A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eng.ª Ana Paula Assis INETE – Instituto de Educação Técnica Lisboa 11º- Tecnologias e Processos INETE - Team 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eng.ª Ana Paula Assis INETE – Instituto de Educação Técnica Lisboa 11º- Tecnologias e Processos INETE - Team 3."— Transcrição da apresentação:

1 Eng.ª Ana Paula Assis INETE – Instituto de Educação Técnica Lisboa 11º- Tecnologias e Processos INETE - Team 3

2 O protótipo consiste num carro solar realizado com o recurso a materiais reciclados, que permitirá aproveitar partes constituintes de brinquedos antigos e outros materiais, cujo destino seria o lixo. Assim obtemos um brinquedo novo com um custo reduzido. Ao lado apresentamos as fases de construção e experimentação do projecto. CARACTERÍSTICAS: Simplicidade de construção Facilidade de aplicação Versatilidade Criatividade

3 Os ensaios do kit permitiram ilustrar as potencialidades da utilização da energia solar e a sua conversão noutra forma de energia. O sistema proposto é um sistema fotovoltaico de alimentação, constituído por ligações de células fotovoltaicas, em série e em paralelo, de forma a permitir valores de tensão e de corrente, a um motor, para que este seja capaz de desenvolver um binário que permita vencer o atrito e apresentar maior velocidade.

4 Fonte de informação consultada. As decisões foram tomadas pelos alunos e professor em relação à utilização e dimensionamento dos materiais, nomeadamente número de células, ligações a efectuar, potência do motor, etc.… O tempo necessário prevê a recolha de informação, 4 semanas. Tratamento de informação, 2 semanas. Testes, 2 semanas. Desenho, dimensionamento e construção de protótipo: 8 semanas Ensaios alterações e testes de funcionamento : 4 semanas. Demonstração: 2 semanas.

5 O brinquedo tem um custo estimado de aproximadamente Os alunos aprenderam o conceito de conversão da energia solar em energia eléctrica e o processo de construção e de funcionamento de um sistema eléctrico alimentado a energia solar. A disciplina de tecnologia e processos aborda, para alem dos conceitos de energia e sua conversão, as implicações ambientais, as regras de higiene e segurança. O dimensionamento de um sistema solar permitiu desenvolver competências em materiais, processos de fabrico, pesquisa e tratamento de informação e promover uma atitude responsável e criativa na melhoria de qualidade de vida. O projecto seria apresentado num seminário realizado na escola, para o qual seriam convidados empresas do sector.


Carregar ppt "Eng.ª Ana Paula Assis INETE – Instituto de Educação Técnica Lisboa 11º- Tecnologias e Processos INETE - Team 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google