A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manuel Vieira Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 12º ; Tecnologias e processos; Práticas Oficinais; Desenho Técnico Faíscas 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manuel Vieira Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 12º ; Tecnologias e processos; Práticas Oficinais; Desenho Técnico Faíscas 3."— Transcrição da apresentação:

1 Manuel Vieira Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 12º ; Tecnologias e processos; Práticas Oficinais; Desenho Técnico Faíscas 3

2 Este projecto consiste num estrutura que permite orientar o painel fotovoltaico de modo a obter o rendimento máximo e desta forma armazenar a energia numa bateria que irá alimentar uma lâmpada de baixo consumo, a ser utilizada no jardim duma habitação durante a noite. Os materiais utilizados neste projecto são reutilizados, por exemplo a base é de uma cadeira rotativa, o suporte vertical é de um guarda-sol de jardim e o suporte do painel é uma perna de uma mesa. Aspecto do candeeiro solar no exterior Aspecto do candeeiro solar numa sala de Oficinas.

3 Furação da base de apoio, da bateria e do regulador de carga Durante o percurso do nosso curso de Energias Renováveis tivemos conhecimentos e práticas suficientes para aceitarmos o desafio deste projecto no concurso Rali Solar. O kit solar ajudou a consolidar os nossos conhecimentos. O objectivo principal era o de construir o candeeiro de forma que fosse agradável esteticamente, e ao mesmo tempo funcional e simples. Fixação da base regulável de suporte aos painéis fotovoltaicos Fixação da bateria e do regulador de carga O regulador de carga no local definitivo.

4 Fixação da base de apoio, do Painel fotovoltaico de 2x11 W Durante o percurso do nosso curso de Energias Renováveis tivemos conhecimentos e práticas suficientes para aceitarmos o desafio deste projecto no concurso Rali Solar. O kit solar ajudou a consolidar os nossos conhecimentos. O objectivo principal era o de construir o candeeiro de forma que fosse agradável esteticamente, e ao mesmo tempo funcional, fácil de transportar e de construção simples. Pormenor das ligações eléctricas. Pormenor da base rotativa, retirada de uma cadeira avariada. Pormenor da articulação do Painel fotovoltaico Pormenor do candeeiro suspenso.

5 As principais dificuldades prenderam-se com a idealização do conjunto final. Fizemos e refizemos esboços e desenhos do que se pretendia. Fomos simplificando os processos e substituindo peças de difícil execução por outras de fácil aquisição ou reutilização. A montagem mecânica foi um dos nossos maiores obstáculos, pois pretendíamos um aspecto final cuidado e harmonioso. Com o questionamento frequente e apoio dos nossos professores lá fomos vencendo os obstáculos. Com algumas horas de trabalho extra-curricular e dedicação ao projecto terminamos o nosso trabalho a tempo. Bibliografia consultada: Manuais das Disciplinas de Tecnologias e Processos BENITO, P. Tomás, - Energia Solar Fotovoltaica - Como montar tu propria instalación de energia solar para obtener electricidad: Espanha 2009, ISBN Sites consultados:

6 O resultado final é bastante agradável e foi para nós um motivo de grande satisfação. A hipótese de virmos a promover o nosso candeeiro ainda não foi pensada mas a participação no concurso rali solar pode dar alguma visibilidade ao projecto. Para já, foi divulgado junto da comunidade escolar externa (alunos das escolas do 9º ano) que nos visitaram na semana aberta como fim de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito do Curso de energias renováveis e despertou alguma curiosidade. Sentimos que estamos no caminho certo, como alunas da área de Energias. Acabamos por adquirir conhecimentos e competências em diversas áreas que nos serão extremamente importantes para o futuro. A alegria da conclusão do projecto


Carregar ppt "Manuel Vieira Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 12º ; Tecnologias e processos; Práticas Oficinais; Desenho Técnico Faíscas 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google