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Ana Maria Carvalho Ferreira Escola Básica Integrada de Infante D. Pedro Penela - Coimbra 7ºano de escolaridade - disciplina de Ciências Físico-Químicas.

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1 Ana Maria Carvalho Ferreira Escola Básica Integrada de Infante D. Pedro Penela - Coimbra 7ºano de escolaridade - disciplina de Ciências Físico-Químicas Empreendedores 5 alunos e 2 professores

2 O nosso protótipo consiste numa incubadora na qual se utilizou, tanto quanto possível, material reciclável resultante de excedentes das obras que este ano decorrem na escola. A incubadora consiste numa caixa de madeira cujo o interior foi revestido com esferovite. O material fornecido pela Ciência Viva é usado para realizar a ventilação do interior incubadora e a temperatura é mantida usando uma lâmpada alimentada a energia solar. O controlo da temperatura e humidade é feito através de um termómetro e um higrómetro ambos analógicos. O acumulador permite a manutenção da temperatura interior durante a noite. Recolha de materiais Construção do protótipo Obras na escola

3 O nosso plano e a sua concretização 1.Recolha de informação sobre as características de uma incubadora e tradução das suas ideias em esquemas. 2.Discussão e selecção do material a utilizar. 3.Teste do kit enviado pela Ciência Viva e de outros painéis fotovoltaicos. 4.Construção em madeira da incubadora e seu isolamento a esferovite. 5.Estudo da quantidade de painéis fotovoltaicos necessários para elaboração funcional da incubadora conhecendo a potência à saída de cada painel. 6.Estudo do valor da inclinação do painel fotovoltaico, para a incidência da irradiação solar em Portugal, de forma a maximizar a potência eléctrica à saída do painel. 7.Concepção do protótipo. Esboço feito pelos alunos Realização de um modelo de testes Ensaio dos materiais foto voltaicos

4 A recolha de informação: A escolha do projecto foi da responsabilidade dos alunos, que foi o seleccionado entre outros propostos. Pesquisa realizada junto de utilizadores de incubadoras artesanais e nos sítios nomeadamente em Incubação de ovos por galinhas e na incubadora Guia Agrodok 34. A pesquisa efectuada pelos alunos para a concretização deste projecto, teve por base a documentação fornecida e os sítios indicadosna internet, pela equipa do Rali Solar. Alguns problemas e soluções: Os alunos, devido ao ano de escolaridade em que se encontram, revelaram alguma dificuldade na compreensão de alguns conceitos físicos sobre os painéis fotovoltaicos, nomeadamente o cálculo da potência à saída, que foi ultrapassada com a pesquisa efectuada e com o recurso a aulas experimentais práticas suplementares. O problema da humidade foi resolvido colocando um recipiente com água no interior e controlando o valor da humidade com um higrómetro analógico. O problema da ventilação foi resolvido usando o material da Ciência Viva. O painel fornece energia para alimentar o motor ao qual está acoplada a ventoinha numa das paredes da incubadora. Instrumento de medição de temperatura e humidade Pintura da caixa com tinta preta Isolar o interior da caixa com esferovite

5 Instrumento de medição de temperatura e humidade Alguns problemas e soluções: O problema da fonte de aquecimento para manter e elevar a temperatura foi resolvido após várias sugestões, tais como, rocha ou manta de aquecimento de terrários e lâmpadas de baixa eficiência. Escolheu-se uma lâmpada por ser a solução que mais se aproxima da forma de aquecimento usada nas incubadoras artesanais comuns. Outro problema foi obter um painel ou conjunto de painéis com potência suficiente para alimentar a forma de aquecimento da incubadora. A solução foi pedir alguns painéis emprestados a professores da Escola. Tempo de execução do projecto O projecto até ao momento foi realizado em 7 aulas de 90 minutos. Prevê-se a sua conclusão em mais 3 aulas de 90 minutos. Utilização de vários painéis

6 Será proposta a nível local esta alternativa à incubadora artesanal alimentada a energia da rede eléctrica. Os alunos cimentaram os conhecimentos que adquiriam em contexto de sala de aula no âmbito do tema Terra em Transformação – Energia. Na disciplina de CFQ do 7º ano estuda-se as energias renováveis e materiais isolantes e não isolantes bem como nas respectivas condutividades, este projecto permitiu aplicação de conhecimentos adquiridos. A divulgação do projecto na escola será feita durante uma actividade de observação solar realizada na escola e no final do ano lectivo. Fase intermédia de construção do protótipo final


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