A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo Portimão, Faro 12ºano Área de projecto Trainature 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo Portimão, Faro 12ºano Área de projecto Trainature 4."— Transcrição da apresentação:

1 Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo Portimão, Faro 12ºano Área de projecto Trainature 4

2 Somos um grupo constituído por três elementos, Ana Rita Palma, Ana Rita Martins e Rui Coelho. Estamos a ser orientados pela nossa professora de Área de Projecto, Melani Raposeiro. O nosso projecto tem como objectivo fazer mover um comboio eléctrico com o auxílio de energia solar fornecida por um painel solar fotovoltaico de 12 volts e a restante energia da maqueta será proveniente do painel solar do kit fornecido pelo concurso. Na realização da maqueta, todos os adereços são feitos com materiais reciclados. Além disso, estamos a elaborar um vasto trabalho de pesquisa sobre os nossos subtemas: Energias Renováveis e Não Renováveis; Alterações Climáticas e Eficiência Energética. Início da contrução da maqueta Maquete quase concluida

3 Inicialmente, elaborámos um trabalho de pesquisa sobre os nossos subtemas, sobre o funcionamento de paineis fotovoltaicos e, em seguida, calculámos a energia necessária proveniente dos paineis solares que irá alimentar a nossa maqueta.Devido aos custos elevados dos materiais necessários ao nosso projecto, o orçamento era elevado e, como tal, a nossa escola financiava-o de 70% a 100%.No entanto, considerámos por bem procurar um patrocínador que nos financiasse, visto que a escola apoia monetariamente muitos outros projectos. Assim, a REFER disponibilizou-nos150, ou seja, o valor correspondente ao nosso orçamento. Para analisar o conhecimento que a comunidade escolar possuia sobre os nossos subtemas, realizámos inquéritos a 6 turmas da nossa escola e elaborámos um gráfico com os resultados obtidos. Testámos o funcionamento do comboio através do painel solar com luz proveniente de lâmpadas, no entanto o comboio não tinha energia suficiente para se mover e concluímos que este só funciona à luz solar. Os últimos meses de trabalho foram dedicados à realização da maqueta, para isso adquirimos uma placa de madeira, que serve de base onde assenta o comboio, as linhas e os restantes adereços elaborados com materiais reciclados. A seguinte etapa do nosso trabalho será construir cadeeiros de rua que funcionarão com a energia proveniente do painel solar do kit. O grupo a trabalhar.

4 Em todas as decisões tomadas ao longo do nosso projecto houve uma concordância entre todos os elementos do grupo, desde a escolha do projecto até à construção da respectiva maqueta. A fonte de informação principalmente consultada pelo grupo foi a internet, através da realização de pesquisa. Altera%25E7%25F5es%2Bclim%25E1ticas%2Bem%2BPortugal.html Altera%25E7%25F5es%2Bclim%25E1ticas%2Bem%2BPortugal.html A maior dificuldade sentida foi encontrar um painel fotovoltaico que satisfizesse as necessidades da nossa maqueta. Para a resolver, contactámos várias empresas de paíneis solares da região do Algarve. No entanto, não conseguimos encontrar o painel solar de que necessitávamos. Depois da procura em algumas superfícies comerciais, foi no Leroy Merlin que encontramos o painel adequado. Foi também díficil para nós elaborar alguns dos adereços da maqueta porque tivemos a preocupação de reutilizar diferentes materiais para os elaborarar, de modo a reciclá-los. O nosso projecto teve um tempo de execução de aproximadamente 7 meses, desde o início do trabalho de pequisa até á construção da maqueta. Base da maquete Construção dos prédios

5 Ainda estamos a investigar se será viável a eventual comercialização do protótipo. Com a realização deste projecto, as nossas capacidades de trabalhar e cooperar em grupo foram desenvolvidas e contribuiram para melhorar a nossa autonomia. Adquirimos vastos conhecimentos sobre a constituição e funcionamento de um painel solar fotovoltaico e sobre como estabelecer a ligação eléctrica entre este e as linhas do comboio. Além disso, ficámos a saber que quando inclinamos o painel solar, a incidência do sol vai ser maior e assim aumentamos a velocidade do comboio, variando a inclinação do painel, podemos variar a velocidade do comboio. Desenvolvemos as nossas capacidades artísticas, ao elaborar a maqueta com as diversas pinturas realizadas e com a elaboração dos diferentes adereços com materiais reutilizados. Divulgámos o nosso projecto á comunidade escolar e a alunos do 9º ano de escolas do concelho de Portimão através da Semana Aberta que a nossa escola realizou. (vídeo realizado pelo grupo) (vídeo realizado pelo grupo) A nossa maqueta e dois dos elementos do grupo.


Carregar ppt "Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo Portimão, Faro 12ºano Área de projecto Trainature 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google