A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins Escola Básica 2º e 3º Ciclo de Vale Milhaços Vale de Milhaços, Seixal, Setúbal 5º Ano – Atelier Oficina da Matemática,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins Escola Básica 2º e 3º Ciclo de Vale Milhaços Vale de Milhaços, Seixal, Setúbal 5º Ano – Atelier Oficina da Matemática,"— Transcrição da apresentação:

1 Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins Escola Básica 2º e 3º Ciclo de Vale Milhaços Vale de Milhaços, Seixal, Setúbal 5º Ano – Atelier Oficina da Matemática, Matemática, e Ciências da Natu. Eco Team 4 Alunos e 2 Professores

2 -Na realização deste projecto tivemos em consideração o regulamento em vigor para a participação, utilizamos materiais reciclados para efectuarmos a construção do Carro Solar; - O protótipo construído teve como base um pacote de leite que preparamos para utilizado como ponto de partida para o projecto; Teste com embalagensTeste com os eixos

3 -1º Fase - Escolha de Materiais; -2ª Fase - Colocação e acerto de eixos ( e resolução dos problemas encontrados – direccionalidade e rotação das rodas); -3ª Fase –Ensaio dos materiais fotovoltaicos, sua colocação no protótipo (disposição e ligações); -4ª Fase – Marcação e colocação do motor no protótipo face à roda motriz (acerto e distância) -5ª Fase - acertos finais e afinação do protótipo; -6ª Fase – Decoração do protótipo. -Os alunos realizaram ensaio no espaço interior e no espaço exterior para verificarem as diferentes condições de luz; -Estudaram a colocação dos fios entre a placa fotovoltaica e o motor, bem como o posicionamento do motor em relação à roda motriz. Ensaio dos materiais fotovoltaicos no exterior

4 Ensaio do Protótipo - Foram tomadas varias decisões, as quais foram discutidas e decididas por todos os membros da equipa em conjunto e com a orientação dos professores coordenadores. - Os alunos sentiram maior dificuldade na colocação dos eixos, ou seja, onde posiciona-los e com que materiais fixa-los ao protótipo. O problema foi solucionado com a elevação dos eixos na base do protótipo; - Sentiram dificuldade na colocação do motor face à roda motriz, e em terem uma tensão correcta no elástico para a deslocação do protótipo. Fontes de Informação Consultadas: Tempo de Execução – 25 Horas

5 A elaboração e realização do projecto de construção do carro solar realizou-se no espaço escolar,em concreto no Ateliê da Oficina da Matemática, em articulação com as disciplinas de Matemática, Ciências da Natureza e Estudo Acompanhado. A divulgação do projecto foi efectuada no espaço escolar através da biblioteca escolar, do Blogue da Escola, afixação de cartazes, realização de um moviemaker de sensibilização à comunidade educativa e do programa Eco- Escolas. Os alunos ficaram a compreender a transformação da energia solar fotovoltaica em energia eléctrica. Realizaram ainda aprendizagens práticas no que se refere ao conceito de atrito e tensão. Desenvolvimento uma consciência ecológica na utilização de transportes alternativos. Protótipo em fase final


Carregar ppt "Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins Escola Básica 2º e 3º Ciclo de Vale Milhaços Vale de Milhaços, Seixal, Setúbal 5º Ano – Atelier Oficina da Matemática,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google