A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria"— Transcrição da apresentação:

1 Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria Cinco + Um 11.º Ano + Física e Química A

2 Fig.1 - Chassis de alumínio ,os dois motores e as quatro rodas.
Fig. 2 - Molde da carroçaria do carro. O nosso carro é constituído por duas partes: o chassis que é uma placa de alumínio quinada, e a carroçaria, em fibra, que será produzida logo após a finalização do molde.

3 O carro levará 12 painéis solares, para além do painel solar que foi facultado, um arduíno e 2 motores servos. Todas as placas que testámos deram uma média de 2 volts o que proporcionará 26 volts ao carro. A escolha do arduíno para o carro possibilita-nos ter sempre a mesma voltagem fornecida aos motores (o arduíno não tem outra fonte de energia a não ser os painéis fotovoltaicos) e também controla a rotação dos motores, tudo isto através do computador. Vamos também colocar painéis fotovoltaicos em série e em paralelo para possibilitar um equilíbrio entre a amperagem e voltagem. A razão da utilização de 2 motores é para distribuir o peso do carro sobre os motores possibilitando maior velocidade. Fig. 3 - Arduino Duemilanove.

4 Todos os membros da equipa ajudaram na escolha dos materiais e forma de construção do carro. Tivemos de ir à Internet para nos informarmos sobre a programação do Arduíno e como modificar os motores servos. Os motores, pelo facto de serem servos, não têm um movimento de 360º para isso tivemos que abri-los para retirar uma peça e cortar um batente que impedia a rotação completa. Um outro problema é que a existência de uma caixa de velocidades provoca uma redução da rotação do motor. Para resolver este problema teremos que abrir o motor e mudar as suas engrenagens. O projecto vai demorara cerca de um mês para completar. Fig Motor servo.

5 Fig. 5 - Placas fotovoltaicas, rodas e os motores servos.
Se o carro for bem sucedido há uma forte possibilidade de o comercializar. O Arduíno entre nós era desconhecido até então, e com o projecto descobrimos as vantagens que poderia trazer a sua utilização. O projecto permitiu-nos aplicar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos na disciplina de Física e Química nomeadamente sobre painéis fotovoltaicos e sobre electricidade. O projecto final vai ser divulgado na nossa escola durante a Feira de Projectos. Bibliografia 1. 2. 3. Fig. 5 - Placas fotovoltaicas, rodas e os motores servos.


Carregar ppt "Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google