A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

União Europeia Unidade na diversidade. Etapas de Formação da União Europeia: Houve duas grandes etapas na formação da União Europeia:  A primeira pode.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "União Europeia Unidade na diversidade. Etapas de Formação da União Europeia: Houve duas grandes etapas na formação da União Europeia:  A primeira pode."— Transcrição da apresentação:

1 União Europeia Unidade na diversidade

2 Etapas de Formação da União Europeia: Houve duas grandes etapas na formação da União Europeia:  A primeira pode dizer-se que foi desde 1951 até 1957 e a segunda foi desde 1957 até á atualidade.

3 De 1951 até Como tudo começou... Durante séculos, a Europa foi palco de frequentes guerras devido á rivalidade existente nos setores políticos e económicos. Esta rivalidade fez com que muitos dirigentes de países europeus se convencessem de que a única forma de garantir a paz entre os seus países seria uni-los simultaneamente a nível económico e político. Europa dos 6: Assim sendo, nasceu, em 1951, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) composta por seis membros: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda.

4 Europa dos 9 Em 1973 entrou o Reino Unido, a Irlanda e a Dinamarca.

5 Europa dos 10 Em 1975, a Grécia pede a adesão à CEE após a restauração das instituições democráticas, mas só em 1979 o Tratado de Adesão é assinado, entrando em vigor só dois anos mais tarde.

6 Europa dos 12 Em Março de 1977, Portugal pede a adesão á CEE, seguida da Espanha em Junho do mesmo ano. Mas só no dia 11 de Junho de 1985, o Conselho da Comunidade Européia decidiu formalmente aceitar os pedidos de adesão de Portugal e da Espanha. E no dia 12 de Junho, o Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Européia era assinado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, só entrando em vigor a 1 de Janeiro de 1986

7 Europa dos 15 Em 1994 foi assinado o tratado de adesão da Áustria, da Finlândia e da Suécia. Mas só entraram na União Europeia no dia 1 de Janeiro de 1995.

8 Europa dos 25 Ao longo de 50 anos, a União Europeia foi-se alargando por pequenos passos, associando ao seu percurso, um ou dois países. Ao deparar-se, agora, com 10 novos países estamos perante o maior alargamento da História da Comunidade Europeia. A 1 de Maio de 2004, entraram 10 novos Estados Membros : Chipre, Malta, Hungria, Polónia, Eslováquia, Letónia, Estónia, Lituânia, República Checa e Eslovénia.

9

10 Europa dos 27 No dia 1 de Janeiro de 2007 a Roménia e da Bulgária começaram a fazer parte da União Europeia.

11 Os atuais países da União Europeia Os atuais países da união europeia são: Bulgária, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Grécia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Holanda, Áustria, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia, Suécia, Reino Unido.

12 As instituições da União Europeia As instituições da União Europeia são: Parlamento Europeu Conselho Europeu Comité econômico e social Comissão Europeia Tribunal de Justiça Tribunal de Contas Europeu Conselho da União Europeia

13 Os objetivos da União Europeia Os objetivos principais da União são: Livre circulação de pessoas Livre circulação de serviços Livre circulação de capitais Livre circulação de mercadorias.

14 Mapa actual da Europa


Carregar ppt "União Europeia Unidade na diversidade. Etapas de Formação da União Europeia: Houve duas grandes etapas na formação da União Europeia:  A primeira pode."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google