A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÚSICA COMO RECURSO PARA TRABALHAR O EIXO CORPO E MOVIMENTO DALINE BORTOLOTO FERRARI Senha:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÚSICA COMO RECURSO PARA TRABALHAR O EIXO CORPO E MOVIMENTO DALINE BORTOLOTO FERRARI Senha:"— Transcrição da apresentação:

1 MÚSICA COMO RECURSO PARA TRABALHAR O EIXO CORPO E MOVIMENTO DALINE BORTOLOTO FERRARI Senha: musicalizacao

2 SOPA SUPIMPA GRUPO TRIII HISTÓRIA SONORIZADA

3 BRINCAR DE LA LA LA BRINCAR COM UM CÍRCULO. DIVIDIR EM DOIS GRUPOS DIFERENTES E FAZER A BRINCADEIRA. CURIOSIDADE: PARA QUE SERVE A PERCUSSÃO CORPORAL? ALÉM DE PROPORCIONAR UMA FORTE SENSAÇÃO TÁTIL NA CRIANÇA, A PC É UMA ÓTIMA ESTRATÉGIA PARA FAVORECER O CONHECIMENTO DO SEU CORPO, DESENVOLVENDO APTIDÕES MUSICAIS COMO A NOÇÃO DO RITMO E DO PULSO. ALÉM DISSO, É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O CORPO É O NOSSO PRIMEIRO INSTRUMENTO E QUE ESTÁ SEMPRE CONOSCO FAZENDO MÚSICA!

4 EIXO CORPO E MOVIMENTO CONTEÚDOS Movimentos fundamentais: Engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, arrastar-se, deitar-se em diferentes posições. Galopar saltar, pular, saltitar, lançar/apanhar/receber/levantar/transportar objetos, subir, correr, descer e passar por dentro. Percepção corporal Imagem corporal Esquema corporal Percepção espacial Relação com o próprio corpo Relação com o corpo do outro Relação do corpo no espaço

5 Percepção temporal Velocidade Sucessão Duração Ritmo Percepção direcional Lateralidade: conceitos de esquerda e direita Direcionalidade: para cima/para baixo, dentro/fora, frente/atrás Coordenação óculo-manual Coordenação óculo-pedal Postura corporal Equilíbrio estático Equilíbrio dinâmico Freio inibitório Reprodução do movimento Estímulos visuais Estímulos auditivos

6 Jogos Jogos de corrida variada Jogos em linha Jogos em círculo Reprodução e criação do movimento Brinquedos cantados Cantigas de roda Movimentos corporais em relação Ao gênero musical Aos elementos que compõem o som Ao espaço físico Dança

7 LINGUAGEM MUSICAL CONTEÚDOS Fontes sonoras Natural Cultural Gêneros musicais Músicas Infantis Música Popular, regional, folclórica, de raízes, clássica, entre outras. Elementos que compõem o som Altura (grave, médio e agudo) Timbre (da natureza e produzido) Intensidade (forte/fraco, suave) Densidade (um som, muitos sons) Duração (longo/curto, pausa)

8 As crianças gostam de acompanhar as músicas com movimentos do corpo, tais como palmas, sapateados, danças, volteios de cabeça, mas, inicialmente, é esse movimento bilateral que ela irá realizar. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança – ouvindo, cantando, imitando, dançando – constrói seu conhecimento sobre música, percorrendo o mesmo caminho do homem primitivo na exploração e na descoberta dos sons. ( JEANDOT, 1990, P.19 )

9 HISTÓRIA SONS DO CORPO – ELVIRA DRUMMOND APRECIAÇÃO MUSICAL: BARBATUQUES CD – CORPO DO SOM SAMBALELÊ – VÍDEO Vídeo Barbatuques – Trabalho com as crianças

10 NOME CORPORAL CRÉDITOS: UIRÁ KUHLMANN CRIAÇÃO DE UM MOTIVO RÍTMICO COM SÍLABAS DO NOME COM A PERCUSSÃO CORPORAL.

11 Ciranda dos Bichos Pauleco e Sandreco (vídeos) OUVIR IDENTIFICAR OS SONS APRESENTAR ENTREVISTA SOBRE O INSTRUMENTO BRINCAR DE RODA

12 YAPO (PALAVRA CANTADA) YAPO (BATIDAS DE MÃOS NAS COXAS) YA YA (BATIDAS DE MÃOS CRUZADAS NO PEITO) EEO O (ESTALOS DE DEDOS) YAPO (BATIDAS DE MÃOS NAS COXAS) YA YA (BATIDAS DE MÃOS CRUZADAS NO PEITO) E (ESTALOS DE DEDOS) O YAPO (BATIDAS DE MÃOS NAS COXAS) YA YA (BATIDAS DE MÃOS CRUZADAS NO PEITO) YAPO (BATIDAS DE MÃOS CRUZADAS NO PEITO) ITUQUI ITUQUI (BATIDAS PONTA DOS DEDOS NA CABEÇA) YAPO(BATIDAS DE MÃOS NAS COXAS ITUQUI (BATIDAS PONTA DOS DEDOS NA CABEÇA) IÊ. (ESTALOS DE DEDOS) YAPO (PALAVRA CANTADA) PALAVRA CANTADA

13 PARLENDAS NÃO PAGA ALUGUEL ESSE BICHO DE PÉ POR ISSO SE HOSPEDA NA SOLA DO PÉ. LÉ COM LÉ, CRÉ COM CRÉ, UM SAPATO EM CADA PÉ. LÉ COM LÉ, CRÉ COM CRÉ, TEM CHEIRINHO DE CHULÉ. DESFILE DA BICHARADA – ELVIRA DRUMMOND

14 APRECIAÇÃO MUSICAL: ALEWANDER IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS ANDAMENTO QUANTAS PARTES(FORMA)?

15 ALEWANDER PARTE A – ANDAR EM CÍRCULO; PARTE B – QUATRO PASSOS PARA FRENTE E RETORNA. QUATRO PASSOS PARA TRÁS E RETORNA. (2X) PARTE A PARTE C - DANÇAR EM DUPLAS PARTE A PARTE B PARTE A

16 Os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidas com a mãos, e até mesmo falados). A música e o movimento é um amplo complemento no desenvolvimento das potencialidades infantis, já que, a música induz e facilita o processo de construção da psicomotricidade.

17 PRO PÉ - THELMA CHAN Meu pé tem dedos, meu pé tem sola com o peito do meu pé, chuto bola. (2x) Mexe os dedos, bate na sola. Faz carinho no pé! Pé pra baixo, pé pra cima. Bate um no outro! Meu pé tem dedos, meu pé tem sola com o peito do meu pé, chuto bola. (2x)

18 PANTURRILHA A perna tem barriga que nem eu (2x) Batata, panturrilha sura. Mexe nela pra não ficar dura.

19 VIVO - joelho Eu agacho eu levanto, agacho outra vez! Fiquei! Para cima e para baixo, vou subindo outra vez. É o joelho que se dobra, abaixe, levante. Sou formiga, sou gigante, joelho amigo, vamos brincar! Vivo, morto, vivo, morto. Morto, vivo, vivo, vivo! Eu agacho eu levanto, agacho outra vez! Fiquei!

20 MEXE, MEXE, MEXE – QUADRIL Todo mundo tem quadril, mexe, mexe, mexe, mexe. Bem gordinho ou esguio, tem que mexer.(2x) Pra frente pra trás, pro lado, pro outro, mexe pra ficar mais solto. Se não mexe enferruja e aí endurece, já pensou se cresce assim. Vai ser tão ruim!

21 PIPÓ – PALAVRA CANTADA Tocar no colega com diferentes partes do corpo; Primeiro ouvir a música para saber em qual momento as partes do corpo se tocarão. MÃO – JOELHO – PÉ – TORNOZELO - BUMBUM – COTOVELO – DEDINHO – DEDÃO – CABEÇA – PANTURRILHA – OMBRO – COSTAS – SOLA DO PÉ – COXA

22 DIVERTIMENTOS CORPO E VOZ THELMA CHAN – FAIXA 10 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 8 – 7 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 7 – 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 – 4 – 5 5 – 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 – 4 4 – 3 – 2 – 1 1 – 2 – 3 3 – 2 – 1 1 – 2 2 – 1 1

23 DIVERTIMENTOS CORPO E VOZ THELMA CHAN 1 – 2 – (PÉS) 1 – – 4 (PALMAS) 1 – 2 – 3 1 – 2 1

24 ELVIRA DRUMMOND PULO DENTRO E FORA PULO DENTRO, PULO FORA E TAMBÉM NO MESMO LUGAR. PULO DENTRO, PULO MAIS UM PULO PRA ACABAR. QUEM SABE FAZER COMIGO ASSIM!? QUEM SABE FAZER COMIGO ASSIM X-X (2X) ASSIM X-X (2X) QUEM QUISER APRENDER OLHE PRA MIM X-X.

25 JUNTA SEPARA Olhem só pra mim, eu agora vou brincar, pois as minhas mãos vou juntar e separar. Junta, separa, junta separa, vem que vou mostrar. Junta, separa, não vou me enganar. Dedinhos. Cotovelos. Joelhos. Pernas. Pezinhos.

26 EU VOU ME LEVANTAR, EU VOU ME ABAIXAR Eu vou me levantar, eu vou me abaixar, agora vou pular, sentado vou ficar. Agora sem a palavra levantar. Sem levantar e abaixar. Sem levantar, abaixar e pular. Sem levantar, abaixar, pular, sentar. Agora vou cantar a Deus meu criador, pois sempre me lembrou do seu tão grande amor.

27 Coça, Coça Macaquinho Macaquinho coça, coça. Ele gosta de coçar. Macaquinho coça a perna Até mandar parar. PAROU! O professor deverá mencionar, previamente, a parte do corpo a ser citada na canção (pernas, braços, coxas, pés...) As crianças acompanham o ritmo da frase musical, realizando a “coceira” na parte do corpo estabelecida, e deverão interromper, bruscamente, o movimento, ao ouvirem a ordem “parou!”

28 O MACACO Muita gente se admira Do macaco andar em pé. O macaco já foi gente Pode andar como quiser. As crianças são estimuladas a caminhar, seguindo o pulso da canção. Pode-se solicitar que caminhem: marchando, na ponta dos pés, pulando, etc.

29 Uma pulga impaciente Uma pulga impaciente, que não tomou café, Saltou na minha frente e picou o meu pé. Uma pulga impaciente, que não comeu feijão, Saltou na minha frente e picou minha mão. Uma pulga impaciente, que não comeu atum, Saltou na minha frente e picou o meu bumbum. Uma pulga impaciente, que não tomou a sopa, Saltou na minha frente e picou a minha boca.

30 ATIVIDADES COM BAMBOLÊS SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES BASEADAS EM VIVÊNCIAS NOS RESPECTIVOS CRÉDITOS ABAIXO: IRAMAR RODRIGUES: (IV E VI CURSO RÍTMICA DALCROZE, FAC.ANHEMBI MORUMBI, 2006 E 2008) SOFIA LOPEZ ÍBOR (CURSO INTERNACIONAL DE VERANO “MÚSICA E MOVIMENTO EN LA EDUCACIÓN” MADRID, 2009) PULSO E CÉLULAS RÍTMICAS REGULARES ZÉ – (EX.: BAMBOLÊ VERMELHO) ANA – (EX.: BAMBOLÊ AMARELO) ÂNGELA – (EX.: BAMBOLÊ PRATA) CAROLINA – (EX.: BAMBOLÊ AZUL) SILÊNCIO – (EX.: BAMBOLÊ ROSA)

31 BAMBOLÊS COLETIVOS – ENCERRAR A BRINCADEIRA COM 26 BAMBOLÊS

32

33

34

35

36

37 TABULEIRO DO ALFABETO Adaptações e desdobramentos Uirá Kuhlmann CADA BAMBOLÊ RECEBERÁ UMA LETRA DO ALFABETO. COLOCAR UM INSTRUMENTO DENTRO DE CADA BAMBOLÊ. ESCREVER LETRAS NO QUADRO, O RESPONSÁVEL PELO BAMBOLÊ DEVERÁ TOCAR O INSTRUMENTO CORRESPONDENTE. ESCREVER PALAVRAS

38 ADJSNBXKCYADJSNBXKCY

39 Apreciação Musical Música: Break mixer Identificar os instrumentos que tocam Música rápida ou lenta. Salientar que a música é feita de silêncio, e que para sermos bons músicos precisamos saber ouvir e silenciar. “Os melhores músicos são aqueles que sabem ouvir”. A música tem três partes – Forma A B Parte A – andar pela sala sozinho. Parte B – dançar em duplas. Nos momentos de silêncio ficar em estátua.

40 Elementos que compõem o som ALTURA DURAÇÃO INTENSIDADE TIMBRE Brincadeira do Eco Brincadeira do Elo Texto fundamentação

41 EI, EI, EI VANDERLEI OUVIR E DRAMATIZAR A HISTÓRIA

42 SAI, PREGUIÇA PALAVRA CANTADA


Carregar ppt "MÚSICA COMO RECURSO PARA TRABALHAR O EIXO CORPO E MOVIMENTO DALINE BORTOLOTO FERRARI Senha:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google