A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica,"— Transcrição da apresentação:

1 Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica, Área Projecto) Termo Freixo 4 alunos / 2 professores

2 O protótipo apresentado pretende ser um modelo portátil para aquecimento de água. Inspirado nas máquinas automáticas de dispensa de bebidas, o modelo foi pensado para aproveitar a água quente na preparação de chá. Por este motivo, foi criado um compartimento para transportar um conjunto de chávenas, colheres, açucar, carteiras de chá e todos os utensílios necessários para a preparação desta bebida.

3 As actividades realizaram-se no âmbito das disciplinas de EVT e Área Projecto. Os alunos elaboraram, em grupo, esboços para os protótipos a partir dos quais construíram um modelo não funcional em cartão para análise da forma-função e distribuição dos circuitos que integram o modelo. A partir daquele construiram o modelo, utilizando madeira, MDF e roofmate recuperado de outras estruturas. Alguns dos materiais, dada a impossibilidade de os encontrar para reutilizar: tubo de cobre e vidro, foram oferecidos. Foram feitas experiências com kits experimentais para compreensão do funcionamento do circuito de aquecimento de água. Modelo não funcional em cartão e palhinhas

4 O protótipo foi construído no âmbito das disciplinas de Área Projecto e Educação Visual e Tecnológica. Partindo dos princípios de metodologia de projecto, os alunos trabalharam em etapas, com o máximo de autonomia nas decisões e execução das tarefas, sempre supervisionados por um docente. Considerando o enquadramento disciplinar do projecto foram abordados conteúdos específicos das disciplinas envolvidas, sendo, parte da informação transmitida pelos docentes. Contudo, aos alunos foram disponibilizados materiais impressos para consulta, bem como divulgadas fontes de informação na Internet, nomeadamente: Guia da Energia Solar, Concurso solar Padre Himalaya As maiores dificuldades foram a construção dos sistemas de circulação de água e reposição da mesma. O desenvolvimento do projecto ocupou todo o 2º período lectivo.

5 O desenvolvimento do projecto envolveu as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica e Área Projecto, pelo facto de os conteúdos e competências necessárias e a desenvolver se enquadrarem plenamente nos conteúdos curriculares das mesmas. Concretamente, foram abordados conceitos de: estrutura, energia, forças e movimento, mecanismos e sistemas. A divulgação do trabalho desenvolvido e resultados alcançados será feita através da pagina de internet do agrupamento de escolas, bem como, através de uma exposição dos trabalhos realizados. Os alunos experimentam a colocação do tubo de cobre que funcionará com circuito de água quente.


Carregar ppt "Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google