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Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues

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Apresentação em tema: "Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Professores – Nuno Vasco; Pedro Domingues; Francisco Neto EB 2,3 nº1 de Lagos

2 Motor 12-24 Volt 6300/8400 rpm corrente máxima 0.3 A
Células solares - 2V mA Motor Volt 6300/8400 rpm corrente máxima 0.3 A Sistema transmissor -através de rodas dentadas – transmissão de movimento às rodas traseiras Materiais utilizados: Esferovite; Placas de plástico perfurado; Rolamentos; Madeira; Parafusos; Cola; Rodas dentadas de plástico; Acrílico; Tintas; Velcro Guias com rolamentos Ligação das células: em série e em paralelo Inicialmente a turma foi dividida em grupos com tarefas distribuídas. Um grupo ficou encarregue de fazer o projecto do carro e a sua decoração, o outro de o construir. O primeiro grupo fez vários desenhos, com vários modelos de carros. Após terem acabado esta tarefa a turma reuniu-se para decidir qual seria o projecto mais viável. Depois o segundo escolheu os materiais com que iria construir o carro. Optámos por materiais mais leves: esferovite e placas em plástico. Começamos pela divisão de tarefas. Uns construíram as rodas em madeira e a placa para colocar as células solares, outros cortaram as peças para formar a estrutura do carro. Num banco de ensaios fizeram-se testes com um protótipo em que podíamos variar o peso do carro e o diâmetro das rodas dentadas na transmissão de movimento. Esta experiência permitiu-nos verificar a velocidade que o carro atingia. Chegamos à conclusão que quanto maior for a roda dentada, colocada no eixo mandado (eixo das rodas), maior é o peso que o carro consegue suportar, mas a sua velocidade vai diminuindo. Enfim um período cheio de trabalho e diversão.

3 Colocamos os rolamentos nos eixos das rodas
Colocamos os rolamentos nos eixos das rodas. Fizemos as ligações, das peças, através de cola e parafusos, colamos as células numa placa de esferovite para formar o painel solar e fizemos as ligações eléctricas através de parafusos e porcas. Fixamos os suportes das rodas com parafusos, colocamos o sistema de transmissão ao motor e fixamo-lo com parafusos e porcas. Optamos por usar 8 células e temos realizado os testes com as seguintes combinações: 6 células ligadas em série e duas ligadas em paralelo; 8 células ligadas em série. Ainda não escolhemos qual a combinação que vamos usar. No dia realizou-se, na nossa escola, uma oficina técnico-pedagógica sobre os conteúdos do Concurso Solar Padre Himalaya, dinamizada pela SPES. Associada à oficina foi montada uma exposição da qual faziam parte alguns carros participantes no concurso do ano anterior e materiais relacionados com a energia solar, que podemos visitar. Com o intuito de trocar experiências e ideias, realizou-se um intercâmbio cultural com os alunos da escola D. Francisco M. de Melo, Amadora, que participaram neste projecto, no ano anterior. Realizamos uma visita guiada à cidade de Lagos, com a colaboração da Câmara Municipal. No final do dia os alunos das duas turmas juntaram-se na escola, onde conviveram durante um jantar organizado pela órgão de gestão da mesma..

4 Projectos para estudo

5 Projectos para estudo

6 Projectos para estudo

7 Oficina solar na escola de Lagos

8 Oficina solar na escola de Lagos

9 Banco de ensaios

10 Resultados dos testes

11 Os construtores solares

12 Tornear rodas

13 Fases de construção do carro

14

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16

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18

19

20

21 Teste com as guias

22 Elaboração do relatório


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