A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica nº 2 de Rio Tinto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica nº 2 de Rio Tinto"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica nº 2 de Rio Tinto
Tecnologias da Informação e Comunicação - 7º Ano

2 Internet

3 Introdução à Internet Internet é um conjunto mundial de redes, que interliga computadores e outros dispositivos eletrónicos e que permite o acesso a informações e a todo o tipo de transferência de dados e comunicações online.

4 História da Internet Surge em 1969 nos EUA no auge da Guerra Fria que opunha os Estados Unidos da América à então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; Tinha como objetivo descentralizar a informação do Pentágono, para que esta não caísse em mãos inimigas;

5 História da Internet Surge a ARPANET – rede que funcionava com um protocolo (“regras”) de comunicação que garantia que a informação fosse partilhada e chegasse sempre com segurança ao destino; Inicio dos anos 80 – A ARPANET adotou um conjunto de protocolos(TCP/IP) que permitia que universidades, centros de investigação e departamentos militares criassem as suas próprias redes e se ligarem à ARPANET; Início dos anos 90 – dá-se a exploração comercial da Internet gerida por empresas privadas.

6 O que é preciso para aceder à Internet
Hardware Computador, modem, linha (telefónica, cabo,…) Software Browser ou navegador e software necessário para estabelecer a ligação Fornecedor de serviço Entidade que nos disponibiliza uma entrada na Internet ex: MEO, Vodafone, … Chama-se IPS (Internet Service Provider) ou provedor do serviço de internet

7 Diferença entre Internet e Web Internet ≠ Web
A World Wide Web ou simplesmente Web é um conjunto de informação que existe em todo o mundo, alojada em servidores Web. Esta informação encontra-se sob a forma de páginas eletrónicas – websites – que podem pertencer a Universidades, organizações, particulares, empresas,… Internet é uma rede global de computadores e outros dispositivos eletrónicos interligados entre si através de redes de telecomunicações.

8 NetEtiquette Conjunto de normas e atitudes recomendadas para que todos os utilizadores possam comunicar através da Internet de forma agradável e cordial.

9 Serviços básicos Correio electrónico ( ) - sistema que possibilita o envio e a receção de mensagens eletrónicas por computador;

10 Serviços básicos (cont.)
World Wide Web (WWW) – documentos existentes na Internet que são escritos em linguagem especial e que para serem visualizados é necessário utilizar um programa adequado designado por browser;

11 Serviços básicos (cont.)
Transferência de ficheiros (FTP) – protocolo que possibilita a transferência de ficheiros através da Internet; Tipos de software: Freeware – pode ser “descarregado” e utilizado gratuitamente; Shareware – testado gratuitamente mas que, ao fim de um determinado tempo tem de ser adquirido para que continue a ser utilizado; Beta – versões de software que ainda se encontram em desenvolvimento mas que são disponibilizadas para que os utilizadores as testem;

12 Serviços básicos (cont.)
Download Transferência ou importação de ficheiros de um computador para o nosso. Upload Transferência ou exportação de ficheiros do nosso computador para outro qualquer computador.

13 Serviços básicos (cont.)
Grupos de discussão (Newsgroups) – fóruns de discussão onde os utilizadores podem abordar os mais diversos assuntos; Listas de correio – utilização do correio electrónico para troca de informação entre grupos de utilizadores;

14 Serviços básicos (cont.)
Comunicação em tempo real (Chat) – O IRC é o serviço da Internet utilizado para conversar com outros utilizadores em tempo real. Videoconferência – serviço que permite estabelecer o diálogo entre as pessoas.

15 Endereços URL- uniform resource locator
Protocolo - Indica ao Browser que se pretende efectuar uma ligação à Web Acesso ao ficheiro domínio Sufixo que indica que é uma página de Portugal

16 Endereços (cont) Valor Significado com Site comercial pt
Site de Portugal org Site de organização sem fins lucrativos eu Site europeu net Site generalista edu Site educacional É possível encontrar o domínio de topo .com.pt o que que indica que é um site comercial de Portugal.

17 Navegação na Web Favoritos – listas de endereços que nos permitem facilmente aceder às páginas; É possível gerir os favoritos, assim como importá-los ou exportá-los.

18

19 Navegação na Web em segurança
Não autorizar o navegador a segui-lo online. Não armazenar palavras-passe, especialmente em computadores públicos. Os cookies deverão ser eliminados quando encerra o navegador. Deverá ser solicitada autorização para abrir as janelas pop-up. O navegador deverá bloquear automaticamente sites de ataque e de falsificação. O navegador deverá avisar sempre que algum site tenta instalar algum extra (plugin).

20 Navegação na Web em segurança (cont.)
Não revelar dados pessoais a terceiros. Verificar se o site é confiável antes de efetuar o registo. Não aceitar instalações de extras desconhecidos ou pouco confiáveis. Terminar a sessão antes de fechar o navegador. Criar palavras-passe seguras Possuir pelo menos 8 caracteres (maiúsculas, minúsculas, símbolos, pontos, traços, …) Dever ser fácil de memorizar mas não ser óbvia, (como nome, data de nascimento, …)

21 Navegação na Web (cont.)
Histórico – Todos os sites consultados são guardados no nosso computador, permitindo aceder-lhes mesmo que não existam nos Favoritos. Sempre que utilizar um computador público, para sua segurança, elimine o histórico de navegação.

22

23 Pesquisas na Web

24 Pesquisa na Web Para pesquisar deve:
Escolher a(s) palavra(s) chave adequada(s) para a pesquisa Utilizar os operadores lógicos, caracteres especiais ou outras formas sintáticas mais específicas, etc. Caso utilize um computador público poderá utilizar a pesquisa em privado/sem registo, para que os locais visitados não fiquem registados no histórico.

25 Pesquisa na Web


Carregar ppt "Escola Básica nº 2 de Rio Tinto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google