A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componentes de um computador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componentes de um computador"— Transcrição da apresentação:

1 Componentes de um computador
Hardware

2

3 Composição de um computador
Gabinete Dispositivos de Saída Monitor Impressora Dispositivos de Entrada Teclado Mouse Outros Periféricos

4 Peças básicas de um gabinete.
Gabinente O gabinete é o computador propriamente dito, dentro dele existem várias peças que são responsáveis por todos os cálculos que o computador realiza. Peças básicas de um gabinete. Placa-Mãe (MotherBoard) Processador Discos rígidos (HD) Memória RAM Drives de armazenamento removívies (CD DVD) Placas de Vídeo e Som

5 Placa-Mãe

6 A primeira placa mãe surgiu inicialmente em um computador da empresa IBM, no ano de 1982.
Mesmo passados mais de 30 anos a placa mãe quase não mudou, apenas alguns “slots” de padrão antigo foram substituídos por novos padrões de “slots”

7 O que a placa mãe faz com cada um dos componentes:
Processador: A placa mãe transmite os “pedidos” de dados para a memória RAM e para o HD, e transfere estes dados para o processador Placa de vídeo: A placa mãe envia as informações e dados do Processador e HD para a placa de vídeo, e a placa de vídeo envia estes para o monitor.

8 Memória RAM: A memória RAM sempre precisa de dados do HD, estes dados passam pela placa mãe para chegarem á memória. Leitor de CD/DVD: Quando o leitor interpreta os dados do CD ou DVD, ele envia estes dados para a memória RAM, que por sua vez manda para o processador. Estes dados são enviados para a placa de vídeo, que os transmite pelo monitor.

9 HD: A placa mãe pega as informações e dados do HD quando a memória RAM precisa.
Gravador de CD/DVD. Embora seja feito pelo mesmo equipamento, o sistema de gravação age diferente. O processador manda os dados á serem gravados para o gravador, que interpreta e grava os dados.

10

11 Processador

12 HDs HD moderno aberto HD Antigo HD moderno em um computador

13

14 Memória RAM

15 A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomeclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

16 Memória de um computador até o começo da década de 90

17 Memória de um computador na primeira metade da década de 90 (DIMM)

18 Memória DDR 1 introduzida no mercado nó fim da década de 90
Memória DDR 2 começou a ser comercializada no final de 2003 Memória DDR 3 começou a substituir sua antecessora ainda em 2007

19

20 Placas

21 Dispositivos de Saída São aparelhos responsáveis pela saída de informações do computador para o usuário. Entre esses positivos os mais conhecidos são o Monitor e a Impressora. Monitor: É o dispositivo mais comum dos computadores pessoais, sendo que sem ele não poderíamos utilizar o computador como estamos acostumados. Impressora: Dispositivo de saída que “transforma” as informações eletrônicas contidas no computador para o meio físico.

22 Dispositivos de Entrada
Os dispositivos de entrada são todo aparelho que quando ligado ao computador transmitem informações do meio externo para o computador, os maiores exemplos desses dispositivos são o teclado e o mouse. Teclado: Dispositivo encontrado em todo computador pessoal que facilita o trabalho com texto permitindo que o mesmo seja transcrito ao computador ao digitar as teclas. Mouse: Dispositivo que passou a ser mais utilizado após a invenção dos sistemas operacionais gráficos.

23 Periféricos São todos os tipos de aparelhos que possam ser ligados aos computadores e não sejam de extrema necessidade. Exemplos: Leitores de cartões Webcam Scanners Mesa de desenhos Projetores

24 Webcam Leitores de Cartões de memória Mesa de desenhos Scanners

25 Projetores

26 Outros periféricos

27 Dispositivos de Armazenamento
O grupo dos dispositivos de Armazenamento, vão desde os Discos Rígidos (HDs), aos pen-drives. Tem como principal características a função de guardar informações, esse dispositivos podem ser divididos em dois grupos, os Fixos e os Removíveis. Fixos Disco Rígido (HD) Removíveis Pen-drive; HD-Externo Disquetes. Discos (CD, DVD, Blu-ray)

28 Pen-Drive Pen-drive atual com tamanho em milimetros.

29 CD, possui armazenamento de até 700MB
DVD, possui armazenamento que varia entre o máximo de 4,5 GB nos de camadas simples até 9GB nos de camada dupla Blu-ray, possui armazenamento que varia entre o máximo de 25GB nos de camadas simples e 50GB nos de camada dupla

30

31


Carregar ppt "Componentes de um computador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google