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Problemas de trânsito na Roma antiga A exemplo das capitais modernas, Roma antiga j á sofria enormes congestionamentos. Tanto assim que C é sar, o curator.

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2 Problemas de trânsito na Roma antiga A exemplo das capitais modernas, Roma antiga j á sofria enormes congestionamentos. Tanto assim que C é sar, o curator viarum, ou seja, o diretor de trânsito da é poca, proibiu o trânsito de carro ç as e carruagens em toda a cidade. As carruagens s ó podiam circular ap ó s as três da tarde. Exce ç ão era feita para o transporte de materiais dos templos dos deuses, precau ç ão bastante saud á vel, ali á s. Hoje em dia tamb é m abrimos exce ç ões para nossos deuses atuais, n é ? Adivinhem o que aconteceu quando implantaram essa regra? A mesma coisa que em nossas cidades modernas. Os ve í culos pesados passaram a rodar s ó à noite.

3 Consequência: ningu é m mais conseguia dormir. O poeta Juvenal, l á no S é culo II, reclamando do trânsito dos caminhões da é poca, se queixava: “ S ó quem tem muito dinheiro consegue dormir em Roma. O problema é o trânsito das carro ç as que passam por ruas estreitas e sinuosas e nos rebanhos que param e fazem tanto barulho que nem um peixe conseguiria dormir ”. Fonte: Por que dirigimos assim? Livro de Tom Vanderbilt, traduzido por Cristina Yamagami Imagem de Cottage Home. Cottage Home

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5 A maior faixa de pedestres O enorme n ú mero de pedestres atravessando a Rua Xavier de Toledo, perto do Teatro Municipal em São Paulo, justificou a pintura de uma faixa com 28 metros de largura. At é prova em contr á rio, é a maior faixa de pedestres que existe.

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7 História dos pedágios Na Inglaterra, os pedágios começaram a ser autorizados já em Embora os colonizadores oriundos da Grã-Bretanha os conhecessem, o sistema somente foi introduzido nos Estados Unidos após sua independência. Foi então que os interesses comerciais das cidades em desenvolvimento passaram a requisitar mais estradas, muitas das quais não podiam ser construídas e mantidas com os orçamentos locais. A primeira estrada com pedágio na América foi autorizada por lei, na Virginia, em 1785, mas tinha sido construída com fundos governamentais. A primeira estrada a ser totalmente construída e operada por empresas privadas foi a rodovia de Lancaster em 1792, na Pennsylvania. A construção de estradas por particulares evoluiu rapidamente, e se olharmos um mapa de 1825 dos estados do leste norte-americano vamos perceber que coincide quase que totalmente com o desenho das estradas atual. Traduzido de Foto Chicago Skyway Toll Bridge, de Ronnig. Encontra-se em

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9 O trânsito e o arroz O Departamento de Trânsito de Washington realizou uma experiência extremamente didática. Mediu quanto tempo demorou para que um kilo de arroz conseguisse passar por um funil em duas situações diferentes.

10 Na primeira, o arroz era despejado todo de uma vez na boca do funil, enquanto que na segunda ele ia sendo despejado suave e continuamente. Adivinhem qual foi o resultado? Ao contrário do que muitos possam imaginar, o primeiro método foi muito mais lento do que o segundo. No último, o arroz demorou 27 segundos para ser escoado enquanto que no primeiro foram necessários 40 segundos, quase 50% mais demorado. Jogar violentamente o arroz só serviu para aumentar o atrito entre os grãos e criar impedância à fluidez.

11 O paralelo com o trânsito não é só figura de retórica. Se o número de veículos que se permitir entrar numa via for só um pouco inferior à sua capacidade, será possível escoar no mesmo período de uma hora, por exemplo, um número muito maior de veículos do que se a demanda for superior à capacidade e se permitir que acesse a via sem nenhum tipo de controle. Esse é o princípio do ramp meter, muito utilizado em outros países e do qual não temos nenhum operando no Brasil. Aliás, nem nome para ele temos, ainda, por aqui. Que tal moderador de acesso?


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