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António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.

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1 António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 3 – Tóquim Barreto Mark II 5 + 3

2 Supercarro Solar controlado elecronicamente através de um circuito controlador PWM. Fig. 1 – Esboço rudimentar do protótipo Fig.2 – Esquema de um controlador simples PWM

3 A planificação deste protótipo teve quatro fases distintas: pesquisa sobre carrinhos solares, idealização do protótipo, recolha de materiais e execução do carrinho. As células demoraram a estar disponíveis o que fez atrasar o processo. No entanto, quando da sua chegada, foram feitos ensaios com as células fotovoltaicas envolvendo situações distintas: medição da d.d.p. com a exposição solar, com a utilização de um motor e inclinação relativamente ao sol. Os valores encontrados não são muito fiáveis pois as condições exteriores variaram bastante durante os ensaios. Fig. 3 – Ensaio dos materiais fotovoltaicos

4 Aos alunos foi dada a liberdade de escolha sobre os materiais a utilizar e de algumas situações a nível técnico, nomeadamente a distribuição das células. Quanto às fontes de informação consultadas podemos destacar a internet, alguns livros técnicos, modelos de carrinhos solares e o Workshop disponibilizado pela Ciência Viva. As principais dificuldades encontradas, prenderam-se com a elaboração do chassis e com a transmissão. Quanto ao tempo estimado de execução do projecto, pensamos que 40/50 horas seja um valor ajustado à consecução das diversas fases. Fig. 4 – Aluna trabalhando

5 Quanto à produção/comercialização do protótipo, esta não foi equacionada. No entanto, com as aprendizagens realizadas e a motivação patenteada pelos alunos, pretendemos efectuar, no próximo ano lectivo, um mini Rali Solar a nível da escola, de modo a que os vencedores das respectivas categorias a representem a nível nacional. Apesar de os alunos poderem aplicar conteúdos dos programas nas diversas etapas do projecto, não existiu uma verdadeira integração do Rali Solar no currículo. Este facto deveu-se ao conhecimento e inscrição no evento ter sido efectuada já no segundo período. A divulgação na escola foi muito restrita e aberta apenas a quatro turmas (1.º IRC, 1.º PTGEI,10.º CT1 e 10.º CT2). Esta situação prendeu-se com os motivos explicados anteriormente e pela impossibilidade de efectuar uma divulgação eficaz junto de toda a comunidade escolar e de suportar uma logística pesada num intervalo de tempo muito curto. Pela nossa ausência de experiências anteriores neste âmbito, o Rali Solar 2010 foi encarado por todos nós como o ano 0, um ano de muita aprendizagem e sem muita atenção a detalhes e aperfeiçoamentos. Este ano, o espírito é de participar e conseguir que todos os nossos protótipos funcionem. No entanto, tanto os alunos envolvidos como os professores abraçaram este projecto com muito entusiasmo e dedicação., decorrendo os trabalhos,maioritariamente, em tempo lectivo. Fig. 5 – A equipa


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