A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01 Elazier Barbosa 02 Estamos cada vez mais vivendo um mundo de especialistas. Tudo está ficando cada vez mais especifico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01 Elazier Barbosa 02 Estamos cada vez mais vivendo um mundo de especialistas. Tudo está ficando cada vez mais especifico."— Transcrição da apresentação:

1 01 Elazier Barbosa

2 02 Estamos cada vez mais vivendo um mundo de especialistas. Tudo está ficando cada vez mais especifico para não se misturar uma coisa com a outra. Os termos técnicos não fogem à essa realidade. Usá-los de forma adequada faz diferença quando quer explicar tecnicamente assuntos de uma determinada área. Essa evolução dos termos, sua compreensão e saber usá-lo mais do nunca precisa ser levado em consideração para quem quer transitar por determinados meandros do conhecimento humano. Existem diversas áreas na Administração e consequentemente elas usam palavras técnicas específicas dentro do seu quadro de referência para explicar determinadas características de uma teoria, comportamento, aspectos referente à Finanças, Marketing etc. A criação de tais termos objetiva explicar uma realidade particular de um área. cujos fenômenos são de certo modo exclusivos, não existindo com tanta intensidade em outras áreas. Mas mesmo dentro da mesma área, às vezes tais termos são usados de forma indiscriminada, especialmente por aqueles não especialistas no assunto.

3 03 Sejam os termos: É possível que um potencial comprador vendo um sapato na vitrine, fique interessado e pense com o seus botões; será que o Custo é Baixo? Ele e entra na loja e pergunta ao vendedor; Qual o Custo desse sapato ? O vendedor pega a lista de Preço e diz, tanto. A palavra Custo não é de domínio de terceiros. Muito bem guardado pelas empresas. O que o cliente da loja pode saber é Preço do sapato: que é por quanto a loja comprou do fabricante mais um lucro. Por outro lado o que é Alto ou Baixo é Preço. O que é Caro ou Barato é Produto Esse desconhecimento do cliente é aceitável. Ele quer é comprar aquele sapato e precisa saber se tem dinheiro para tanto. Assim se achar que o preço está razoável, tem o dinheiro, gostou do produto vai comprar porque acha que vale a pena. Ele deu um Valor ao sapato, que talvez o seu amigo não daria por mais Barato que fosse, pois o Valor daquele sapato irá varia de pessoa para pessoa, o grau de satisfação é sempre diferente. Ou seja o termo Valor agora está sendo usado sem a conotação numérica, mas sim, emocional. Pode-se dizer que PREÇO é a expressão quantitativa do VALOR

4 04 Mas é possível que sua mulher preocupada com as finanças domésticas, pergunte a ele com certa aspereza: Na realidade isso foi uma introdução iniciando com o uso de termos por pessoas não especialistas que mesmo incorrendo nesses erros, conseguem se comunicar e chegam a uma conclusão. Mas quando estamos usando termos técnicos dentro da Administração esse uso indiscriminado, como se termos diferentes pudessem ser utilizados como sinônimos fossem, seria condenável. Até temos dois termos que quase chegam a ser sinônimos perfeitos; LETAL e MORTAL. Mas nem sempre é possível usá-los como sinônimos Assim os EFICAZ e EFICIENTE é um perfeito exemplo que passo a comentar Essas duas palavras são muitas vezes até por descuido, usadas indevidamente ou como se fossem sinônimos perfeitamente equivalentes. Mas para não tomar muito tempo dos Colegas, vamos usar um pequena história para solidificar esse nosso comentário Assumindo que devemos matar um pato para fazer uma deliciosa refeição. São nos apresentadas duas formas para matar o nosso pato; [1]Espingarda e [2]e um Canhão Qual foi Valor que você pagou por esse sapato, pelo jeito foi bem Caro! Foi barato!

5 05 Qualquer das duas armas será EFICAZ no sentido de matar o pato. Usando um canhão, mata-se o pato, e o resultado é EFICAZ, matou o pato mas objetivo final não é alcançado. Não vai sobrar nem penas do dito cujo, além de um alto custo. Mas se o nosso almoço voador for abatido com tiro de espingarda, ele realmente vai virar um saboroso pato com cerejas. Então, nesse caso, a caça foi feita de forma EFICIENTE. Com o canhão foi apenas EFICAZ, atingiu o objetivo mas não com o melhor resultado Tudo que é EFICIENTE é EFICAZ, mas nem tudo que é EFICAZ é EFICIENTE. Essa distinção é importante, pois a chefia precisa deixar bem claro o sentido dessas duas palavras (muito vezes usadas erradamente como se elas fossem sinônimos) antes de passar um trabalho ao funcionário. Não adianta apenas cumprir uma ordem. Isso deve ser feito de forma atender o que se quer mas com os melhores resultados, inclusive com menor custo. No o caso foi EFICIENTE matar o pato com a espingarda e ser possível a preparação de uma deliciosa refeição

6 Página 06 (Owner) Manager do SubForum BlackBelt – Excel – Emory University – Atlanta – USA – Para a língua Portuguesa envolvendo Brasil e Portugal https://www.linkedin.com/groups?mostRecent= &gid= &trk=my_groups-tile-flipgrp Link


Carregar ppt "01 Elazier Barbosa 02 Estamos cada vez mais vivendo um mundo de especialistas. Tudo está ficando cada vez mais especifico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google