A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fornalhas Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fornalhas Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas 3."— Transcrição da apresentação:

1 Fornalhas Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas 3

2 O protótipo é um forno elaborado com materiais reutilizáveis. A estrutura base do forno é uma caixa de envio dos correios revestida com cortiça e esferovite para absorção do calor. Para isolamento foi utilizado papel de alumínio. Em termos de estética, foram usadas cartolinas coloridas.

3 Planificação: -Leitura do regulamento geral do concurso e do regulamento supersol; -Selecção da modalidade a concorrer – Forno Solar (C2); -Formação de grupos para desenvolvimento de projectos; -Identificação das características do barco a construir; -Listagem de materiais a utilizar; -Testagem de alguns materiais a usar no protótipo; -Construção dos Protótipos; -Testagem dos protótipos construídos; -Selecção do melhor protótipo.

4 Envolvimento dos alunos nas decisões: Feita a divulgação do projecto pela professora de CFQ, os alunos da turma D do 9ºano decidiram participar neste concurso. Selecionaram as modalidades e as actividades em que pretendiam concorrer. Foram feitos vários protótipos nas aulas de ET; os protótipos apresentados a concurso serão seleccionados pelos alunos envolvidos. Fontes de informação consultadas: -Regulamento geral do concurso; -Regulamento Supersol; -Videos e outras informações apresentadas no site de divulagação do concurso forno solar Tempo aproximado de execução de projecto: 9 aulas de 135 min cada

5 Aprendizagens / Conceitos adquiridos: - Fontes renováveis e não renováveis de energia; - Aproveitamento de energia solar; - Transformação da energia solar em energia eléctrica e calor. - Efeito de estufa Integração do projecto no currículo do ensino básico: Faz parte integrante do currículo da área de Ciências Físicas e Naturais a abordagem de temas transversais às diversas áreas disciplinares, nomeadamente, no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Os temas transversais devem ser trabalhados no desenvolvimento de projectos de natureza interdisciplinar, através de aprendizagens específicas situadas no âmbito das várias disciplinas. Constituem, também, áreas do currículo, as novas áreas de natureza transversal e integradora como, por exemplo, a Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica.


Carregar ppt "Fornalhas Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google