A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados 5 + 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados 5 + 1."— Transcrição da apresentação:

1 Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados 5 + 1

2 O trabalho consistiu na conversão fotovoltaica da radiação solar. O painel fornecido foi utilizado para verificar que a luz é policromática e também para iluminar uma rotunda de um maqueta de uma cidade. Utilizou-se o motor e a lâmpada fornecida no kit. Para orientar o painel utilizou-se material do laboratório. Maqueta com a lâmpada ligada Exp de Newton

3 Pesquisou-se informação sobre o funcionamento de um painel fotovolaico; fizeram-se ensaios para ver quais as condições de rendimento máximo do painel, decidiu-se o que se seria construido,querendo algo que pudesse ser utilizado com outros alunos. Materiais utilizados: -lâmpada, motor, fios electricos, maqueta (feita pelos alunos), suporte universal, garra, painel solar, candeeiro para testar o material, multimetro, computador, disco de Newton (feito pelos alunos) Para o ensaio dos materiais tivemos que usar um sistema em que o painel rodasse de modo a ficar perpendicular a radiaçao solar. Pesquisa e Montagem

4 Os alunos estiveram envolvidos em todas as fases do projecto Referimos apenas três das fontes de informação usadas. GUIA DA ENERGIA SOLAR – Concurso Solar - Padre Himalaya fornecido pela Ciência; http://faraday.fc.up.pt/escola/Apresentacoes_Finais/Apresentacao_Celulas.ppt; Ontem e Hoje, Helena Caldeira et al, Porto editora http://faraday.fc.up.pt/escola/Apresentacoes_Finais/Apresentacao_Celulas.ppt A maior dificuldade foi saber direcionar o painel relativo ao sol e a solução foi arranjar um sistema rotativo.

5 O projecto foi construído com objectivos didácticos. As aprendizagens estendem-se a nível de desenvolvimento de destrezas manuais, de Educação Ambiental, de conhecimento em áreas como a Física. Conceitos envolvidos: sistema, transferência / transformação de energia solar,,,, orientação solar, gestão sustentável dos recursos, poluição, fonte renovável de energia,… No projecto iremos destacar a relação com o currículo da disciplina de Ciências Físico-Químicas( ensino Básico) embora tenha relação com o de outras disciplinas e com o de outros anos de escolaridade. Relaciona-se com o tema Energia (Fontes e Formas) no 7º ano, evidenciando-se aí a polémica sobre a dependência dos combustíveis fósseis; com o tema Luz e visão, no 8º ano e com a unidade IV, do 8º ano – Gestão Sustentável dos Recursos. Foi divulgada a execução do projecto na escola mas o Projecto será divulgado a toda a comunidade nos dias 7 e 8 de Junho,inserido na actividade Saber Mais Fazer Melhor e na edição do Jornas da Escola a sair no final de Maio.


Carregar ppt "Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados 5 + 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google