A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1."— Transcrição da apresentação:

1 Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1

2 O protótipo fotovoltaico que pretendemos desenvolver envolve alguns princípios gerais que nos motivou. Primeiro a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, conciliando com o gosto pela musica dos elementos da equipa encontramos um conceito interessante. Ambicionamos um carro eficiente, simples e com um design distinto. Um dos primeiros problemas levou-nos à construir rodas com botões de palhaço (imagem 1) e a guitarra de Zack Wilde (imagem 2) serviu de inspiração ao design. Imagem 1 Imagem 2

3 Imagem 1 Imagem 2 Consulta, leitura e análise do regulamento do Rali solar; Pesquisa na Internet para recolher informação acerca dos materiais a utilizar; Pesquisa de fornecedores de motores eléctricos, células fotovoltaicas e outros componentes eléctricos ou electrónicos. Desenvolvimento do ante-projecto do carrinho (imagem 1). Desenho de vários protótipos para possível execução; Escolha do design a implementar no protótipo a seguir; Selecção e recolha dos materiais (imagem 2), tentando sempre que possível encontrar materiais adequados nas suas propriedades à função pretendida; O projecto decorre semanalmente num bloco de 90min em tempo extra aula onde se desenvolveram as actividade e tomaram as decisões seguintes:

4 Fase de construção da estrutura base num material de baixa densidade, em espuma de poliuretano e incorporação dos componentes mecânicos e eléctricos. Considerações sobre a mecânica e a forma de ligação e colocação das células fotovoltaicas com vista à obtenção do melhor rendimento. Execução do protótipo numa perspectiva de constante resolução de problemas: - Construção da estrutura inicial, enquadrando os aspectos mecânicos do protótipo; - Enquadramento dos componentes electrónicos. - Especial ênfase no que concerne ao aproveitamento solar - Design e a aerodinâmica do protótipo. Ponto da situação: - Testes de funcionalidade e desempenho do protótipo; - Consequente realização das alterações necessárias. Decoração final do protótipo. Nota: O carro ainda não se encontra terminado, faltando concluir alguns melhoramentos de funcionalidade e a decoração final.

5 O projecto facilmente se enquadra a nível curricular nos temas do 3º Ciclo da disciplina de Ciências Físico-químicas, tais como: Energia, Gestão Sustentável dos Recursos, Sistemas Eléctricos e Electrónicos, Movimentos e Forças, Propriedades e Classificação de Materiais. Pode ainda ter transversalidade de conteúdos entre as disciplinas de Design e Ed. Tecnológica. O mesmo é verdade no desenvolvimente de competências e consciencialisação ambiental para o uso de energias renováveis. Este projecto ganha dimensão no desenvolvimento de ideias na tentativa de encontrar soluções comercialmente viáveis. E o recurso a uma engenharia simples e a materiais que fácilmente se encontram no mercado torna o protótipo susceptível de ser considerado para esse fim.


Carregar ppt "Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google