A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal 5+2 2º Ano - Física e Química; Técnologias e Processos César Marques EPA-CATA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal 5+2 2º Ano - Física e Química; Técnologias e Processos César Marques EPA-CATA."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal 5+2 2º Ano - Física e Química; Técnologias e Processos César Marques EPA-CATA

2 Cadeira de rodas alimentada a células fotovoltaicas e com controlo de velocidade das rodas, utilizando dois potenciómetros. Cadeira de Rodas movida a energia solar.

3 Foi utilizada como referência, uma cadeira de rodas comercial – Samba Quickie. A escala utilizada é de 1:2. As células fotovoltaicas utilizadas são as ETM 500-2V e ETM 400-2V. Depois de experimentados com o motor, foi decidido utilizar 4 células, sendo associadas em serie e em paralelo 2 a 2. Existe a possibilidade de se conseguir mover a cadeira utilizando apenas uma célula por motor, dependendo da quantidade de radiação disponível.

4 O envolvimento dos alunos na tomada de decisões foi total, tendo sido apresentados materiais que eles desconheciam (madeira de balsa) e discutido os problemas de conseguir um compromisso entre corrente e tensão, para conseguir alimentar um motor. As principais dificuldades encontradas deveram-se ao tempo (os alunos estiveram em estágio um mês e meio) e à disponibilidade das células fotovoltaicas, e motores eléctricos, no mercado nacional. Caso não se consiga as células necessárias, tentaremos fazer a cadeira mover, com o material que dispomos. O tempo aproximado de execução é de duas semanas e mais uma para testes.

5 O protótipo é de fácil produção e execução, podendo ser vendido em KIT, com um custo total de cerca de 70. Também existe a possibilidade de ser produzido um modelo à escala real. Nas aprendizagens, destacamos o trabalho em equipa, resolução de problemas a nível estrutural e aplicação dos conceitos aprendidos em sala de aula em ambas as disciplinas. O projecto será incluído na avaliação da disciplina de Física e Química, no módulo de circuitos eléctricos. A divulgação será feita na escola e em associações ligadas à deficiência, logo após a competição.


Carregar ppt "Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal 5+2 2º Ano - Física e Química; Técnologias e Processos César Marques EPA-CATA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google