A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino."— Transcrição da apresentação:

1 A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino APOGEU – Classe B A nossa bomba foi inspirada nos carros de sport protótipos, nomeadamente no AUDI R-10, vencedor das últimas edições das 24 horas de Le Mans. Além de ter um design bastante bonito e agressivo, a aerodinâmica e a leveza da carroceria foram dois dos principais factores no desenvolvimento deste projecto. Tem as dimensões apenas ligeiramente abaixo dos limites, para aproveitar ao máximo a área disponível, contando com um total de 18 módulos fotovoltaicos de 2v e 380mA. O carro atinge cerca de 8 metros por segundo de velocidade máxima, com uma aceleração bastante rápida devido ao elevado torque do motor e à eficiente organização dos circuitos eléctricos entre os módulos fotovoltaicos.

2 OPÇÕES TOMADAS foto ACTIVIDADES ESCALÃO APOGEU – Classe B A carroceria foi inteiramente esculpida em roofmate, um material muito leve e resistente utilizado no revestimento térmico e acústico. O acabamento foi feito com uma camada de cola de madeira e papel, invernizada e pintada com tintas acrílicas. O chassi foi fabricado com placas de fibra de vidro e perfis de plástico de encadernações de livros e todas as partes mecânicas utilizam peças de slot à escala 1/24. Todos os eixos estão apoiados em pequenos rolamentos, para diminuir o atrito, sendo que a tracção é feita às duas rodas traseiras e as rodas dianteiras rodam independentes. Decidimos não instalar sistema de direcção, pois além de não ser necessário devido às dimensões e ângulos bastante abertos das curvas, evitam-se as trepidações devido às eventuais irregularidades da calha da pista. Começámos por fazer uma série de desenhos do nosso protótipo, e iniciámos pela construção da carroceria do carro, já que é a parte mais demorada e importante em termos de design. Seguiu-se a construção do chassi, colocação dos suportes dos eixos e das rodas e instalação da guia dianteira. Realizámos uma série de testes com motores para determinar a melhor opção de compra no mercado, visando conhecer as características dinâmicas dos vários motores e a relação entre os consumos de Voltagem e Amperagem em situações de ausência e presença de carga. Seguiu-se a montagem dos 18 módulos fotovoltaicos, que foram todos recortados e aligeirados, e a montagem das ligações eléctricas (em série e em paralelo), de forma a produzirem a corrente e a tensão necessárias para acelerar e dar a velocidade máximas ao carro. Após a montagem de todos os componentes, foram feitos testes num banco de ensaios e numa pista na escola, para fazer os últimos ajustes nas partes eléctricas e mecânicas. Por fim foi realizado um concurso entre os alunos de várias turmas da escola, para determinar a melhor pintura e decoração a ser aplicada ao carro. Construção e acabamento da carroceria em roofmate Testes num banco de ensaios improvisado com peças de Lego

3 FOTOS ESCALÃO APOGEU – Classe B Construção do chassi Trabalhos animados após a vitória do Benfica 1 x 0 Porto Elaboração do painel fotovoltaico adaptado à carroceria Diminuição do peso e colagem dos 18 módulos fotovoltaicos Testes controlados de motores num banco de ensaios Concurso da pinturas e decorações do Inferno da Luz

4 FOTOS ESCALÃO APOGEU – Classe B


Carregar ppt "A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google