).

7 GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO SÓCIO-POLÍTICA.
Abolição da Escravidão (1888) retira do governo imperial sua última base de sustentação: aristocracia tradicional. Em síntese: A abolição dos escravos conseqüência da pressão do capitalismo inglês e da força do movimento abolicionista, acabou determinando a queda da sustentação socio-política do império. Devemos destacar que a base sócio-política do império era composta pela a aristocracia latifundiária escravista.

8 GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO REPUBLICANA
1870: Manifesto Republicano (RJ) – dissidência radical do Partido Liberal. 1873: Fundação do PRP (Partido Republicano Paulista), vinculado a importantes cafeicultores do Estado. Descompasso entre poderio econômico dos cafeicultores do Oeste Paulista e sua pequena participação política.

9 GOLPE REPUBLICANO de1889 QUESTÃO REPUBLICANA
Abolicionismo em contradição com o escravismo defendido por velhas elites aristocráticas cariocas. Idéia do Federalismo – maior autonomia estadual. Apoio de classes médias urbanas, também pouco representadas pelo governo imperial.

10 GOLPE REPUBLICANO de1889 A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (15/11/1889):
Em síntese: A proclamação da república tem que ser vista historicamente não como um movimento popular mais sim como um golpe militar. Este, foi articulado pelo partido republicano que era formado fundamentalmente pelos cafeicultores, classe média e militares. Por isso ao mencionar “O Brasil não tem povo, tem público” alguns historiadores ressaltavam que mais uma vez o povo brasileiro foi marginalizado do processo histórico do seu país.

11 GOLPE REPUBLICANO de1889 DIFERENTES PROJETOS REPUBLICANOS:
República Positivista: centralização política nas mãos do presidente. Postura predominante entre os militares. Prevaleceu entre 1889 e 1894, durante a chamada República da Espada. República Liberal: federalismo descentralizado com grande autonomia para os Estados. Postura predominante entre os cafeicultores paulistas. Prevaleceu entre 1894 e 1930, durante a chamada República Oligárquica.

12 GOLPE REPUBLICANO de1889 DIFERENTES PROJETOS REPUBLICANOS:
República Jacobina: formação de uma república com forte participação popular e favorável a criação de medidas com alcance social. Postura predominante entre setores da classe média urbana que não chegou a se concretizar.

13 VALEU MOÇADA! UM ABRAÇO DO PROF. SAMPAIO E ATÉ A PRÓXIMA AULA...
PERDEU AULA?


Carregar ppt "GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google