A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva Curso de Ensino Profissional (9ºano)- Físico -Química HélioNeiva Castelo do Neiva – Viana do Castelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva Curso de Ensino Profissional (9ºano)- Físico -Química HélioNeiva Castelo do Neiva – Viana do Castelo."— Transcrição da apresentação:

1 Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva Curso de Ensino Profissional (9ºano)- Físico -Química HélioNeiva Castelo do Neiva – Viana do Castelo 3 alunos e 1 professor

2 Protótipo movido a energia solar, parte mecânica construído com materiais reutilizados e a estrutura em K-line. Este protótipo foi construído com base na tracção às rodas traseiras. Material da estrutura EngrenagemTracção às rodas traseiras

3 A planificação foi feita em parceria alunos/professor Planificação: 1- recolha de informação 2- esboço do protótipo 2- escolha e recolha de possíveis materiais a reutilizar 3- realização do protótipo 4- avaliação do grau de sucesso do projecto Depois do ensaio com o Kit, mais precisamente das placas fotovoltaicas com um motor de aproximadamente 12 V, foi tomada a decisão de adquirir mais placas, para se conseguir uma rapidez média superior. Outra decisão foi a de aplicar um diferencial de 14 V, para se conseguir uma corrente capaz de colocar protótipo em andamento.

4 Os alunos envolveram-se no projecto de forma positiva, principalmente no que diz respeito à escolha de materiais, pesquisa e montagem do protótipo. As fontes de informação A maior dificuldade encontrada foi na montagem da engrenagem (ligação motor/eixo). Inicialmente foram utilizadas rodas dentadas de plástico e um elástico, o que não funcionou, porque o elástico soltava-se com frequência. Os eixos utilizados inicialmente ofereciam muito atrito à rotação, quando assentes no chão. A solução encontrada para este problema, foi colocar a roda trincada soldada a um eixo com dois rolamentos, assim as rodas rodam sem grande atrito. Com as placas fotovoltaícas fornecidas pelo Kit, não se conseguia alcançar uma velocidade razoável, a decisão foi colocar mais placas ligadas em série, para se conseguir um melhor aproveitamento de energia, obtendo-se assim um maior rendimento energético.

5 Com a realização deste projecto, os alunos verificam a aplicação prática das potencialidades da utilidade da energia solar. Podendo estes desenvolver no futuro um carro movido a células fotovoltaicas, baseado nos princípios utilizados na realização do protótipo. Estes verificaram que um carro movido a energia solar tem viabilidade como meio de transporte. O projecto tem vindo a ser divulgado na escola e hoje vários docentes estão envolvidos no seu desenvolvimento. A nível de divulgação este será apresentado na Mostra Educativa do Concelho de Viana do Castelo e exposto a toda a comunidade educativa no final do ano lectivo. Protótipo


Carregar ppt "Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva Curso de Ensino Profissional (9ºano)- Físico -Química HélioNeiva Castelo do Neiva – Viana do Castelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google