A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus."— Transcrição da apresentação:

1 Pastor Washington Roberto Nascimento

2  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus 1:1).  2. Para defender a sua ideia, o escritor apresenta várias citações do Antigo Testamento (Mateus 1:23; Isaías 7:14), mais de 60 citações.

3  1. O autor deste primeiro livro do Novo Testamento é Mateus, que significa: “Presente de Deus”.  2. Mateus é também chamado de Levi (Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5;27)

4  3. Escritores como Papias (140 A.D) e Eusebius (323 A.D), citam Mateus como o autor deste primeiro Evangelho.

5  1. Expressões como a de Mateus 27:8 e 28:15: “Até este dia”, ou “até ao dia de hoje”, indicam que o evento ocorreu antes do escrito.  2. Os eventos descritos no livro sugerem que ele foi escrito antes da destruição do templo no ano 70 A.D., pois o autor não sugere que tal destruição houvesse ocorrido.

6  1. Entre o último livro do Antigo Testamento e Mateus, ou seja, Jesus, temos 400 anos.  2. Este período entre Jesus e Malaquias (e/ou Neemias), temos o período do silêncio. Durante este tempo nenhum profeta falou ou escreveu.

7  3.Foi neste período entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento que surgiu a LXX.  4. A língua falada neste tempo era o Grego por causa do Helenismo. Daí a razão do Novo Testamento ter sido escrito em Grego.

8  5. As sinagogas espalhadas por todo o mundo teve sua razão de ser com a diáspora, ou dispersão dos Judeus por todo o mundo, e começou em 722 a. C., com a invasão do Reino do Norte pelos Assírios (II Reis 17:6...).

9  6. Muitos acreditam que o profeta Ezequiel tenha sido o fundador da sinagoga (Ezequiel 14:1), e que se tornou tão popular no tempo Novo Testamento.

10  7. Ela, a diáspora, continuou quando os Babilônios invadiram o Reino do Sul (ou Judá) em 586 a. C, e muitos foram levados para Babilônia (II Reis 25:8-12) inclusive o profeta Ezequiel.

11  8. Várias guerras aconteceram na Palestina envolvendo Gregos e Romanos o que, também, contribuiu para a diáspora.  9. O resultado da diáspora foi que, no tempo do Novo Testamento, muitos judeus viviam fora da Palestina.

12  10. Assim sendo, a diáspora permitiu que o apóstolo Paulo encontra-se nas cidades visitadas por ele, em suas viagens missionárias, sinagogas judaicas onde ele se reunia para pregar o Evangelho e anunciar o Messias Jesus (Atos 14;1; 17:1, 10; 18:4).

13  11. Temos quatro evangelhos no Novo Testamento, são quatro testemunhos diferentes, porém, não conflitantes sobre a pessoa de Jesus. Daí a expressão: Evangelho Segundo...”.

14  12. A palavra Evangelho tem um significado etimológico: ε ὐ αγγ έ λιον - Boas Novas, e um significado histórico: estilo literário.  13. Os três primeiros evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas são chamados de evangelhos sinópticos, porque apresentam uma visão em conjunto, coletiva de Jesus. Mas João apresenta uma visão distinta.

15  14. Havia quatro tipos de pessoas no tempo de Jesus:  O Judeu, para quem o evangelho de Mateus foi escrito.  O Romano, para quem o Evangelho de Marcos foi escrito.

16  O Grego, para quem o Evangelho de Lucas foi escrito.  E as pessoas comuns, todas as outras pessoas, para quem o Evangelho de João foi escrito.

17  15. Jesus é apresentado por Mateus como o prometido do Antigo Testamento, o Messias, o Filho de Davi e o Filho de Abraão, através:  Da genealogia,  Do nascimento,  Do batismo,  Do ensino,

18  Milagres,  Morte,  Ressurreição,  Ascensão.

19  16. Mateus 16:15-19 é o texto chave deste livro.  “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?”  “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”  “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.”

20  “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”  “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”


Carregar ppt "Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google