A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Internet Introdução à Internet Internet é um conjunto mundial de redes, que interliga computadores e outros dispositivos eletrónicos e que permite o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Internet Introdução à Internet Internet é um conjunto mundial de redes, que interliga computadores e outros dispositivos eletrónicos e que permite o."— Transcrição da apresentação:

1

2 Internet

3 Introdução à Internet Internet é um conjunto mundial de redes, que interliga computadores e outros dispositivos eletrónicos e que permite o acesso a informações e a todo o tipo de transferência de dados e comunicações online.

4 História da Internet Surge em 1969 nos EUA no auge da Guerra Fria que opunha os Estados Unidos da América à então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; Tinha como objetivo descentralizar a informação do Pentágono, para que esta não caísse em mãos inimigas;

5 História da Internet Surge a ARPANET – rede que funcionava com um protocolo (“regras”) de comunicação que garantia que a informação fosse partilhada e chegasse sempre com segurança ao destino; Inicio dos anos 80 – A ARPANET adotou um conjunto de protocolos(TCP/IP) que permitia que universidades, centros de investigação e departamentos militares criassem as suas próprias redes e se ligarem à ARPANET; Início dos anos 90 – dá-se a exploração comercial da Internet gerida por empresas privadas.

6 O que é preciso para aceder à Internet Hardware Computador, modem, linha (telefónica, cabo,…) Software Browser ou navegador e software necessário para estabelecer a ligação Fornecedor de serviço Entidade que nos disponibiliza uma entrada na Internet ex: MEO, Vodafone, … Chama-se IPS (Internet Service Provider) ou provedor do serviço de internet

7 Diferença entre Internet e Web Internet ≠ Web A World Wide Web ou simplesmente Web é um conjunto de informação que existe em todo o mundo, alojada em servidores Web. Esta informação encontra-se sob a forma de páginas eletrónicas – websites – que podem pertencer a Universidades, organizações, particulares, empresas,… Internet é uma rede global de computadores e outros dispositivos eletrónicos interligados entre si através de redes de telecomunicações.

8 NetEtiquette Conjunto de normas e atitudes recomendadas para que todos os utilizadores possam comunicar através da Internet de forma agradável e cordial.

9 Serviços básicos Correio electrónico ( ) - sistema que possibilita o envio e a receção de mensagens eletrónicas por computador;

10 Serviços básicos (cont.) World Wide Web (WWW) – documentos existentes na Internet que são escritos em linguagem especial e que para serem visualizados é necessário utilizar um programa adequado designado por browser;

11 Serviços básicos (cont.) Transferência de ficheiros (FTP) – protocolo que possibilita a transferência de ficheiros através da Internet; Tipos de software: Freeware – pode ser “descarregado” e utilizado gratuitamente; Shareware – testado gratuitamente mas que, ao fim de um determinado tempo tem de ser adquirido para que continue a ser utilizado; Beta – versões de software que ainda se encontram em desenvolvimento mas que são disponibilizadas para que os utilizadores as testem;

12 Serviços básicos (cont.) Download Transferência ou importação de ficheiros de um computador para o nosso. Upload Transferência ou exportação de ficheiros do nosso computador para outro qualquer computador.

13 Serviços básicos (cont.) Grupos de discussão (Newsgroups) – fóruns de discussão onde os utilizadores podem abordar os mais diversos assuntos; Listas de correio – utilização do correio electrónico para troca de informação entre grupos de utilizadores;

14 Serviços básicos (cont.) Comunicação em tempo real (Chat) – O IRC é o serviço da Internet utilizado para conversar com outros utilizadores em tempo real. Videoconferência – serviço que permite estabelecer o diálogo entre as pessoas.

15 Endereços URL- uniform resource locator Protocolo - Indica ao Browser que se pretende efectuar uma ligação à Web domínio Sufixo que indica que é uma página de Portugal Acesso ao ficheiro

16 Endereços (cont) ValorSignificadoValorSignificado comSite comercialptSite de Portugal orgSite de organização sem fins lucrativos euSite europeu netSite generalista eduSite educacional É possível encontrar o domínio de topo.com.pt o que que indica que é um site comercial de Portugal.

17 Navegação na Web Favoritos – listas de endereços que nos permitem facilmente aceder às páginas; É possível gerir os favoritos, assim como importá-los ou exportá-los.

18

19 Navegação na Web em segurança Não autorizar o navegador a segui-lo online. Não armazenar palavras-passe, especialmente em computadores públicos. Os cookies deverão ser eliminados quando encerra o navegador. Deverá ser solicitada autorização para abrir as janelas pop-up. O navegador deverá bloquear automaticamente sites de ataque e de falsificação. O navegador deverá avisar sempre que algum site tenta instalar algum extra (plugin).

20 Navegação na Web em segurança (cont.) Não revelar dados pessoais a terceiros. Verificar se o site é confiável antes de efetuar o registo. Não aceitar instalações de extras desconhecidos ou pouco confiáveis. Terminar a sessão antes de fechar o navegador. Criar palavras-passe seguras Possuir pelo menos 8 caracteres (maiúsculas, minúsculas, símbolos, pontos, traços, …) Dever ser fácil de memorizar mas não ser óbvia, (como nome, data de nascimento, …)

21 Navegação na Web (cont.) Histórico – Todos os sites consultados são guardados no nosso computador, permitindo aceder-lhes mesmo que não existam nos Favoritos. Sempre que utilizar um computador público, para sua segurança, elimine o histórico de navegação.

22

23 Pesquisas na Web

24 Pesquisa na Web Para pesquisar deve: Escolher a(s) palavra(s) chave adequada(s) para a pesquisa Utilizar os operadores lógicos, caracteres especiais ou outras formas sintáticas mais específicas, etc. Caso utilize um computador público poderá utilizar a pesquisa em privado/sem registo, para que os locais visitados não fiquem registados no histórico.

25 Pesquisa na Web


Carregar ppt "Internet Introdução à Internet Internet é um conjunto mundial de redes, que interliga computadores e outros dispositivos eletrónicos e que permite o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google